[URGENTE] 🚨 Confirmado: Vai ter evento presencial da Feedz em São Paulo! #FeedzDay

RH ágil: o que é e como alcançar?

RH ágil

Deve existir um equilíbrio entre o planejamento das ações e como elas serão feitas, a fim de que os gestores conduzam a equipe da melhor maneira. Para ajudar nesse processo de otimizar a rotina estratégica e operacional existe o conceito do RH ágil.

Veja neste artigo como o seu setor de  recursos humanos pode otimizar os resultados e alcançar os objetivos da empresa, sem deixar as prioridades de lado. 

 

O que é RH ágil? 

A abordagem do RH ágil vem do fato de que a tecnologia e a internet trouxeram a necessidade de modernidade e rapidez nas operações. 

Trata-se de transformar a metodologia tradicional de gestão de pessoas, em uma forma mais prática dentro da empresa. Seja no recrutamento de pessoas, no gerenciamento das atividades e na otimização do tempo, a agilidade no RH traz benefícios para a organização.

 

Como funciona a metodologia ágil e quais suas vantagens?

Ser ágil no setor de Recursos Humanos significa que os gestores irão dar atenção à necessidade das pessoas e da organização.

Além das demandas e objetivos que a equipe precisa praticar, essa metodologia ajuda a recrutar novos talentos e inseri-los com sucesso na empresa.

Para entendermos melhor o impacto positivo que o RH ágil pode trazer, é necessário pensar em  como a rotina era organizada antes da modernidade. Os processos de recrutamento e seleção, cálculos de folhas de pagamento e a emissão de guias, por exemplo, eram feitos manualmente.

O mundo digital agora faz parte do nosso dia a dia, trazendo inúmeras vantagens para profissionais e colaboradores. Algumas são: 

  • otimizar os processos de recrutamento e seleção de pessoal;
  • usar melhor os recursos financeiros da empresa;
  • estimular o crescimento individual e coletivo dos colaboradores;
  • utilizar a tecnologia a favor do rh;
  • maior proximidade entre os gestores e os funcionários.

 

As diferenças entre RH ágil e RH tradicional

Antes da modernidade, as práticas de RH eram feitas manualmente. A tecnologia era escassa e o acesso à internet era restrito.

A tecnologia avançou muito com o passar dos anos, tornando a informação ainda mais acessível. 

Isso afetou a forma como os profissionais atuam no mercado, exigindo mais conhecimento e habilidades para conseguir entregar resultados em uma empresa. 

É por isso que agora, vamos conhecer as principais diferenças entre RH tradicional e RH ágil, analisando o que a sua empresa já faz e o que ela precisa adaptar para acompanhar o mercado:

RH tradicional RH ágil 
Recrutamento: começa apenas quando a vaga já está aberta.  Recrutamento: usa a criação de uma percepção positiva da empresa para atrair e reter talentos. 
Treinamento e desenvolvimento: busca aperfeiçoar o profissional apenas quando ele atinge o nível desejado. Treinamento e desenvolvimento: o ambiente é favorável para o desenvolvimento do colaborador, independente da sua área de atuação.
Projeção de carreira: limita-se a definir uma função para cada colaborador, dificultando a transição de carreira. Projeção de carreira: através dos programas de treinamento o colaborador pode trazer soluções para as tarefas de rotina.
Gestão de talentos: os gestores são os responsáveis por atrair, desenvolver e reter os talentos na empresa.  Gestão de talentos: por meio da metodologia ágil o colaborador se torna responsável pelo próprio desenvolvimento na empresa. 

Como implementar a metodologia em sua empresa 

O RH ágil é um processo a ser implementado em cada empresa, com a cooperação dos gestores e colaboradores. 

Entenda como implementar essa estratégia na organização:

 

Liderança engajada

Não há como ter uma equipe forte, sem um líder. Os colaboradores tendem a seguir alguém que dê o exemplo, abrindo espaço para erros e acertos. 

Os líderes precisam saber que estão lidando com pessoas diferentes, mas que são igualmente competentes em cada função.

 

Estabeleça metas 

A metodologia não será aplicada da noite para o dia em sua empresa. É preciso criar uma estratégia que seja acessível e funcione.

É dessa forma que são aplicadas as metas a curto, médio e longo prazo. Nelas, o líder deve deixar claro quais serão os objetivos de desenvolvimento do colaborador e o tempo para alcançá-los. 

 

Comece no recrutamento

O recrutamento é um passo extremamente importante para aplicar a metodologia ágil de RH. Por meio dele que se se dará a seleção e escolha dos talentos que farão parte da empresa, algo que deve ser realizado com muito cuidado. 

Assim, busque ferramentas tecnológicas que ajudem no processo de recrutamento dos novos colaboradores, valorizando os que já fazem parte da empresa.

 

Avaliações de desempenho mais frequentes

As mudanças promovidas pelo RH passam por um período de adaptação dos colaboradores. Sabendo disso, é necessário realizar avaliações de desempenho periódicas entre os membros da equipe, a fim de mensurar os resultados. 

 

Trabalhe o aprendizado contínuo

A tecnologia traz novidades a todo momento, nos forçando a alcançá-la mediante envolvimento e conhecimento. O mesmo acontece nas organizações, onde os gestores e colaboradores precisam estar a par das inovações que podem trazer mais produtividade à empresa.

 

Utilize a tecnologia a seu favor 

E por falar em tecnologia, reforçamos aqui a importância de utilizar os recursos que mais se encaixam com a organização.

Quanto maior for o número de colaboradores, mais treinamento e desenvolvimento a equipe precisa para manter a motivação e desempenho. 

O RH ágil pode usar programas de gerenciamento das folhas de ponto dos funcionários que trabalham presencial e em formato home office.

 

Benefícios do software de RH para agilizar sua rotina 

Com um software para gestão de recursos humanos moderno e acessível, torna-se mais fácil motivar os colaboradores, levando-os a atingirem os objetivos da empresa.

Além de gerar motivação e retenção de talentos, um software de Recursos Humanos traz inúmeros benefícios para a organização, facilitando o crescimento de gestores e colaboradores. Vamos conhecer os benefícios a seguir.

 

Criação de uma estratégia sólida de RH

Usando um sistema moderno, o RH terá mais tempo para criar uma estratégia de gerenciamento das equipes e delegação de tarefas.

 

Aumento da produtividade

O RH possui diversas atividades rotineiras que podem ser otimizadas com um software próprio.

Isso significa não perder os prazos de entrega de declarações importantes, como: 

  • aviso de férias;
  • rescisões;
  • pagamentos de guias de FGTS e INSS; 
  • entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e etc.

Portanto, a produtividade no RH quer dizer produzir mais, em menos tempo. 

Digitalização que traz segurança

Ao optar pelo uso de softwares de Recursos Humanos modernos as informações passarão a ser digitalizadas, porém estarão armazenadas com segurança. 

Menos papel para guardar, mais arquivos salvos em programas eficazes e que otimizam o tempo. 

 

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Bruno Soares

Bruno Soares

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar