As empresas que identificaram o impacto do chamado turnover descobriram que a prática causa um prejuízo financeiro gigantesco. Para entender quais fatores levam à saída dos colaboradores e, assim, buscar alternativas para reduzir o alto índice de rotatividade, cada vez mais empresas estão buscando incorporar a tecnologia no RH.
Você sabe qual é o custo da rotatividade para o seu negócio?Segundo a Robert Half, no Brasil cerca de 46% saem da empresa pela má administração da companhia, 37% pela falta de processo de integração adequado, 27% pela incompatibilidade com a cultura corporativa, 51% pela rotina de trabalho diferente da anunciada na entrevista e 31% por outra oferta de emprego. De acordo com a The Vaya Group, cerca de 71% dos jovens, nos próximos dois anos, planejam deixar a empresa para a qual trabalham hoje, pois estão descontentes com o modo como são preparados para posições de liderança. Embora o acompanhamento da rotatividade de colaboradores seja apenas uma das atividades de rotina na gestão de pessoas, ela tem um papel determinante no sucesso do negócio. Isso porque a frequência de entrada e saída de colaboradores é um indicador da saúde da empresa, se o índice está alto, há algo errado que precisa ser melhorado. Esse acompanhamento precisa ser contínuo, caso contrário, pode levar seu negócio ao fundo do poço, ou até te obrigar a tomar atitudes mais radicais, em tom de emergência, prejudicando todo o clima organizacional. ? O impacto negativo da rotatividade não é apenas financeiro — já que é preciso considerar todos os custos envolvidos na demissão, recrutamento e tempo para seleção, treinamento dos novos colaboradores, entre outras questões. Quando esse indicador está elevado, é um sinal que a qualidade do ambiente de trabalho pode estar prejudicada e isso reflete em toda a empresa. Por isso, medir e acompanhar o tempo médio de permanência do colaborador na empresa é tão importante. Dessa forma, é possível entender os motivos que levam ao desligamento dos colaboradores e criar ações para solucioná-los com intuito de melhorar os resultados da empresa como um todo. Para realizar essa atividade com agilidade e eficiência é preciso alinhar as novas tecnologias e ferramentas de gestão no RH. Somente assim, é possível avaliar com transparência e de forma automatizada e contínua como está o clima organizacional, bem como mensurar o nível de satisfação dos colaboradores.