Porque a conversa entre colaboradores é a chave do sucesso

Imagine a cena: um escritório barulhento, pessoas falando em todo o canto, profissionais de diferentes áreas sentados tomando café juntos e conversando, pessoas paradas no corredor trocando uma ideia, colaboradores que levantam de suas mesas para falar com pessoas de outros setores. 

Pode parecer meio caótico e improdutivo, certo? Errado. A conversa é a chave do sucesso de um negócio e precisa ser estimulada, claro que com parcimônia, responsabilidade e produtividade. 

Ao olhar para as empresas hoje, a maior parte dos trabalhos são feitos em conjunto, mas na hora de avaliar resultados e desempenhos, o olhar tende a ser individual. Isso faz com que as pessoas não sejam incentivadas realmente a partilharem seus esforços e resultados. 

Mas a boa notícia é que a ferramenta para mudar essa realidade é barata, simples e pode ser utilizada por todos: a conversa. 

Incentive a troca

As equipes pensadas para serem complementares precisam construir afinidade e realmente utilizarem sua multidisciplinaridade para encontrar as melhores respostas. Por isso dizemos que escritórios barulhentos tendem a ser mais saudáveis, a conversa é sinal de que os colaboradores estão construindo laços entre si, trocando informações e aprimorando as ideias e soluções. 

Momentos de descontração trazem esses benefícios também. Quando pessoas de diferentes áreas se encontram na copa para tomar um café e conversam, estão criando uma maior abertura para a colaboração. Assim, um profissional de marketing pode se sentir mais à vontade para conversar com alguém de TI sobre como realmente funciona o produto que está  divulgando, por exemplo. 

Os principais benefícios que a conversa traz para os ambientes de trabalho são:

  • Aumento da criatividade;
  • Maior motivação;
  • Soma de habilidades complementares;
  • Construção de confiança;
  • Maior abertura para testes;
  • Sentimento de pertencimento e ownership;
  • Melhor relacionamento em momentos de conflito.

Como criar uma cultura de conversa saudável

Para aproveitar os benefícios de um ambiente aberto a troca entre os colaboradores é preciso dar o exemplo. Os gestores podem incentivar a conversa saudável e, quando acharem que ela está atrapalhando o desempenho por não ser bem utilizada, podem tomar atitudes como perguntar de um determinado projeto, o andamento de alguma ação, assim por diante. 

A conversa bem utilizada é a principal ferramenta para a colaboração, conexão, engajamento, felicidade e aprimoramento dos colaboradores, ou seja, impacta diretamente nos resultados do negócio. 

Na sua empresa, a conversa é incentivada ou repreendida?