10 Tendências de RH: qual o futuro da gestão de pessoas em 2024

Explore agora as top 10 tendências de RH para 2024: de IA a sustentabilidade, saúde mental e trabalho híbrido, para o futuro da gestão de pessoas.

A tecnologia está mudando tudo ao nosso redor. A cada ano que passa, as formas de consumo, trabalho e relacionamentos mudam, e com isso, a cada novo ano, os profissionais de gestão de pessoas, se perguntam: Quais são as tendências para a área de RH? Qual o futuro para o profissional de RH? 

A verdade é que, os desafios sempre surgirão e os RHs das empresas precisam se adaptar. Ao longo dos anos, todos nós vimos e sentimos na pele a importância de uma gestão de pessoas organizada, eficiente e, principalmente, humanizada. 

Isso nos mostra que, apesar de todas as coisas ruins e turbulentas que vieram com os últimos anos, ainda é possível tirar lições positivas para criar ambientes de trabalho mais felizes e saudáveis. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo para compartilhar a nossa visão sobre o futuro do trabalho e quais as tendências de RH que você não pode deixar de lado. Confere aí!

1. Importância de estar atualizado com as tendências de RH

Para poder trazer inovação para a empresa, otimizando processos e melhorando estratégias, os profissionais precisam acompanhar as últimas tendências de RH

Ao buscar por essas novas práticas, tecnologias e abordagens da área, você coloca a sua empresa e a sua equipe na frente dos concorrentes, tornando-a mais competitiva entre o mercado. 

Uma boa dica de como você pode acompanhar as novidades, é por meio da participação em webinars, eventos de RH, leitura de conteúdos, ou trocar ideias com outros profissionais da área. Afinal, no RH, estar um passo à frente pode fazer toda a diferença. 

👉 ChatGPT para RH: O que é, como usar, exemplos e aplicações

 

2. Inteligência artificial no recrutamento

A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como encontramos e contratamos os melhores talentos, tornando o processo não apenas mais rápido, mas também mais eficiente. 

Com a IA, por exemplo, você pode dar adeus às longas horas analisando pilhas e mais pilhas de currículos. Ela atua como um filtro, identificando candidatos que realmente combinam com o perfil desejado. Além disso, pode ajudar a eliminar vieses inconscientes promovendo um processo de seleção mais justo e diversificado. 

Claro que a IA não substitui o toque humano. Na verdade, ela proporciona mais tempo para que os recrutadores se concentrem em construir relações humanas significativas. 

👉 Assista ao episódio sobre Liderança e IA com Robson Campos e Maryana com Y: 


 

3. Aumento da diversidade e inclusão 

Quando falamos sobre diversidade, estamos nos referindo a muito mais do que apenas diferenças de gênero, raça ou idade. Trata-se também de acolher uma variedade de experiências de vida, habilidades, e modos de pensar. 

Cada membro da equipe traz um conjunto de características e experiências únicas, e quando essas peças se juntam, a magia acontece. 

Ao se comprometer – de fato – com esses valores, você não só constrói uma equipe mais forte e criativa, como também cria um local de trabalho em que todos têm oportunidades e podem prosperar. 

 

4. Trabalho remoto e híbrido

Nessa era do trabalho remoto e híbrido, o RH precisa repensar as estratégias de comunicação, colaboração e gestão de equipes, para garantir que todos – independente do lugar que estejam – se sintam conectados e engajados. 

Atividades virtuais de team building (construção de equipe), encontros presenciais regulares e canais de comunicação abertos são essenciais para manter todos na mesma página. 

Ao abraçar essa era do trabalho flexível, o RH não só oferece um benefício valioso às pessoas colaboradoras, como também abre portas para um futuro de trabalho mais adaptável, inovador e produtivo. 

Além disso, é preciso alinhar bem a comunicação, suas ferramentas e entender como funciona o trabalho assíncrono. 

Vale a pena estudar essas novas tendências, especialmente esse novo modelo de trabalho funciona para sua empresa e colaboradores. Afinal, mais do que um bom salário e benefícios, os colaboradores querem flexibilidade de horários, mais tempo com a família e qualidade de vida. Pense nisso!

 

5. Desenvolvimento de habilidades e aprendizado contínuo

Ao investir no aprendizado contínuo, o RH está enriquecendo todo o ecossistema de trabalho. Seu papel aqui é identificar as habilidades que serão mais valiosas para o futuro da empresa e fornecer as ferramentas e recursos necessários para que o aprendizado aconteça. 

Enquanto a companhia oferece oportunidades, também cultiva uma cultura em que o crescimento pessoal é valorizado e os colaboradores são incentivados a assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento. 

Acessar página para baixo o ebook: Guia do PDI

 

6. Análise de dados em RH

A análise de dados permite que o RH vá além das suposições e tome decisões baseadas em informações concretas. E você não precisa ser nenhum cientista de dados para isso, viu? 

As ferramentas de gestão de pessoas de hoje são mais acessíveis e fáceis de usar. Elas permitem coletar, analisar e interpretar dados de maneira eficiente, transformando aquelas informações em insights para se tornarem ações. 

Nesse ponto, o RH precisa entender que quando apresenta dados concretos, as suas recomendações ganham mais peso e credibilidade entre os membros da diretoria. 

 

7. Priorização da experiência do funcionário

Para o RH, essa tendência significa ir além das tarefas cotidianas e focar no que realmente faz as pessoas colaboradoras se sentirem valorizadas, engajadas e felizes. 

A experiência do funcionário começa desde a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo, em que todos se sintam ouvidos e respeitados. Mas vai além! 

Trata-se de entender as necessidades individuais dos profissionais e trabalhar para atendê-las, seja criando políticas flexíveis de trabalho, programas de bem-estar ou implementando um plano de cargos e salários, por exemplo. 

É mais do que só ouvir o colaborador, é agir com base no feedback. Isso demonstra como as opiniões da equipe são fundamentais para o crescimento e melhoria da empresa. 

 

8. Automação de processos de RH

Outro aspecto que podemos citar como futuro do RH é a automação dos processos. Isto é, a maneira de liberar os profissionais da área de RH e DP para focar no que realmente importa: as pessoas. 

A Feedz faz exatamente isso. Por meio das soluções e funcionalidades disponíveis, a plataforma ajuda a simplificar os processos complexos como gerenciamento de desempenho, pesquisas de clima organizacional e até mesmo o reconhecimento dos funcionários. 

E não para por aí! Ao adquirir qualquer uma das soluções da Feedz, você ganha 18 funcionalidades bônus gratuitamente. Incrível, né? Para cuidar da jornada do colaborador de ponta a ponta. 💛

👉 Clique no banner abaixo e solicite uma demonstração gratuita da plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil: a Feedz.  

Acesse o site para solicitar uma demonstração de qualquer solução da Feedz e ganhe 18 funcionalidades bônus gratuitas!

 

9. Foco na saúde mental no trabalho

Pensar em saúde mental no ambiente de trabalho requer atenção, cuidado e nutrição constantes. Isso quer dizer que o RH precisa criar um ambiente em que os profissionais se sintam seguros para falar sobre saúde mental, sem medo de julgamentos.

É sobre fornecer suporte e recursos, como programas de aconselhamento e workshops de bem-estar, que abordem não apenas o trabalho, mas também a vida pessoal das pessoas colaboradoras. 

Como RH, é importante estar equipado para identificar sinais de luta e estresse nos trabalhadores e saber como intervir de maneira sensível e eficaz. 

 

10. Sustentabilidade e responsabilidade social em RH

Quando o assunto é responsabilidade social, o RH pode ser o motor que impulsiona a empresa a agir por um bem maior. 

Atualmente, os trabalhadores buscam mais do que um salário. Eles buscam um local de trabalho que tenha valores semelhantes aos seus pessoais. Assim, quando a empresa prioriza a sustentabilidade e responsabilidade social, o RH não só eleva a marca do empregador, mas também cultiva um ambiente em que os profissionais se sentem motivados e orgulhosos do seu trabalho. 

Programas de voluntariado, parcerias com ONGs, ou iniciativas de apoio à comunidade local fortalecem um sentimento de propósito e pertencimento entre os funcionários. 

________________

Se você não quer ficar de fora das novidades e tendências do mercado de gestão de pessoas, assine a newsletter mensal do Blog da Feedz. Você vai adorar! 😍 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar