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Quais os principais benefícios de uma Pesquisa de Pulsos?

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pesquisa de pulso
Pesquisas
17 de setembro de 20209 de outubro de 2020Bruno Soares

Quais os principais benefícios de uma Pesquisa de Pulsos?

As empresas, gestores e colaboradores já estão acostumados com a pesquisa de clima, mas poucos conhecem a pesquisa de pulsos, ou pesquisa pulse. E, embora possam ser empregadas com o mesmo propósito, existe uma diferença entre elas.  

Vamos saber agora as principais características e quais os aspectos devem ser considerados para a melhor aplicação da pesquisa de pulsos. Afinal, identificar rapidamente os conflitos que podem interferir no clima organizacional já faz parte do modelo de gestão de pessoas de muitas empresas hoje em dia!

Mas, antes de tudo, para que não sobrem dúvidas, vamos saber o que difere, basicamente, a pesquisa de clima da pesquisa de pulsos.

 

Qual a diferença entre pesquisa de pulsos x pesquisa de clima?

Assim como a pesquisa de clima, a pesquisa de pulsos ou pulse foi criada para medir indicadores importantes dentro do ambiente das companhias.  Mas, existe uma diferença primordial entre as duas: a sua complexidade. De modo geral, pesquisar o clima da empresa não é algo simples de se fazer, nem tão pouco rápido. 

Além disso, para medir com eficiência o que os colaboradores estão achando do ambiente organizacional é preciso dar a eles um tempo mínimo para que sintam, efetivamente, o clima da empresa. É por isso que, o mais comum, é que a pesquisa de clima seja feita uma vez ou a cada dois anos. 

Mas, isso não quer dizer que a empresa não irá identificar problemas como falta de engajamento, credibilidade da liderança, problemas interpessoais ou falta de propósito neste meio tempo. 

E o que fazer? Esperar até a próxima pesquisa de clima pode demandar muito tempo. 

Para isso, foi criada a pesquisa de pulsos, que ajuda a medir indicadores neste período, de forma mais ágil. 

Veja agora como montar uma estrutura ideal:

Qual o objetivo da pesquisa de pulsos?

A pesquisa de pulsos só tem razão de existir se há um problema que precisa ser resolvido. Sua aplicação deve ter como objetivo algo claro e fácil de identificar. 

Por exemplo: nos feedbacks foi identificado um padrão de reclamação sobre a liderança de determinada área. Para entender o porquê da insatisfação, pode ser feita uma pesquisa de pulsos. Assim, logo se tem o motivo de tal insatisfação e pode-se trabalhar para melhorá-lo. 

 

Qual a estrutura de uma pesquisa de pulsos?

A estrutura de uma pesquisa de pulsos é curta, tendo no máximo 10 perguntas. 

O tempo de resposta deve ser algo rápido, dessa forma, o colaborador não deve gastar mais do que 4 minutos respondendo o questionário. 

 

Como realizar a pesquisa pulse na prática?

É preciso saber que a pesquisa pulse não precisa ser feita na empresa inteira. 

Como seu objetivo é entregar respostas rápidas à um problema, pode ser escolhido um grupo de amostragem. Esse grupo deve ter no mínimo cinco pessoas. 

As respostas, prioritariamente, devem ser anônimas, assim é fácil de identificar a solução do problema sem viés nenhum. 

 

Avaliação de desempenho: O que avaliar na prática?

 

Como fazer pesquisa de pulsos? Melhor forma 

O jeito mais eficaz  de fazer a pesquisa de pulsos é contar com um software que distribua as perguntas e reúna as respostas. Dessa forma, elas se tornam verdadeiramente anônimas e a operacionalização é otimizada. 

 

Benefícios da pesquisa de pulsos

De forma prática, o benefício central e mais óbvio desse tipo de pesquisa é resolver um problema pontual de forma rápida. Outro, é o mapeamento dos sentimentos dos colaboradores de uma empresa com mais agilidade.


Qual usar: pesquisa pulse ou pesquisa de clima?

Um bom modelo de gestão de pessoas deve sempre trabalhar para identificar rapidamente os tipos de conflitos organizacionais. 

A pesquisa de clima é muito eficaz, mas ela funciona como uma fotografia de um momento. 

Afinal, uma pessoa não vai lembrar de um problema que teve um ano atrás e que custou três meses de baixa produção se agora já está tudo certo. 

Por outro lado, a pesquisa de pulsos pode ser feita em períodos menores de tempo, o que ajuda os gestores a desenharem um gráfico real de satisfação dos colaboradores, trazendo um acompanhamento periódico.

De modo geral, é recomendado que haja uma rotina para que sejam aplicadas tanto a pesquisa de clima, quanto a pesquisa de pulsos. 

 

Tenha sucesso com sua pesquisa pulse!

A simplicidade é um diferencial deste tipo de pesquisa. 

Não é necessário que para rodá-la a equipe responsável fique dias pensando nas perguntas, preparando os colaboradores e depois analisando os resultados. 

Basta identificar um problema, delimitar um grupo de amostragem e rodar poucas perguntas. 

E na sua empresa, a pesquisa de pulso já foi praticada? Nos conte como foi a experiência. Conheça a Feedz e saiba como é fácil rodar uma pesquisa pulse na plataforma.

 

Bruno Soares
CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.

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