Ir para o conteúdo

Garanta sua vaga no Mundo Pessoas, uma área exclusiva para RH no maior evento de tecnologia e negócios do Brasil: o Universo TOTVS, dias 17 e 18 de junho, em SP

Menu
  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Entrar
Quero demonstração
Quero demonstração

Home » Organograma empresarial: Definição e Benefícios [+ 6 Exemplos de Organogramas]

Conteúdo com áudioGestão de Pessoas

Organograma empresarial: Definição e Benefícios [+ 6 Exemplos de Organogramas]

Muitas empresas enxergam o organograma empresarial apenas como um simples diagrama que não tem uma utilidade estratégica. No entanto, a ferramenta tem um papel importante na gestão, na organização e na comunicação das organizações. Para começar, o organograma de uma empresa é essencial para negócios se estruturarem de forma clara desde o início de suas […]

  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 28/07/2022
  • Aproximadamente 7 min. de leitura

Muitas empresas enxergam o organograma empresarial apenas como um simples diagrama que não tem uma utilidade estratégica. No entanto, a ferramenta tem um papel importante na gestão, na organização e na comunicação das organizações.

Para começar, o organograma de uma empresa é essencial para negócios se estruturarem de forma clara desde o início de suas operações. Mas a ferramenta tem ainda muitos outros objetivos. Entenda melhor a seguir.

Voe pelo conteúdo 🚀
O que é um organograma empresarial?
Quais são os objetivos do organograma empresarial?
6 Exemplos de organograma empresarial
Benefícios de utilizar um software para organograma empresarial

O que é um organograma empresarial? 

O organograma de empresa é uma ferramenta informativa e organizacional. Ela é utilizada pelas organizações para determinar os vínculos hierárquicos, organizacionais e funcionais entre os diferentes setores da estrutura corporativa.

Para entender melhor, um organograma nada mais é do que uma representação gráfica das ligações funcionais, organizacionais e hierárquicas de uma empresa. Seu principal objetivo é apresentar as diferentes relações entre os colaboradores.

Em outras palavras, ele demonstra visualmente a hierarquização de uma empresa. Justamente pelo fato de se tratar de uma ferramenta visual, as pessoas que o observarem poderão obter uma rápida compreensão de:

  • Como a organização é projetada;
  • Qual o número de níveis que a empresa possui;
  • Onde cada colaborador se encaixa;
  • As relações entre colaboradores;
  • Entre outros itens.

 

Entretanto, conforme comentamos logo no início do artigo, o organograma empresarial possui alguns objetivos importantes. Entenda melhor no tópico a seguir.

 

Quais são os objetivos do organograma empresarial?

Sobretudo, o organograma de uma empresa é uma ferramenta de comunicação.

Ele se destina a facilitar a compreensão das relações e ligações existentes na sua estrutura. Dentre seus principais objetivos, destacamos:

 

1. Melhorar o fluxo de tomadas de decisão 

O organograma apresenta os cargos e funções de uma empresa. Por isso, a ferramenta permite conhecer o nível de responsabilidade e a capacidade de decisão de todos os atores.

Em outras palavras, o diagrama ajuda a compreender as ligações hierárquicas que influenciam a tomada de decisões. 

 

2. Otimizar a colaboração e a comunicação entre as equipes 

Toda empresa tem metas e objetivos a alcançar. Para que eles sejam atendidos, os gestores de cada setor definem os recursos necessários, bem como especificam as tarefas de cada área e de colaborador.

O organograma permite, desse modo, que a empresa se organize e crie um ambiente colaborativo, no qual cada funcionário entende seu papel. Além disso, o trabalho em equipe melhora e os setores conseguem também melhor interagir entre si.

 

3. Facilitar a contratação de colaboradores

O organograma empresarial ajuda os gestores e líderes a verem como suas equipes são divididas e como os recursos são alocados. A partir disso, fica mais fácil identificar a necessidade de contratação de recursos.

Nesse caso, o organograma pode ser utilizado também para análise de orçamento. Dependendo da fase que a empresa se encontra, um estudo do diagrama pode ainda mostrar a necessidade de criação de novas equipes de trabalho, por exemplo.

 

4. Identificar possíveis falhas de posicionamento de colaboradores

O organograma empresarial contribui para que líderes avaliem o nível de competência de seus funcionários em relação ao cargo que exercem. Dessa forma, cada setor garante que sempre terá o talento certo na equipe.

A ferramenta torna também mais fácil para gestores identificarem melhor as lacunas de habilidades em seus times. Isso garante uma contratação mais assertiva e um processo de recrutamento iniciado no momento certo.

 

5. Ajudar na integração de novos colaboradores

Graças a um organograma, os colaboradores recém recrutados conseguem saber os nomes de seus colegas durante o onboarding e a posição que ocupam na empresa com muito mais facilidade. 

Isso facilita a adaptação do profissional e ajuda-o a encontrar as pessoas certas para realizar determinadas tarefas. Do mesmo modo, o colaborador sente-se rapidamente integrado ao time e à empresa. 

 

6. Facilitar a gestão de projetos

Especialmente quando um projeto envolve diferentes setores e vários colaboradores, o organograma ajuda gerentes de projetos a verem como as equipes são divididas e como os recursos são alocados.

Somado a isso, ao analisar o diagrama eles conseguem também definir as equipes e as áreas que farão parte do projeto.

 

7. Facilitar a comunicação com pessoas de fora da empresa

Como comentamos, o organograma empresarial mostra a maneira que o negócio está organizado. Por conta disso, quando uma pessoa externa, como um cliente ou parceiro, analisa o diagrama, tem uma compreensão melhor de como a empresa está distribuída.

Como consequência, essa pessoa de fora consegue entrar em contato diretamente com as pessoas certas.

Guia da comunicação interna

 

6 Exemplos de organograma empresarial

Na hora de montar um organograma organizacional, existem diversos modelos que podem ser seguidos. Não há um tipo certo ou errado, mas, sim, há aquele que melhor se encaixa com a cultura organizacional de cada empresa.

Para ajudar você a entender melhor, separamos 6 modelos de organogramas:

 

1. Organograma vertical

Também conhecido como organograma hierárquico, ele considera a posição e a hierarquia de cada colaborador. Seu layout é de uma pirâmide: quanto mais ao topo um profissional se encontra, maior é seu nível hierárquico. 

Como a maioria das organizações trabalha em um modelo linear, dos modelos de organogramas empresariais, o vertical é o mais comum.

Organograma vertical

 

2. Organograma funcional

Sua estrutura é a mesma de um organograma vertical. Todavia, como o nome sugere, ele foca nas funções de cada cargo (e não na hierarquia).

Organograma funcional

 

3. Organograma horizontal

É utilizado por empresas cuja estrutura organizacional é plana, normalmente com dois níveis de hierarquia: a diretoria e os colaboradores. 

Colocando em outros termos, neste modelo de organograma a subordinação de papéis não é importante. Além disso, os colaboradores têm mais autonomia e são incentivados a tomar suas decisões.

Organograma horizontal

 

4. Organograma linear

É conhecido também por organograma linear de responsabilidade (OLR). Ao invés de focar nos níveis hierárquicos, seu intuito é o de mostrar as responsabilidades de cada colaborador da empresa.

 

5. Organograma em barras 

Neste modelo de organograma empresarial, os cargos da empresa são representados por barras dispostas verticalmente. Cada um tem um tamanho e representa a importância do cargo: quanto maior a barra, mais alto é o cargo.

 

6. Organograma matricial

No que diz respeito à estrutura, o organograma matricial é parecido com o vertical. A diferença é que este modelo é mais adotado por empresas cujas funções de cada setor não são muito bem definidas

Ou seja, um mesmo colaborador pode desempenhar diversos papéis. Por isso, este tipo de organograma é muito mais flexível, o que o faz ser amplamente adotado por empresas que trabalham por projetos

Kit para planejar a rotina do departamento pessoal

Benefícios de utilizar um software para organograma empresarial

Os modelos de organogramas citados (além de outros tipos) podem ser construídos em um software que apresente essa função, como a Feedz. 

Softwares mais modernos de organogramas de empresas costumam ser baseados na nuvem. Graças a isso, cada edição realizada é salva automaticamente, o que assegura que todos os colaboradores somente acessarão a versão mais recente.

Como toda tecnologia, um que seja voltada ao organogramas agiliza e torna mais rápido o processo de criação da estrutura. Com apenas poucos cliques, o RH ou o DP conseguem montar o modelo e disponibilizar todas as informações que desejam sobre cada colaborador.

Sobre o fato de poder ser acessado na nuvem, um software traz uma vantagem adicional aos funcionários remotos. É o fato de a ferramenta poder servir para conectar colaboradores e de uma certa maneira aproximá-los.

Isso é possível pois, ao acessar o organograma empresarial o funcionário pode obter mais informações sobre seus colegas.

Agora que você entendeu o que é um organograma empresarial, veja como criar um plano de cargos e salários.

Planilha de cargos e salários para editar

Nenhum post relacionado encontrado

Veja o que estão comentando

Respostas de 3

  1. Alexandre De Carli disse:
    16 de março de 2023 às 16:48

    Alguma previsão da Feedz adotar o Organograma em holacracia?

    Hoje utilizamos o holaspirit para essa gestão, e pagaríamos para poder ter dentro da Feedz.

    1. Larissa Gracietti disse:
      21 de março de 2023 às 18:38

      Olá, Alexandre!
      No momento, não temos planos imediatos para adotar essa funcionalidade, mas estamos sempre buscando melhorar e expandir as nossas ferramentas.

  2. Lidiana Vicente disse:
    14 de março de 2023 às 10:57

    Muito bom o material, pois o conteúdo teve linguagem simples, clara e bem explicativa.

Materiais Gratuitos

X

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog Feedz
  • Materiais
  • Cases de Sucesso
  • Feedz Educa
  • BlogCast Chama o RH
A Feedz
  • Institucional
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade
  • Co-marketing
Vamos conversar?
  • [email protected]
Siga-nos
Linkedin Instagram Youtube

2025 Feedz I Todos os direitos reservados.

  • Página InicialPágina Inicial
  • SoluçõesSoluções
    • Avaliação de desempenhoAvaliação de desempenho
    • Pesquisa de climaPesquisa de clima
    • Avaliação de experiênciaAvaliação de experiência
    • Recrutamento e seleçãoRecrutamento e seleção
    • Objetivos e metas (OKR)Objetivos e metas (OKR)
    • Departamento pessoalDepartamento pessoal
  • CategoriasCategorias
    • Recursos HumanosRecursos Humanos
      • Gestão de Negócios
      • One on One
      • Clima Organizacional
      • Conteúdo com áudio
      • Onboarding
      • OKR
      • Mercado de Trabalho
    • LiderançaLiderança
      • People Analytics
      • Recrutamento e Seleção
      • Comunicação Interna
      • RH
      • Turnover
      • Calendário RH
      • Avaliação de Desempenho
      • Gestão de Pessoas
    • Mercado de TrabalhoMercado de Trabalho
      • Desenvolvimento Profissional
      • Saúde Mental
      • Engajamento e Produtividade
      • Feedback
    • FeedzFeedz
      • Feedz
      • Cases
    • Departamento PessoalDepartamento Pessoal
Login

Preencha o formulário abaixo e em breve o nosso time de especialistas entrará em contato!