Você não será um bom gestor se não ler esses livros

Bom… talvez não precise de fato ler o livros, mas com certeza usar o conhecimento contido neles será essencial para sua jornada como um bom gestor em qualquer empresa que você passar.

Os livros são tão bons e com conteúdos tão ricos e profundos, que talvez muito dos seus conhecimentos você já obteve ou de forma empírica ou por ler algum conteúdo mais simples baseado em seus conhecimentos.

Se tiver a oportunidade, coloque na sua lista de próximos livros 🙂

 

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Nesse clássico sobre relacionamento interpessoal, é possível aprender muita coisa sobre gestão de pessoas, é aquele tipo de livro que precisa ser lido de tempos em tempos.

Principais insights:

  1. Não critique e não reclame;
  2. Seja genuinamente interessado pelas pessoas;
  3. Deixa a outra pessoa acreditar que a ideia é dela;
  4. Faça a outra pessoa se sentir importante, de forma verdadeira;
  5. Elogie de forma honesta as pessoas ao seu redor;

 

  1. High output management (Andy Grove)

    Considerado um dos melhores livros sobre gestão, também é o menos falado no meio acadêmico, talvez por ter sido escrito por alguém de negócios e não pesquisador.

    Andew Grove (Andy para os íntimos) foi um dos primeiros colaboradores da Intel e chegou a ser presidente da companhia.

Principais insights:

  1. Tudo é um processo;
  2. Entenda os indicadores de resultado, não de esforço;
  3. Invista no ponto de maior alavancagem possível;
  4. Utilize OKRs para traduzir as estratégias da organização;
  5. Treinar é de responsabilidade do gestor;

 

  1. Gerenciamento pelas diretrizes (Falconi)

Livro pesado e técnico, talvez uns dos mais “chatos” que eu já li, mas isso não tira a sua relevância dessa lista top 3.

Vicente Falconi é um consultor de gestão de negócios Brasileiro, famoso por implementar técnicas de gestão de qualidade total (técnicas Japonesas) aqui no Brasil.

No Livro, Falconi detalha cada ponto necessário para melhoria dos processos e da gestão de uma organização.

Principais insights:

  1. 70% do sucesso de uma empresa é devido a sua liderança;
  2. Gestão é solução de problemas para atingir objetivos;
  3. Todos devem ter um objetivo, ele deve ser claro e mensurável;
  4. A negociação das metas é importante (catchball);
  5. Utilização de PDCA para melhorias e PDSA para padronização;