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Home » Por que a conversa no trabalho é a chave do sucesso?

Comunicação Interna

Por que a conversa no trabalho é a chave do sucesso?

A conversa no trabalho pode ser um assunto controverso. Separamos alguns benefícios que farão você estimular a troca de ideias!
  • Por: Larissa Gracietti
  • Em: 02/01/2020
  • Aproximadamente 3 min. de leitura

Imagine esta cena: um escritório barulhento, pessoas falando em todo o canto, profissionais de diferentes áreas sentados tomando café juntos e conversando, pessoas paradas no corredor trocando uma ideia, colaboradores que levantam de suas mesas para falar com pessoas de outros setores. Pode parecer meio caótico e improdutivo, certo? Errado. A conversa no trabalho é a chave do sucesso de um negócio e precisa ser estimulada. Claro que com bom senso, respeito e responsabilidade.

Ao olhar para as empresas hoje, a maior parte dos trabalhos são feitos em conjunto, mas na hora de avaliar resultados e desempenhos, o olhar tende a ser individual. Isso faz com que as pessoas não sejam incentivadas realmente a partilharem seus esforços e resultados.

Mas a boa notícia é que a ferramenta para mudar essa realidade é barata, simples e pode ser utilizada por todos: a conversa.

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Como criar uma cultura de conversa saudável no trabalho
Incentive a troca

Como criar uma cultura de conversa saudável no trabalho

Para aproveitar os benefícios de um ambiente aberto a troca entre os colaboradores é preciso dar o exemplo. Os gestores podem incentivar a conversa saudável e, quando acharem que ela está atrapalhando o desempenho por não ser bem utilizada, podem tomar atitudes. Como perguntar de um determinado projeto, o andamento de alguma ação, assim por diante.

A conversa bem utilizada é a principal ferramenta para a colaboração, conexão, engajamento, felicidade e desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, impacta diretamente nos resultados do negócio.

 

Incentive a troca

As equipes pensadas para serem complementares precisam construir afinidade e realmente utilizarem sua multidisciplinaridade para encontrar as melhores respostas.

Por isso dizemos que escritórios barulhentos tendem a ser mais saudáveis. A conversa é sinal de que os colaboradores estão construindo laços entre si, trocando informações e aprimorando as ideias e soluções.

 

Momentos de descontração também trazem benefícios. Quando pessoas de diferentes áreas se encontram na copa para tomar um café e conversar, estão criando uma maior abertura para a colaboração.

Assim, um profissional de marketing pode se sentir mais à vontade para conversar com alguém de TI sobre como realmente funciona o produto que está divulgando, por exemplo. 

Os principais benefícios que a conversa traz para os ambientes de trabalho são:

  • aumento da criatividade;
  • maior motivação;
  • soma de habilidades complementares;
  • construção de confiança;
  • maior abertura para testes;
  • sentimento de pertencimento e ownership;
  • melhor relacionamento em momentos de conflito.

E na sua empresa, a conversa é incentivada ou repreendida? O que você achou desse conteúdo? Compartilha com a gente nos comentários! Vamos juntos criar ambientes de trabalhos mais felizes!

 

 

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