Desmistificando o dress code no ambiente de trabalho

dress code

O dress code é um artefato que faz parte da cultura organizacional de cada empresa. As startups e empresas de tecnologia criam ambientes onde existe uma flexibilidade maior para que os colaboradores possam se vestir da maneira que considerem melhor e que se sintam mais confortáveis.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela OmniPulse com 1.204 profissionais estadunidenses revelou que 33% deles pediriam demissão ou recusariam um emprego se precisassem utilizar um dress code formal. Além disso, 79% dos entrevistados afirmaram que suas empresas têm código de vestimenta casual ou inexistente.

A onda “no dress code” parece estar ganhando cada vez mais adeptos. Mas será que esse modelo é ideal e pode ser adotado por qualquer empresa? E por que o dress code pode ser motivo de conflito dentro do ambiente de trabalho? E o que é, de fato, esse tal de dress code? Esse é um assunto que promete render, ein? Então fica ligado e confere tudo que preparamos sobre o tema para você!

 

O que é dress code?

Dress code é o nome dado ao código de vestimenta ou estilo de roupas utilizado em determinado lugar ou ocasião. Eles podem ser criados a partir de uma percepção e construção social de normas e regras ou pré-estabelecidos de maneira formal. Quando recebemos um convite de casamento, por exemplo, é possível que nele esteja escrito o tipo de roupa adequado para usar.

Esse código serve como um padrão para que, em determinada situação ou lugar, haja uma unidade visual e de estilo entre as pessoas. Ele também serve como um facilitador e evita situações que podem ser constrangedoras. Já imaginou chegar de chinelo e bermuda em um lugar onde todos estão de smoking? Climão, né!?

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Como usar o dress code no ambiente de trabalho?

Apesar de evitar situações embaraçosas, o dress code também pode limitar a expressão de cada pessoa. No ambiente de trabalho, por exemplo, as pessoas podem se sentir pressionadas a se vestirem de determinada maneira, mesmo que não haja nenhuma regra previamente estabelecida.

Você já viu alguma vaga de emprego que dizia “sem dress code”? Essa é uma técnica que vem sendo bastante utilizada para fazer com que os candidatos percebam que aquele é um ambiente de trabalho mais flexível, onde as pessoas dificilmente irão julgar umas às outras pelo modo como gostam de se vestir.

As empresas de tecnologia e startups oferecem esse tipo de flexibilidade justamente por atraírem e serem formadas por um público mais jovem, os chamados Millennials, que estão desconstruindo muitas regras e normas que já não fazem mais sentido nos dias atuais.

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O que o código de vestimenta diz sobre nós?

É difícil negar que vivemos em uma sociedade onde a aparência importa. Qualquer desvio à regra e às normas consideradas padrão é visto como algo negativo e abominável. Os índices de homofobia e transfobia estão aí para comprovar isso.

Em um país machista como o nosso, a vigia constante dos corpos e o julgamento com nossas aparências faz com que, muitas vezes, deixemos de lado traços da nossa personalidade que são importantes para nós, ou que busquemos ir atrás do corpo perfeito, recorrendo a rotinas nada saudáveis e procedimentos estéticos invasivos.

Existe um limiar muito estreito quando falamos de preconceito e adequação às normas de uma empresa. As organizações podem estabelecer códigos de vestimenta baseados no ramo em que atuam ou para uniformização e identificação dos funcionários. Apesar disso, é inaceitável que qualquer pessoa seja ofendida ou desrespeitada pela forma como se veste em qualquer circunstância.

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O senso comum deve falar mais alto quando não há regras específicas sobre isso. Ao mesmo tempo que é ideal que um profissional se vista da maneira adequada às suas atribuições, é preciso sempre que prevaleça o respeito às escolhas de cada um.

 

Dress code flexível ou rígido?

Pois bem, se você chegou até aqui ainda deve estar se perguntando qual a melhor maneira de utilizar o dress code no ambiente de trabalho. A resposta é: depende.

O dress code pode variar de acordo com:

  • os valores da organização;
  • o segmento em que atua;
  • o cargo dos profissionais;
  • o local de trabalho;
  • o clima e a cultura da empresa;
  • a faixa etária dos colaboradores.

Colaboradores que trabalham com atendimento direto ao cliente podem optar por um dress code uniformizado para passar mais credibilidade e confiança na hora de uma venda, por exemplo. Também há os profissionais que ocupam cargos mais sêniores e executivos que podem querer vestir roupas mais formais, que passam uma imagem de maior seriedade e respeito.

Pode também haver empresas que escolhem dar mais liberdade aos seus funcionários e não exigir um dress code específico, a fim de incentivar a inovação e a criatividade dentro do ambiente de trabalho. Apesar de não ser o único fator, isso pode colaborar para um clima mais descontraído e favorecer a retenção de talentos.

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Que roupa vestir em home office?

Com a pandemia e o isolamento social, muitas empresas aderiram ao regime de trabalho remoto, fazendo com que os deslocamentos diários até o escritório não fossem mais necessários.

Há quem diga que prefere se vestir de maneira igual que se vestia para ir para o trabalho. Outros preferem ficar mais à vontade e aproveitar o conforto de casa para não se preocupar muito com o que vestir.

Isso nos leva a questionar qual deve ser o posicionamento da empresa com relação ao dress code durante o home office.

A resposta é a mesma: depende. Se os colaboradores são consultores comerciais ou irão participar de reuniões mais formais, o ideal seria vestir alguma roupa que transpareça mais confiança e seriedade.

Outro ponto importante é a comunicação interna entre o time. Apesar de ter mais intimidade, é muito comum que durante as reuniões de alinhamento das equipes os colaboradores permaneçam com suas câmeras desligadas.

Esse é um ponto para o qual os RHs devem estar atentos, pois isso acaba impactando diretamente no engajamento dos colaboradores com seus times. Mesmo que virtualmente, o contato visual se faz importante para estabelecer um sentimento de confiança e parceria.

Por isso, fique de olho se os colaboradores estão conseguindo manter a comunicação e se o visual não está atrapalhando nisso! 😉 

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Analista de Conteúdo na Feedz, mais conhecido como Pai do Blog. Formado em jornalismo pela UFSC, especializado em produção de conteúdo digital e apaixonado por fazer da comunicação uma ferramenta de transformação social.
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