5 vantagens do people analytics na gestão de pessoas

O people analytics na gestão de pessoas tem se tornado cada dia mais essencial. É preciso dedicação e empenho para reter talentos. Entenda!

Enquanto o departamento de RH de empresas bem sucedidas acredita que reter talentos é vital para o sucesso dos negócios e tem adotado o people analytics na gestão de pessoas para auxiliar nesta complexa tarefa, outra parcela das organizações ainda empenha recursos e esforços em atividades administrativas e operacionais pouco efetivas.

A diferença está na gestão, com base no cruzamento de dados e análises sobre o comportamento dos colaboradores. Tendência que começa a ganhar cada vez mais importância no ambiente corporativo. 

Empresas como Xerox, AT&T, Goldman Sachs e Bank of America, além do pioneiro Google, atribuem a melhoria dos processos de trabalho ao uso do people analytics na gestão de pessoas.

A pergunta que não quer calar é: Faz sentido investir em qualificação dos funcionários, com cursos, palestras e treinamentos, se eles estão desengajados? ?

Nesse caso, primeiro engaja, depois qualifica. Para engajar as pessoas é preciso compreendê-las e aí que entra a inteligência dos dados comportamentais e a análise para tomadas de decisões. ?

A metodologia people analytics consiste na coleta, organização e análises de dados de forma estratégica, transformando informações gerenciais em insights valiosos que norteiam a tomada de decisão dos gestores.

Existem inúmeras vantagens que a implantação deste tipo de ferramenta proporciona ao setor. Entre elas, podemos citar: mais agilidade e eficiência nos processos de RH, como contratações, feedbacks, desligamentos, promoções, políticas internas, clima organizacional, comunicação interna, benefícios, entre outros.

Além de economia de tempo e redução de custos que impactam diretamente no orçamento.

Para o professor da San Francisco State University e especialista em gestão de recursos humanos, John Sullivan, a experiência do Google mostra que o people analytics na gestão de pessoas possibilita definir as características das melhores lideranças e o melhor papel dos gestores.

A seguir, você confere as principais vantagens do people analytics na gestão de pessoas e o impacto das novas tecnologias na área.

Vantagens de adotar o people analytics na gestão de pessoas 

As novas tecnologias têm impactado de forma definitiva o setor de RH. Com o apoio de uma ferramenta de people analytics as empresas conseguem entender melhor seus colaboradores, identificar oportunidades e resolver problemas de forma simplificada e em tempo real. 

Entenda as vantagens de utilizar recursos tecnológicos inovadores para aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas.

 

 

1. Promove uma melhoria CONTÍNUA na performance ?

A forma como fomos ensinados a gerenciar é perfeito em um mundo que não existe mais. Vivemos uma era diferente, em que o trabalho estável e apenas o “ter reconhecimento” foram substituídos por vários outros anseios e talvez o maior deles seja o PROPÓSITO.

As pessoas não pedem demissão apenas por dinheiro, né? Elas largam a empresa e os gestores. 

Ouvimos muitos comentários do tipo: 

  • “A comunicação é falha”
  • “Não me dão valor no trabalho”
  • “Somos tratados como número”
  • “Falta orientação”
  • “Não sei onde devo melhorar”. 

O fato é que avaliação anual de desempenho, pesquisas de clima enormes e feedbacks desestruturados em ciclos não funcionam mais em um mundo em que o jovem troca de emprego, em média, 3x ao ano, segundo a Forbes. 

É um processo extremamente quebrado!

Então como realizar uma gestão moderna, com acompanhamento contínuo e apoiada em dados? 

Plataformas de people analytics permitem empoderar os diretores e gestores, de maneira a identificar com mais precisão as medidas que devem ser adotadas pelas lideranças para melhorar os resultados e, também, na identificação e retenção de talentos.

Na Feedz, a análise de desempenho dos colaboradores é feita por meio do acompanhamento inspiracional dos OKRs — metas e objetivos da empresa — que podem ser analisados através de relatórios e gráficos em tempo real.

 

2. Mantém os colaboradores felizes e produtivos 

Criar um ambiente de trabalho saudável e feliz para os funcionários é altamente benéfico para as empresas. Isso porque é comprovado que colaboradores satisfeitos e engajados são altamente produtivos. 

Além disso, pessoas motivadas faltam menos ao trabalho e permanecem por mais tempo na empresa.

A Feedz dispõe de funcionalidades que permitem monitorar a felicidade dos colaboradores através do termômetro de humor e medir seu nível de satisfação e de engajamento do profissional por meio de feedbacks contínuos e comunicação interna eficiente. 

Assim como, auxilia no controle de turnover ao possibilitar a identificação de padrões que levam ao desligamento de funcionários.

 

3. Torna a gestão de pessoas mais humana 

Ao adotar a tecnologia para promover uma gestão de pessoas otimizada e centralizada, com foco no engajamento, as empresas podem dedicar cada vez mais atenção e recursos à formação e desenvolvimento de suas equipes.

A iniciativa também viabiliza a humanização das relações de trabalho e permite que as empresas avaliem o reflexo desta prática no desempenho das pessoas e na identificação de potencialidades que são benéficas para o sucesso do negócio.

 

4. Aumentar a diversidade

A diversidade e inclusão nas empresas pode ser uma coisa muito poderosa. 

O people analytics na gestão de pessoas desempenha um papel fundamental aqui: desde responder a perguntas sobre o estado de diversidade em uma organização e em todo o ciclo de vida do funcionário, até identificar áreas onde podem estar ocorrendo tendências intencionais ou não intencionais, para ajudar as empresas a entender como lidar com áreas problemáticas de maneira eficaz. 

A análise de pessoas dá às organizações mais visibilidade sobre as iniciativas de diversidade. 

 

5. Melhora o processo de contratação

Usar o people analytics na aquisição de talentos pode ajudar as organizações a identificar atributos que produzem funcionários que permanecem na empresa a longo prazo e que são de alto desempenho. 

Também pode ajudar as organizações a saber onde encontram seus melhores candidatos e se estão perdendo pessoas no funil de aquisição.

Isso permite que as organizações otimizem os gastos com atividades de recrutamento e o fluxo de candidatos.

 

Analytics sozinhos são apenas números

 

O RH vem mudando nos últimos anos e ganhando cada vez mais notoriedade nos negócios e organizações.

Já faz tempo (ou deveria fazer) onde existia aquele RH apenas preocupado com processos e tarefas, um RH puramente focado em esforço.

Os times de gestão de pessoas precisam se preocupar com os resultados que são mais importantes para os negócios onde estão inseridos, conectando o desempenho dos negócios com o desempenho das pessoas.

People analytics vai resolver tudo? Analytics sozinhos são apenas números. A grande sacada é alinhar essas novas informações com os desafios e objetivos do negócio.

Não podemos começar pelos números, temos que começar pelas dores, desafios e/ou objetivos. A ordem deveria ser: 

  1. Objetivos 
  2. Métricas
  3. Análises
  4. Insights e plano de ação.

Lembre-se que medir esforço é diferente de medir resultado de valor agregado ao negócio.

A meta de treinar 90% do time comercial numa técnica nova de vendas, de maneira geral, não é mais importante do que aumentar a conversão de vendas em 20%, por exemplo.

Quando o RH passa a olhar pelo prisma de valor e não de esforço, ele passa a ser estratégico para o negócio.

Leia também: 4 argumentos para convencer o CEO a investir na gestão de pessoas

 

Aplicar o people analytics na gestão de pessoas é só sucesso

As vantagens da aplicação do people analytics na gestão de pessoas mostram como o uso de dados para apoiar as decisões do RH pode ajudar a aprimorar os resultados das empresas e torná-las mais engajadas. ✅

Experimente a plataforma Feedz e comprove as vantagens de adotar uma ferramenta de people analytics na gestão de pessoas da sua empresa. 

Lembre-se que empresas são pessoas, então o engajamento de colaboradores deve ser sempre uma prioridade. Só se engaja quando se compreende.

 

 

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