Pesquisa de pulso: o que é e como realizá-la?

A pesquisa de pulso é como se fosse uma “verificação de pulso”, um jeito de saber rapidamente como os funcionários se sentem sobre um assunto.

Resumo

  • A pesquisa de pulso é uma ferramenta ágil e eficaz para monitorar continuamente a satisfação dos colaboradores, identificar problemas pontuais e promover um ambiente de trabalho mais saudável. Ela é breve, geralmente contendo de 5 a 15 perguntas fechadas, e pode ser aplicada regularmente (mensal ou trimestralmente).

  • Diferente da pesquisa de clima organizacional, que é mais abrangente e realizada semestralmente ou anualmente para entender a percepção geral dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, a pesquisa de pulso foca em tópicos específicos e permite uma ação rápida, tornando-se uma excelente opção para solucionar problemas imediatos e aumentar o engajamento.

  • Utilizar um software especializado, como a plataforma da Feedz, facilita a aplicação de pesquisas de pulso. A Feedz permite personalizar as perguntas, escolher a frequência de aplicação, e até utilizar gamificação para aumentar a taxa de resposta, proporcionando uma análise rápida e ações de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

 

Em muitas empresas, gestores e colaboradores já estão acostumados com a pesquisa de clima, mas poucos conhecem a pesquisa de pulso. Embora ambas possam ser empregadas com o mesmo propósito, existe uma diferença entre elas.  

E você, sabe o que é a pesquisa e como funciona a pesquisa pulse? Neste artigo, vamos explorar suas principais características e destacar os aspectos essenciais para uma aplicação eficaz.

Afinal, identificar rapidamente os conflitos que podem interferir no clima organizacional já faz parte do modelo de gestão de pessoas de muitas empresas hoje em dia!

O que é pesquisa de pulso?

Uma pesquisa de pulso para os colaboradores é uma pesquisa curta e rápida que é enviada aos funcionários regularmente (mensal, trimestral etc.). Ela serve como um check-in, para entender como está a satisfação do funcionário, comunicação, relacionamentos e ambiente de trabalho.

Como o termo “pulso” sugere, ela é realizada para obter continuamente as opiniões dos funcionários sobre assuntos do trabalho. 

Ou seja, a pesquisa de pulso tem seu nome derivado da ideia de uma “verificação de pulso”; uma maneira de avaliar rapidamente como seus colaboradores se sentem em relação a um determinado problema.

Essas pesquisas geralmente têm apenas 5 a 15 perguntas, portanto, não consomem muito tempo e são muito fáceis de responder. 

👉 A importância da pesquisa de clima organizacional nas empresas
👉 Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

 

Qual a diferença entre pesquisa de pulso x pesquisa de clima organizacional?

Já que a pesquisa pulse avalia o clima de uma empresa, é normal haver confusão com a pesquisa de clima organizacional. Isso porque as duas foram criadas para medir indicadores importantes dentro do ambiente das companhias

Contudo, é importante entender que elas se referem a pesquisas do RH diferentes, uma vez que possuem objetivos divergentes.

Para entender, qual é o objetivo da pesquisa de clima organizacional? De uma maneira simplificada, ela visa avaliar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

Por essa razão, ela pode englobar diversas frentes em uma única pesquisa, como: eficácia de treinamentos, ambiente de trabalho, nível de confiança dos empregados com a liderança, entre outros. 

Então, observe que o principal ponto que difere uma da outra é a complexidade. Como mencionado, a pesquisa de pulso é rápida e, portanto, fácil de ser elaborada. 

Normalmente, a pesquisa pulse tem de 5 a 15 perguntas fechadas, enquanto a de clima pode ter muito mais (e as questões costumam mesclar entre abertas e fechadas).

Além disso, ela é ótima para identificar problemas pontuais, como conflitos e baixa motivação. Por esse motivo, é realizada com mais frequência.

Já a avaliação de clima costuma ser conduzida a cada 6 meses ou uma vez por ano.

O motivo é que, para medir com eficiência o que os colaboradores estão achando do ambiente organizacional, é preciso dar a eles um tempo mínimo para que sintam, efetivamente, o clima da empresa.

 

 

Resumindo: pesquisa pulse x pesquisa de clima organizacional

Para você não ter dúvidas entre uma e outra, observe:

  • Foco: a pesquisa de pulso é rápida e geralmente aborda um único tópico ou tema por vez. A de clima é mais abrangente e complexa, cobrindo uma variedade de aspectos do ambiente de trabalho em uma única aplicação.
  • Objetivo: enquanto medir o pulso serve como como um check-up para entender aspectos como satisfação dos funcionários, qualidade da comunicação e ambiente de trabalho; medir o clima tem um objetivo mais amplo, proporcionando uma visão geral e detalhada de todos os fatores que impactam o ambiente de trabalho.
  • Periodicidade: para manter o RH informado sobre o clima organizacional, a pesquisa de pulso deve ser conduzida regularmente (mensal, trimestral etc.). A de clima deve ser realizada uma vez por semestre ou anualmente.

 

👉 Pesquisa de clima organizacional: 20 exemplos de perguntas

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Como fazer a pesquisa de pulso?

Para começar, destacamos que a pesquisa pulse não precisa ser realizada na empresa inteira. Pelo contrário, pois como um de seus objetivos é entregar respostas rápidas a um problema, pode ser escolhido um grupo de amostragem.

Entretanto, de modo a garantir a diversidade de opiniões e a representatividade dos dados, tome o cuidado para que esse grupo seja composto por 5 colaboradores no mínimo

Entendido isso, é preciso definir o objetivo da pesquisa de pulso. Pode ser, por exemplo, identificar a baixa produtividade de um time.

Nesse caso, o questionário pode focar em questões como os principais desafios enfrentados pela equipe, a clareza nas metas, a disponibilidade de recursos e a relação com o líder.

Vale destacar que para garantir que as respostas sejam honestas e isentas de viés, é essencial que a pesquisa seja anônima. Isso ajuda a identificar soluções de forma objetiva e sem influências externas.

Depois de os colaboradores terem respondido ao questionário de pulso, o RH precisa coletar as respostas e analisar os dados para identificar tendências, pontos críticos e áreas que necessitam de atenção imediata.

E como garantir agilidade tanto na elaboração e distribuição, quanto na análise e feedback da pesquisa? Para isso, o jeito mais eficaz é contar com um software, como a plataforma da Feedz.

A solução foi desenvolvida para ser simples e divertida de usar. Por meio dela, é possível até mesmo utilizar a gamificação para incentivar que seus colaboradores respondam a pesquisa de pulso. A Feedz também permite a criação de pesquisas personalizadas de modo rápido e fácil, e fornece dashboards e relatórios inteligentes para a avaliação dos resultados, possibilitando uma gestão mais eficiente e informada.

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

Benefícios da pesquisa de pulso

Agora que você entendeu o que é pesquisa de pulso, como ela funciona e como aplicá-la (e viu também que é diferente da pesquisa de clima organizacional), quais são as suas vantagens?

Existem diversos motivos para fazer uma pesquisa de pulso. Os benefícios mais comuns são: 

  • Retorno rápido. Com uma pesquisa pulse, os funcionários podem responder facilmente algumas perguntas curtas com muito mais rapidez.
  • Boa taxa de resposta. Graças à rapidez e facilidade com que os colaboradores podem responder à pesquisa, é bem mais provável que ela tenha uma maior taxa de resposta.
  • Aumenta o engajamento. Ao fazer perguntas frequentes a seus funcionários, sobre coisas com as quais eles se importam e sobre como se sentem em relação ao trabalho, você mantém um fluxo de comunicação vivo. Isso pode contribuir para um melhor engajamento.
  • Apoia a melhoria contínua. Com a pesquisa de pulso é possível medir o quão bem sua empresa está cumprindo as metas que definiu e como isso está afetando os colaboradores.
  • Simplicidade na análise. Devido à sua natureza concisa, os dados coletados são mais fáceis de analisar e interpretar, permitindo ações rápidas e direcionadas.
  • Reforça a cultura de feedback. A realização regular de pesquisas de pulso cria uma cultura de feedback constante, onde os funcionários se sentem ouvidos e valorizados.
  • Atualizações de status em tempo real. Com uma pesquisa de pulso, você pode avaliar o humor da sua empresa imediatamente. O feedback acontece em tempo real com o retorno mais rápido possível.

 

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Qual a estrutura de uma pesquisa de pulso?

A estrutura de uma pesquisa de pulsos é curta, tendo no máximo 10 perguntas. 

O tempo de resposta deve ser algo rápido, dessa forma, o colaborador não deve gastar mais do que 4 minutos respondendo o questionário. 

 

Como realizar a pesquisa pulse na prática?

É preciso saber que a pesquisa pulse não precisa ser feita na empresa inteira. 

Como um de seus objetivos é entregar respostas rápidas à um problema, pode ser escolhido um grupo de amostragem. Esse grupo deve ter no mínimo cinco pessoas. 

As respostas, prioritariamente, devem ser anônimas, assim é fácil de identificar a solução do problema sem viés nenhum. 

150 perguntas para pesquisa de satisfação interna

Qual é a melhor forma de realizar uma pesquisa de pulso?

O jeito mais eficaz  de fazer a pesquisa de pulsos é contar com um software que distribua as perguntas e reúna as respostas.

Dessa forma, elas se tornam verdadeiramente anônimas e a operacionalização é otimizada. 

👉 Pesquisa de Engajamento: o que é, como fazer e mais 25 perguntas

Como a Feedz ajuda a realizar uma pesquisa de pulso?

A plataforma da Feedz foi desenvolvida para ser simples e divertida de usar.

👉8 Motivos para Adotar a Pesquisa de Clima Organizacional da Feedz em seu negócio

Por meio dela, é possível até mesmo utilizar a gamificação para incentivar que seus colaboradores respondam a pesquisa de pulso.

Além disso, é possível personalizar a Pesquisa por Pulso totalmente para a sua necessidade.

software de pesquisa de clima
Decida a frequência e a quantidade de perguntas da Pesquisa que faça mais sentido para sua organização.

Qual usar: pesquisa pulse ou pesquisa de clima?

Um bom modelo de gestão de pessoas deve sempre trabalhar para identificar rapidamente os tipos de conflitos organizacionais. 

A pesquisa de clima é muito eficaz, mas ela funciona como uma fotografia de um momento. 

Afinal, uma pessoa não vai lembrar de um problema que teve um ano atrás e que custou três meses de baixa produção se agora já está tudo certo. 

Por outro lado, a pesquisa de pulsos pode ser feita em períodos menores de tempo, o que ajuda os gestores a desenharem um gráfico real de satisfação dos colaboradores, trazendo um acompanhamento periódico.

De modo geral, é recomendado que haja uma rotina para que sejam aplicadas tanto a pesquisa de clima, quanto a pesquisa de pulsos. 

Tenha sucesso com sua pesquisa pulse!

A simplicidade é um diferencial deste tipo de pesquisa. 

Não é necessário que para rodá-la a equipe responsável fique dias pensando nas perguntas, preparando os colaboradores e depois analisando os resultados. 

Basta identificar um problema, delimitar um grupo de amostragem e rodar poucas perguntas. 

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