Como colocar minha assinatura em um documento PDF?

Este post é um guia para quem deseja aprender como inserir assinatura em um documento PDF e aproveitar todas as vantagens desse recurso!

Se você digitou “Como colocar minha assinatura em um documento PDF?” no Google e chegou até aqui, não pense que você está sozinho (a): com a adoção crescente das assinaturas eletrônica e digital, essa é uma dúvida que tem surgido para muitas pessoas.

Em um cenário cada vez mais digitalizado, compreender e dominar o processo de adição de assinaturas nesse tipo de arquivo, seja para concluir transações pessoais ou profissionais, pode facilitar e muito a sua vida.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como realizar essa tarefa, enfatizando a importância da segurança e da praticidade ao formalizar acordos remotamente. Para saber mais, basta seguir adiante! 😀

Acessar a página para baixar o planner RH e DP 2024

 

Importância de assinar documentos PDF digitalmente

As assinaturas eletrônica e digital marcam uma verdadeira revolução na abordagem que empresas e indivíduos têm adotado na hora de formalizar contratos.

Ambas as novidades são um reflexo direto do processo de transformação digital e trouxeram consigo uma série de vantagens, a começar pela comodidade de poder assinar documentos remotamente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além de eliminar a necessidade de deslocamento, a possibilidade de assinar documentos PDF digitalmente também diminui possíveis gastos – de dinheiro e de tempo – com impressão, escaneamento e envio físico de documentos.

Não por acaso, esse método é conhecido por reduzir significativamente o tempo necessário para concluir transações, sendo particularmente crucial em acordos que demandam eficiência e agilidade.

Outra vantagem que merece destaque é a camada adicional de segurança da assinatura digital em PDF, garantida por tecnologias avançadas, como a criptografia, que protegem a identidade do signatário e a integridade das informações.

É por essas e outras que saber como colocar a assinatura em um documento PDF é mais do que uma maneira de se alinhar às tendências atuais. Ao dominar o assunto, também é possível obter ganhos tangíveis em termos de segurança, eficiência e praticidade!

 

Passo a passo para adicionar a assinatura em PDF

Após termos explorado a importância de assinar documentos digitalmente, chegou o momento de esclarecer a dúvida central deste post: como colocar minha assinatura em um documento PDF?

Bom, a resposta para essa pergunta passa por dois momentos principais. Mas, antes de abordá-los, precisamos explicar que o passo a passo abaixo se refere à assinatura eletrônica simples, formato em que a conferência dos dados pessoais é mais simplificada.

Por ser considerada menos segura em comparação com a assinatura digital, esse tipo de assinatura é comumente utilizada em situações menos críticas, como formulários online, documentos internos ou em contextos onde a segurança não é a principal preocupação.

Dito isso, vamos em frente:

 

Criando e salvando sua assinatura

Para inserir uma assinatura eletrônica em PDF é preciso, antes de tudo, criá-la. Então vamos começar por aí!

Hoje em dia, existem diversas opções de ferramentas capazes de facilitar esse processo, incluindo plataformas especializadas e recursos integrados em programas de edição de PDF (como o Adobe Acrobat Reader).

Em geral, essas ferramentas oferecem três maneiras de criar uma assinatura eletrônica:

  1. Selecionando um arquivo de imagem que contenha a sua assinatura manuscrita;
  2. Desenhando a assinatura com o mouse, caneta digital ou até mesmo com o dedo, caso você esteja utilizando um dispositivo touchscreen;
  3. Digitando o seu nome e sobrenome em letra cursiva (geralmente, também é possível personalizar a espessura da linha e a cor).

 

Após criar e ajustar a assinatura digital seguindo uma dessas opções, a próxima etapa é salvá-la no formato desejado. Assim, você poderá acessá-la facilmente sempre que precisar!

Observação: atualmente, o Adobe Acrobat Reader é um dos softwares mais populares para criar assinaturas. Caso você opte por utilizá-lo, basta abrir o arquivo em PDF dentro do app e clicar em “Assinar” na barra de ferramentas superior.

Na sequência, selecione “Adicionar Assinatura”. Ao fazer isso, você será direcionado para uma das três opções que apresentamos acima.

 

Inserindo a assinatura no documento

Agora que a etapa mais complexa já foi, vamos à segunda etapa do nosso tutorial de “Como colocar minha assinatura em um documento PDF?”.

Uma vez criada, você verá que inserir a assinatura no arquivo é bem simples. Basta apenas:

  • Fazer o upload do documento em questão, caso isso ainda não tenha sido feito;
  • Encontrar a função de “inserção de assinatura” (geralmente, ela é encontrada na barra de ferramentas ou em um menu dedicado);
  • Escolher a assinatura previamente criada e salva;
  • Mover a assinatura para a posição desejada no documento.

Após posicionar a assinatura, basta salvar as alterações no documento e pronto. PDF devidamente assinado! 😀

 

O plus oferecido pela assinatura digital

Todas as etapas que apresentamos acima também podem ser feitas por meio das plataformas de assinatura digital. A diferença é que, neste caso, você pode obter ganhos adicionais em termos de segurança e autenticidade.

Explicando: a assinatura digital é o tipo mais seguro de assinatura eletrônica, que funciona como o equivalente online de uma assinatura autenticada. 

Em resumo, ela é validada por um Certificado Digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, que garante a conformidade com os padrões mais elevados de segurança e identificação.

Por esse motivo, a assinatura digital é a mais indicada para acordos de alto risco, que exigem uma comprovação robusta da identidade do signatário.

 

Usos comuns de assinaturas em PDF no ambiente profissional

E aí, conseguimos esclarecer a dúvida sobre como colocar sua assinatura em um documento PDF? Então, para finalizar, queremos te mostrar em quais tipos de negociações esse recurso pode ser útil.

Falando especificamente do ambiente profissional, o uso da assinatura digital já vem sendo bastante utilizada para:

  • Formalizar contratos e acordos comerciais;
  • Validar transações, contratos de empréstimos e outros documentos financeiros;
  • Firmar contratos de trabalho, acordos de confidencialidade, formulários de benefícios corporativos e outros documentos empregatícios;
  • Formalizar aprovações internas, como documentos administrativos, propostas de projetos e relatórios;
  • Validar notas fiscais, relatórios contábeis e outros documentos importantes;
  • Validar documentos, contratos e formulários governamentais, contribuindo para a conformidade regulatória;
  • Atestar o consentimento ao coletar informações dos usuários.

Ao adotar esse recurso nos mais diversos contextos, as organizações não apenas ganham eficiência operacional, como também alinham suas práticas às exigências de um mundo cada vez mais digital.

 

Considerações finais

Como vimos até aqui, saber assinar documentos em PDF é uma habilidade que vem sendo amplamente demandada nos dias atuais.

Ao incorporar as dicas apresentadas acima, esperamos que você se sinta mais confiante para realizar essa tarefa, aproveitando plenamente as inúmeras vantagens proporcionadas pelas assinaturas eletrônica e digital.

Para concluir, reforçamos que ambas as formas de assinatura têm seus benefícios. Logo, compreender quando aplicar cada uma delas permitirá uma integração mais eficaz dessas ferramentas no seu cotidiano.

Em geral, a assinatura eletrônica simples é apropriada para situações menos críticas, já que há uma alta possibilidade de fraude no uso dela. 

Já a assinatura digital, validada por certificados digitais, é mais indicada nos acordos em que a autenticidade e a segurança são prioridades.

Se você quer se aprofundar ainda mais neste assunto, temos dois conteúdos complementares que podem ajudar:

 

 Agora, se você quer solicitar uma demonstração gratuita, a Feedz oferece assinatura digital, garantindo ainda mais praticidade e segurança para você! Preencha abaixo 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar