Aplicar uma Pesquisa de Satisfação Interna é uma das melhores formas de saber se seus colaboradores estão satisfeitos com a empresa, mas, mais do que isso, é o melhor indicador para ajudar a prevenir problemas e continuar melhorando como organização.
Neste artigo, vamos explicar o que é, para que serve e como fazoer uma pesquisa de satisfação, além de alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas para criar o seu questionário
O que é uma pesquisa de satisfação interna
Uma Pesquisa de Satisfação Interna é feita para ouvir os colaboradores.
Nela, são feitas perguntas curtas e diretas sobre o dia a dia da empresa, como benefícios e carga de trabalho, por exemplo.
Assim, a Pesquisa de Satisfação Interna tem como principal objetivo medir a taxa de satisfação e entender o que é preciso melhorar na empresa para que os colaboradores se sintam mais felizes.
Benefícios de fazer uma pesquisa de satisfação interna
Aqui estão alguns benefícios de usar pesquisas de satisfação interna:
- O empregador consegue medir o quão comprometidos, satisfeitos e contentes os funcionários estão.
- Pode ser uma forma de avaliar se em breve haverá um problema de rotatividade de funcionários. Na verdade, a pesquisa pode até perguntar diretamente por quanto tempo o funcionário pretende permanecer na empresa. Pois, visto que essas pesquisas são normalmente anônimas, as respostas podem ser muito úteis.
- Pode ser uma forma de obter feedback anônimo sobre como melhorar a empresa.
- A pesquisa pode ser feita de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, deve haver perguntas feitas de forma consistente todos os anos (para fins de comparação), mas outras perguntas podem ser adicionadas conforme a necessidade.
- Pode fornecer uma visão sobre o clima entre os funcionários.
- Pode fazer com que os funcionários se sintam ouvidos. Inclusive, isso é especialmente benéfico se a empresa usa o feedback fornecido e faz as alterações necessárias.
- São uma forma de acompanhar as tendências de ano para ano em termos de sentimento, clima e engajamento dos funcionários.
- Pode permitir que a equipe de RH tome decisões informadas sobre quais mudanças podem ser feitas na cultura da empresa para melhorar o engajamento. Assim, quando a empresa acompanha essas mudanças, pode melhorar a produtividade e, como resultado, reduzir o turnover.
Fica claro que a pesquisa de satisfação interna é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam ter uma equipe alinhada com o propósito do negócio.
Com ela, é possível entender qual o grau de engajamento dos colaboradores e entender os motivos da pontuação.
Pesquisa de clima organizacional, de engajamento e de satisfação interna são a mesma coisa?
A pesquisa de clima mede a percepção da satisfação do colaborador quanto aos diversos processos do dia a dia da empresa.
Já a pesquisa de engajamento mede o vínculo formado entre o funcionário e a empresa, que o faz ser naturalmente produtivo e satisfeito.
Assim, para você fazer uma pesquisa de satisfação interna, é preciso ter as duas pesquisas anteriores: as questões de clima, aquelas que medem a satisfação com os processos, e as questões de engajamento, as que evidenciam conexão.
Somente dessa forma é possível identificar, através de análises estatísticas, quais os aspectos mais importantes na formação de vínculos e satisfação para a sua organização.
Concluindo: você não precisa escolher entre uma pesquisa de engajamento ou clima, você pode juntar as duas e ter uma pesquisa completa de satisfação interna.
Qual é o objetivo de uma pesquisa de satisfação interna?
Muitas vezes a sensação de desmotivação dos colaboradores não é palpável, mas pode ser medida e o cenário pode melhorar, se necessário, por meio da pesquisa de satisfação interna.
Os principais objetivos da pesquisa interna são:
- metrificar e apontar oportunidades de melhorias no ambiente organizacional;
- ouvir os colaboradores e entender como as mudanças podem ser suavizadas;
- identificar o que trava o desempenho dos profissionais;
- aumentar a inovação no ambiente de trabalho;
- coletar dados para tomar decisões estratégicas e conscientes.
Como fazer uma pesquisa de satisfação interna
Como é possível medir em uma pesquisa aspectos subjetivos, mas que possuem tanto impacto no ambiente organizacional?
Será que a receita que funciona em uma empresa é a mesma que funciona em outra? A resposta é não.
Cada organização deve identificar seus próprios aspectos relevantes na formação de vínculos junto aos seus colaboradores.
Isso significa que o primeiro passo para rodar uma pesquisa interna é definir um objetivo. Para isso, é preciso fazer algumas perguntas:
- Quero entender quais ações já realizadas deixaram os colaboradores satisfeitos?
- Quero entender qual o grau de satisfação atual?
- Quero saber o que posso melhorar no negócio para melhorar a satisfação interna?
A melhor maneira de formular uma pesquisa interna é não tentar direcionar as respostas. A ideia é que ela sirva como um espaço aberto para o diálogo.
Uma sugestão que reforça essa premissa é fazer a pesquisa de satisfação com respostas anônimas.
Agora, vamos ver algumas maneiras práticas de elaborar uma pesquisa de satisfação interna.
Escolha as perguntas que serão feitas na pesquisa de satisfação
As perguntas do questionário para a pesquisa interna precisam ser muito bem pensadas, por isso, algumas dicas são:
- Use perguntas claras e diretas;
- Seja objetivo. O ideal é que não sejam muitas perguntas para não desencorajar o colaborador de responder. Para isso, 10 a 30 questões são suficientes, em média;
- Preze pela simplicidade tanto nas perguntas, quanto na formatação;
- Não use pesquisas prontas. Cada organização tem dinâmicas diferentes.
Além das perguntas para a pesquisa, é importante também pensar no momento da aplicação da pesquisa interna. Afinal, é essencial que os colaboradores se sintam à vontade para respondê-las.
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- O ambiente deve ser o mais natural possível para o colaborador, sem exigir que ele tenha que separar muito tempo do seu dia para respondê-la;
- Favoreça que o ambiente seja amigável e sem pressão;
- Use uma ferramenta que poupe o tempo do colaborador e também de quem irá fazer a análise dos resultados;
- Esta dica pode parecer óbvia, mas não se esqueça de informar aos colaboradores sobre a realização da pesquisa.
Algumas sugestões de perguntas para pesquisa de satisfação interna são:
- O que você acha da Feedz?
- O que podemos fazer para ser uma empresa melhor?
- O quão satisfeito você se sente com o seu cargo hoje?
- Como é a relação com seus colegas e liderança?
- Na sua visão, o que você mudaria na empresa?
Use um software de pesquisa de satisfação interna para otimizar seu tempo
Como já vimos, ter informações sobre o clima e o engajamento dos funcionários é essencial para estabelecer um norte de aprimoramento na empresa e as pesquisas do RH ajudam exatamente nisso.
Como mostra o nosso ebook sobre Pesquisas, a pesquisa de satisfação interna é como um exame de sangue para uma pessoa.
Ou seja, ele vai apontar um diagnóstico. Se o médico tiver em mãos os “exames anteriores”, ele vai conseguir ser mais preciso na solução.
Inclusive, quanto melhor for a qualidade do diagnóstico, incluindo as evoluções/tendências, maiores serão as chances de cura.
Da mesma forma, o software de pesquisa interna da Feedz vai apontar mais precisamente quais áreas específicas precisarão de maior atenção para a construção de planos de ação.
Na plataforma, é possível realizar pesquisas abertas e anônimas para alguns ou todos os departamentos da sua empresa.
Com a Feedz você consegue realizar todos os tipos de pesquisa interna rapidamente.
É muito prático, muito importante e muito fácil de fazer.
Analise as respostas dos colaboradores
Por último, a análise das respostas trará uma ideia da taxa de satisfação dos colaboradores e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. É muito importante que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa.
Assim, o colaborador se sentirá engajado quando ver que sua opinião é realmente levada em consideração. Por mais que as medidas não possam ser tomadas de imediato, é importante dar um retorno aos respondentes.
As pesquisas internas devem ser feitas periodicamente para entender se as ações têm surtido efeito.
Peça uma demonstração guiada do software de pesquisa de satisfação interna da Feedz e veja tudo isso funcionando na prática.