Pet friendly: benefícios e como adotar na empresa

Empresas podem ser pet friendly e oferecer muito além da permissão de pets no local de trabalho. A companhia dos pets no trabalho pode trazer benefícios, como o aumento da produtividade e a redução do estresse, mantendo, assim, os seus colaboradores mais felizes.

O convívio com animais traz inúmeros benefícios para o ser humano e, sabendo disso, diversas empresas estão abrindo as portas para os pets na intenção de incentivar e motivar seus funcionários.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Muitos deles respondem também que gostariam de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa.

Por esse e outros motivos, diversas empresas vêm investindo em medidas para transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais leve e amigável. Inclusive, tornar o ambiente do escritório pet friendly. Algumas empresas acabam adotando inclusive mascotes, como cães e gatos que passam a fazer parte do time.

O hábito é ainda novo no Brasil, mas nos Estados Unidos, por exemplo, muitas empresas são dog-friendly. Ali, os animais de estimação estão presentes todos os dias ou em dias específicos demarcados pela própria empresa. Um grande exemplo disso é a própria Google que tem uma política pensada especialmente para isso.

 

O que é Pet Friendly?

O termo vindo do inglês “Pet Friendly” é a junção de dois termos inglês: pet significa “animal de estimação” e friendly significa “amigável”.

Ele se refere aos ambientes, estabelecimentos e empresas onde os animais de estimação junto dos seus donos são muito bem-vindos. 

Sendo assim, empresas pet friendly são aquelas organizações que já compreenderam que a presença dos animais de estimação influencia positivamente o colaborador em suas atividades laborais.

E para que isso aconteça da melhor forma, as empresas precisam preparar os ambientes de trabalho pensando na maneira mais segura de receber os bichinhos.

É necessário pensar no bem-estar dos animais, garantir segurança, tranquilidade e conforto aos pets e colaboradores.

 

Como implementar uma política pet friendly na sua empresa?

Muitas dúvidas a respeito do assunto podem atrapalhar ou desestimular a ideia. Então partindo da premissa de que o ambiente precisa ser não apenas seguro, mas agradável, é necessário que as empresas que decidam por adotar um ambiente ou política pet friendly adaptem-se de algumas formas.

Antes de tudo é necessário avaliar a viabilidade de adequar um espaço físico, no caso de o escritório estar funcionando presencial ou híbrido.

Portanto é necessário que o ambiente possua recipientes de água e comida disponíveis para os bichinhos, panos, sacos de lixo e produtos para limpeza dos ambientes, além de caminhas de descanso.

No caso de o espaço ser inviável para manter vários pets todos os dias confortavelmente, sua empresa pode criar um “pet day”, assim todos terão tempo de organizar os ambientes e a rotina sabendo que em determinados dias da semana os funcionários poderão chegar com seus pets.

Mas não apenas adaptando o ambiente físico de trabalho é que uma empresa pode ser considerada pet friendly. Uma outra forma de demonstrar o interesse pelo assunto e motivar seus funcionários é através de benefícios de descontos para os pets. Permitindo que os pais e mães de pet obtenham descontos com lojas e fornecedores parceiros da empresa. 

Além disso, é possível disponibilizar um seguro pet que possibilita maior segurança e proteção da saúde dos bichinhos, tanto se estiverem no escritório presencial, quanto se estiverem em casa sozinhos, por exemplo. 

 

Quais os benefícios de poder trabalhar com o pet?

Segundo estudo divulgado pela Forbes, quem convive com animais de estimação no trabalho, seja o próprio ou o do colega, tem menos estresse e chega ao final do dia sentindo menos cansaço extremo. E esse é apenas um dos benefícios! 

 

Facilita a socialização

Os pets são autênticos desbloqueadores de conversas! O dia-a-dia no escritório pode tornar-se mais agradável, feliz e informal, ajudando não só o entrosamento entre diferentes equipes, como novos colaboradores que estão passando pelo onboarding, por exemplo.

 

Estimula a criatividade

A presença dos pets exige que pequenas pausas sejam feitas para que se possa dar atenção ao animalzinho, e nessas pausas o cérebro tem mais tempo de descanso. O que possibilita, assim, que os funcionários fiquem mais propensos a serem mais criativos. 

 

Incentiva as pausas

Muitas horas seguidas de esforço mental sem nenhum descanso pode causar fadiga e menor produtividade. Com um maior número de pausas ao longo do dia, a pessoa tende a ficar mais focada. 

 

Aumenta a produtividade

Além das pausas, a interação com os pets diminui o risco de depressão e aumenta os níveis de serotonina. Consequentemente, há um aumento da concentração e da produtividade

 

Reduz o estresse

A redução do estresse melhora a ação do nosso sistema imunitário. Além, claro, de melhorar as relações interpessoais entre funcionários. Ajudando a manterem uma comunicação não violenta e mais assertiva.

 

Torna as equipes mais colaborativas

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan Central mostra que cães e gatos deixam funcionários mais confiantes e colaborativos quando estão presentes em reuniões de grupo ou apresentações.

 

Estimula o exercício físico

Um ambiente pet friendly encoraja as pessoas a se levantarem mais para exercitar o corpo, nas pausas. Isso é bastante importante porque o exercício físico contribui para uma maior produtividade ao longo do dia, além de evitar possíveis doenças e complicações por falta de alongamentos, por exemplo;

Todos esses aspectos, além da produtividade e melhor desempenho do time com a ajuda de um ambiente pet friendly, buscam no geral manter a felicidade do colaborar, evitando burnouts, estresses agudos e doenças psicossomáticas que podem eventualmente aparecer.

Quando pensamos no lado do pet, a possibilidade de ele acompanhar o dono em mais ambientes melhora tanto o bem-estar físico como psicológico dos animaizinhos e reduz, nos donos, o sentimento de culpa e preocupação associados a deixá-lo sozinho em casa.

Lembre-se também de considerar possíveis problemas de aderirem a uma política pet friendly, por exemplo funcionários com alergias.

É importante que todos estejam confortáveis com a presença dos animaizinhos ali, então considere todas as variáveis antes de assumir essa responsabilidade!

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar