Como analisar perfil de colaboradores em uma entrevista

Entender qual é o perfil de colaboradores que a sua empresa precisa pode desde melhorar a produtividade até reduzir o turnover. Saiba como!

Sabia que um dos grandes segredos para preencher vagas de emprego com maestria é entender qual é o perfil de colaboradores mais adequado para cada posição?

Quando os candidatos selecionados são compatíveis com o tipo comportamental requerido para a função, as empresas ganham em adequação cultural, produtividade e retenção de talentos.

Pensando nisso, hoje vamos nos aprofundar em como as organizações podem mapear o perfil de colaborador ideal e aprender a identificá-lo já no processo seletivo. Continue a leitura e fique por dentro!

Quais são os perfis profissionais mais comuns?

Para darmos início a essa conversa, é importante que você saiba que existem diferentes tipos de perfil de colaboradores em uma mesma empresa.

Inclusive, o uso estratégico dessa diversidade comportamental tende a ser muito vantajosa para os negócios.

Entre os perfis profissionais mais conhecidos e buscados, há quatro que são considerados centrais:

 

1.  Perfil comunicador

Fazem parte deste grupo os colaboradores que se destacam pelo carisma e pela capacidade de se conectar com os demais.

Trata-se de um perfil mais extrovertido e ativo, que valoriza a colaboração, a autonomia e a falta de rotina.

 

2.  Perfil executor

O perfil executor é marcado pela sua capacidade de transformar planos em ação. Aqui, estão os profissionais que se motivam com a competitividade, são focados em resultados, não têm medo de desafios e buscam ultrapassar as metas.

 

3.  Perfil analista

Apreço pela excelência, organização e atenção aos detalhes são alguns dos pilares que norteiam o trabalho dos colaboradores com perfil analista.

Esse tipo de profissional tende a ser mais crítico e metódico, o que o torna ideal para acompanhar processos burocráticos e conduzir tarefas que exigem precisão.

 

4.  Perfil planejador

Já o perfil planejador é mais voltado para o trabalho a longo prazo. Afinal, ele se destaca pela habilidade de estabelecer metas que o levem a atingir o objetivo desejado.

Essa característica faz com esse perfil de colaborador seja mais paciente e aja com tranquilidade em situações emergenciais. Porém, ele tende a não ser tão bom no improviso.

 

Como avaliar perfil de colaboradores?

Assim como existem diferentes tipos de perfil de colaborador, há também diferentes formas de avaliar qual é o perfil de cada profissional da empresa.

Entre as estratégias mais utilizadas, destacam-se:

 

1.  Avaliações de desempenho

Mais do que uma ferramenta que avalia ao longo do tempo, a avaliação de desempenho também pode trazer insights valiosos sobre o perfil comportamental dos colaboradores ao mapear os pontos fortes e fracos de cada um.

O melhor de tudo é que, ao mapear os comportamentos e competências demonstradas, essas avaliações também permitem a identificação de oportunidades de aprimoramento.

 

2.  One on one

As reuniões one on one são encontros breves e regulares entre líderes e liderados, destinados a abordar questões específicas relacionadas ao trabalho.

Esses momentos de diálogo complementam as avaliações de desempenho e também oferecem uma oportunidade para os gestores conhecerem melhor o perfil de colaboradores que estão sob sua liderança.

 

3.  Observação

A observação direta do comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho é outra forma de o perfil deles.

Olhar para a maneira com que eles lidam com tarefas diárias, interagem com seus pares ou enfrentam situações desafiadoras pode fornecer um norte sobre as habilidades comportamentais da equipe.

 

4.  Análise comportamental DISC

Uma das estratégias mais promissoras para mapear o perfil comportamental é a aplicação do teste DISC, ferramenta de avaliação psicológica que classifica os colaboradores em quatro tipos principais:

  • Dominância: são classificadas nesse perfil pessoas extrovertidas, motivadas, autoconfiantes e que vão direto ao ponto;
  • Influência: inclui pessoas extrovertidas, calorosas, que se entusiasmam rapidamente e são boas em se relacionar; 
  • Estabilidade: profissionais com este perfil são introvertidos, leais, observadores, atenciosos e adoram trabalhar em equipe;
  • Conformidade: inclui colaboradores mais introvertidos, observadores, controladores e ponderados na hora de tomar decisões.

Seja qual for a abordagem utilizada, esse mapeamento não pode ser deixado de lado: ao compreender o perfil de cada colaborador, as empresas conseguem tomar as melhores decisões ao contratar, engajar, desenvolver e promover seus talentos!  

 

Como definir o perfil de colaborador de uma empresa?

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar a algo que dissemos antes: não existe único perfil de colaborador dentro das empresas, mas sim perfis que se encaixam melhor em determinadas funções.

Desse modo, as organizações devem se nortear a partir das características, habilidades e competências necessárias para que os profissionais desempenhem suas atividades específicas.

Veja algumas dicas que podem ajudar nessa definição:

  • Identifique as necessidades específicas da empresa em termos de habilidades e competências;
  • Determine as competências essenciais para o sucesso em cada função ou cargo;
  • Considere as habilidades que conversam com os valores, missão e cultura da organização;
  • Desenvolva descrições de cargo claras e detalhadas para cada função, destacando as responsabilidades e habilidades necessárias.

 

Como identificar o perfil profissional na entrevista de seleção? 5 passos

Embora seja possível avaliar o perfil de colaboradores em qualquer momento, o melhor dos mundos é quando essa identificação acontece já no processo de seleção de candidatos.

Isso se deve ao fato de que, ao fazê-lo, as empresas melhoram significativamente suas chances de contratar profissionais que verdadeiramente correspondam às expectativas em termos de comportamento.

Quer ser bem-sucedido nessa missão? Então confira os passos mais importantes:

 

1.  Estabeleça critérios claros

Ao seguir as dicas que apresentamos acima, provavelmente terá na ponta da língua quais são os critérios que o candidato deve atender para preencher a posição em aberto.

Essa clareza sobre as habilidades comportamentais demandadas por cada vaga é o primeiro passo para que o recrutador consiga fazer as perguntas certas no momento da entrevista.

 

2.  Faça uma entrevista por competência

Como o nome sugere, as entrevistas baseadas em competências proporcionam uma visão mais clara sobre como o candidato se comporta em situações específicas relacionadas ao trabalho.

Uma dica para potenciar essa estratégia é pedir para que o candidato forneça exemplos de situações em que ele demonstrou as habilidades e competências desejadas.

 

3.  Observe as habilidades de comunicação

A maneira como o candidato se comporta na entrevista também pode dizer muito sobre ele. Por isso, é fundamental observar como ele se comunica durante esse momento.

Apesar do nervosismo, um bom comunicador tende a se expressar de forma clara e concisa, fazer perguntas relevantes e demonstrar interesse genuíno pela oportunidade.

 

4.  Aplique testes de perfil comportamental

Considere a possibilidade de incluir testes práticos durante a entrevista para avaliar habilidades específicas do candidato e mapear o perfil dele.

O teste DISC costuma ser uma excelente opção para fornecer insights sobre como as pessoas se comunicam, tomam decisões e interagem no ambiente de trabalho.

 

5.  Padronize algumas perguntas 

Para garantir consistência e objetividade, considere estruturar perguntas-chaves que devem ser feitas para todos os candidatos.

Isso tende a facilitar a comparação entre os participantes do processo seletivo e ajudar na identificação daqueles que melhor se encaixam no perfil desejado.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos sobre gestão de pessoas em primeira mão!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar