Desmistificando o dress code no ambiente de trabalho

dress code no trabalho

O dress code é um artefato que faz parte da cultura organizacional de cada empresa. As startups e empresas de tecnologia criam ambientes onde existe uma flexibilidade maior para que os colaboradores possam se vestir da maneira que considerem melhor e que se sintam mais confortáveis.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela OmniPulse com 1.204 profissionais estadunidenses revelou que 33% deles pediriam demissão ou recusariam um emprego se precisassem utilizar um dress code formal. Além disso, 79% dos entrevistados afirmaram que suas empresas têm código de vestimenta casual ou inexistente.

A onda ‚Äúno dress code‚ÄĚ parece estar ganhando cada vez mais adeptos. Mas ser√° que esse modelo √© ideal e pode ser adotado por qualquer empresa? E por que o dress code pode ser motivo de conflito dentro do ambiente de trabalho? E o que √©, de fato, esse tal de dress code? Esse √© um assunto que promete render, ein? Ent√£o fica ligado e confere tudo que preparamos sobre o tema para voc√™!

 

O que é dress code?

Dress code é o nome dado ao código de vestimenta ou estilo de roupas utilizado em determinado lugar ou ocasião. Eles podem ser criados a partir de uma percepção e construção social de normas e regras ou pré-estabelecidos de maneira formal. Quando recebemos um convite de casamento, por exemplo, é possível que nele esteja escrito o tipo de roupa adequado para usar.

Esse c√≥digo serve como um padr√£o para que, em determinada situa√ß√£o ou lugar, haja uma unidade visual e de estilo entre as pessoas. Ele tamb√©m serve como um facilitador e evita situa√ß√Ķes que podem ser constrangedoras. J√° imaginou chegar de chinelo e bermuda em um lugar onde todos est√£o de smoking? Clim√£o, n√©!?

 dress code

 

Como usar o dress code no ambiente de trabalho?

Apesar de evitar situa√ß√Ķes embara√ßosas, o dress code tamb√©m pode limitar a express√£o de cada pessoa. No ambiente de trabalho, por exemplo, as pessoas podem se sentir pressionadas a se vestirem de determinada maneira, mesmo que n√£o haja nenhuma regra previamente estabelecida.

playbook cultura em tempo de pandemia

Voc√™ j√° viu alguma vaga de emprego que dizia ‚Äúsem dress code‚ÄĚ? Essa √© uma t√©cnica que vem sendo bastante utilizada para fazer com que os candidatos percebam que aquele √© um ambiente de trabalho mais flex√≠vel, onde as pessoas dificilmente v√£o julgar umas √†s outras pelo modo como gostam de se vestir.

As empresas de tecnologia e startups oferecem esse tipo de flexibilidade justamente por atra√≠rem e serem formadas por um p√ļblico mais jovem, os chamados Millennials, que est√£o desconstruindo muitas regras e normas que j√° n√£o fazem mais sentido nos dias atuais.

dress code

 

O que o código de vestimenta diz sobre nós?

√Č dif√≠cil negar que vivemos em uma sociedade onde a apar√™ncia importa. Qualquer desvio √† regra e √†s normas consideradas padr√£o √© visto como algo negativo e abomin√°vel. Os √≠ndices de homofobia e transfobia est√£o a√≠ para comprovar isso.

Em um país machista como o nosso, a vigia constante dos corpos e o julgamento com nossas aparências faz com que, muitas vezes, deixemos de lado traços da nossa personalidade que são importantes para nós, ou que busquemos ir atrás do corpo perfeito, recorrendo a rotinas nada saudáveis e procedimentos estéticos invasivos.

Existe um limiar muito estreito quando falamos de preconceito e adequa√ß√£o √†s normas de uma empresa. As organiza√ß√Ķes podem estabelecer c√≥digos de vestimenta baseados no ramo em que atuam ou para uniformiza√ß√£o e identifica√ß√£o dos funcion√°rios. Apesar disso, √© inaceit√°vel que qualquer pessoa seja ofendida ou desrespeitada pela forma como se veste em qualquer circunst√Ęncia.

respect

O senso comum deve falar mais alto quando n√£o h√° regras espec√≠ficas sobre isso. Ao mesmo tempo que √© ideal que um profissional se vista da maneira adequada √†s suas atribui√ß√Ķes, √© preciso sempre que prevale√ßa o respeito √†s escolhas de cada um.

 

Dress code flexível ou rígido?

Pois bem, se você chegou até aqui ainda deve estar se perguntando qual a melhor maneira de utilizar o dress code no ambiente de trabalho. A resposta é: depende.

O dress code pode variar de acordo com:

  • os valores da organiza√ß√£o;
  • o segmento em que atua;
  • o cargo dos profissionais;
  • o local de trabalho;
  • o clima e a cultura da empresa;
  • a faixa et√°ria dos colaboradores.

Colaboradores que trabalham com atendimento direto ao cliente podem optar por um dress code uniformizado para passar mais credibilidade e confiança na hora de uma venda, por exemplo. Também há os profissionais que ocupam cargos mais sêniores e executivos que podem querer vestir roupas mais formais, que passam uma imagem de maior seriedade e respeito.

Pode tamb√©m haver empresas que escolhem dar mais liberdade aos seus funcion√°rios e n√£o exigir um dress code espec√≠fico, a fim de incentivar a inova√ß√£o e a criatividade dentro do ambiente de trabalho. Apesar de n√£o ser o √ļnico fator, isso pode colaborar para um clima mais descontra√≠do e favorecer a reten√ß√£o de talentos.

anne hathaway dancing

 

Que roupa vestir em home office?

Com a pandemia e o isolamento social, muitas empresas aderiram ao regime de trabalho remoto, fazendo com que os deslocamentos diários até o escritório não fossem mais necessários.

Há quem diga que prefere se vestir de maneira igual que se vestia para ir para o trabalho. Outros preferem ficar mais à vontade e aproveitar o conforto de casa para não se preocupar muito com o que vestir.

Isso nos leva a questionar qual deve ser o posicionamento da empresa com relação ao dress code durante o home office.

A resposta √© a mesma: depende. Se os colaboradores s√£o consultores comerciais ou ir√£o participar de reuni√Ķes mais formais, o ideal seria vestir alguma roupa que transpare√ßa mais confian√ßa e seriedade.

Outro ponto importante √© a comunica√ß√£o interna entre o time. Apesar de ter mais intimidade, √© muito comum que durante as reuni√Ķes de alinhamento das equipes os colaboradores permane√ßam com suas c√Ęmeras desligadas.

Esse é um ponto para o qual os RHs devem estar atentos, pois isso acaba impactando diretamente no engajamento dos colaboradores com seus times. Mesmo que virtualmente, o contato visual se faz importante para estabelecer um sentimento de confiança e parceria.

Por isso, fique de olho se os colaboradores est√£o conseguindo manter a comunica√ß√£o e se o visual n√£o est√° atrapalhando nisso! ūüėȬ†

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