OKR: o que é, definição, exemplos e como implementar

Entenda o que é a metodologia OKR e saiba como ela pode transformar os resultados da sua empresa. Veja exemplos e acesse materiais editáveis gratuitos!

Se você está buscando impulsionar o crescimento, melhorar a produtividade e promover uma cultura de alta performance, a gestão de OKR pode ser a chave para o sucesso. 

Por isso, nesse artigo, vamos explorar como surgiu a metodologia, os benefícios e como implementá-la na sua empresa para gerenciar e alcançar resultados. 

O que é OKR? 

OKR é uma metodologia de gestão estratégica que auxilia as empresas a definirem e alcançarem seus objetivos de forma mais eficiente. 

A sigla OKR significa “Objectives and Key Results”, ou seja, Objetivos e Resultados-Chave, em português. 

Nessa metodologia:

  • (O) os objetivos devem ser qualitativos e inspiradores.
  • (KR) os resultados-chave devem ser quantitativos e mensuráveis. São o que chamamos comumente de metas.

 

Por meio desse método, é possível organizar melhor os objetivos a serem atingidos pela empresa e por cada departamento, formando uma rede em que todos saibam o que e por que estão fazendo. 

Mais do que isso, com os OKRs é possível criar uma cultura de alto desempenho, focada em resultados, desafiadora, inovadora e de crescimento coletivo. 

Essa metodologia se tornou muito popular entre as principais empresas do mercado, como, por exemplo, Amazon, LinkedIn, Netflix, Twitter, entre outras. 

Os números confirmam o sucesso desse método para as companhias. Segundo o OKR Impact Report, 83% das empresas pesquisadas concordam que os OKRs têm um impacto positivo em sua organização. 

No próximo tópico, vamos voltar alguns anos na história para entender melhor a origem dessa metodologia. Continue a leitura e saiba mais! 

 

Como surgiu a metodologia OKR? 

A metodologia OKR foi desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, por volta dos anos de 1970. Grove estava em busca de um sistema de gestão que ajudasse a Intel a enfrentar desafios estratégicos e promovesse um melhor alinhamento das metas. 

Inspirado pela ideia de Peter Drucker sobre “gerenciamento por objetivos”, Grove criou os OKRs como uma abordagem mais ágil e mensurável

Entretanto, a popularização dos OKRs ocorreu alguns anos mais tarde, quando John Doerr, investidor e consultor do Vale do Silício, introduziu essa metodologia no Google. 

Doerr trabalhou na Intel, sob liderança de Grove, e reconheceu o potencial dos OKRs para impulsionar o crescimento e o desempenho das empresas. A adoção dessa metodologia no Google contribuiu para o crescimento rápido e sustentável da companhia. 

Hoje em dia, os OKRs são usados por empresas de todos os tipos e tamanhos, justamente pela simplicidade e foco nos resultados que essa metodologia apresenta. 

👉 Leia também: O papel dos OKRs para startups de tecnologia

Template OKR Canvas

 

12 Benefícios do método OKR

Se você ainda está se perguntando porque os OKRs são tão vantajosos para a empresa e para os colaboradores, aqui vai uma lista com 12 benefícios de utilizar a metodologia

  1. Clareza de metas: por meio de objetivos claros e mensuráveis, todos da empresa entendem o que precisa ser alcançado; 
  2. Foco e direcionamento: os OKRs ajudam a concentrar esforços e recursos da companhia nas metas mais importantes, aumentando a eficiência do time; 
  3. Alinhamento organizacional: a metodologia garante que todos estejam trabalhando na mesma direção e contribuindo para os objetivos estratégicos; 
  4. Transparência e engajamento: todos compreendem seu papel para o atingimento dos objetivos, o que resulta em um maior engajamento e senso de propósito dos colaboradores; 
  5. Melhoria na comunicação: os OKRs estimulam a comunicação e a colaboração entre as equipes, por isso, todos podem compartilhar ideias e recursos para alcançá-las; 
  6. Aumento de responsabilidade: afinal, cada membro da equipe é responsável por contribuir para os resultados-chave; 
  7. Inovação e criatividade: os OKRs desafiam os times a quebrarem a caixa, buscando soluções inovadoras e a experimentar abordagens diferentes para alcançar os resultados desejados; 
  8. Aprendizado contínuo: a revisão periódica dos OKRs permite avaliar o que funcionou, o que não funcionou e aplique essas lições aprendidas em ciclos futuros; 
  9. Desenvolvimento de habilidades: a definição dos OKRs pode ser uma oportunidade para identificar habilidades que a equipe precisa desenvolver para alcançar os objetivos, impulsionando o crescimento profissional; 
  10. Foco no que é importante: os OKRs ajudam a evitar aquela armadilha de ocupar-se com atividades que não contribuem para as metas estratégicas;
  11. Melhor gestão do tempo e recursos: ao ter objetivos claros, os OKRs ajudam a priorizar tarefas e alocar recursos de forma mais eficiente;
  12. Estímulo à cultura de melhoria: a metodologia OKR estimula as equipes a buscar constantemente maneiras de aprimorar seu desempenho e atingir resultados cada vez melhores.

 

Dessa maneira, a empresa ganha, pois tem resultados melhores; os colaboradores ganham, pois se sentem realizados e alinhados com o propósito da organização; e, claro, o RH e as lideranças ganham, pois conseguem provar o valor do seu trabalho e esforço por meio dos números e resultados.

👉 Leia também: Indicadores de desempenho: O que são, exemplos e como analisar?

 

5 passos para implementar OKRs na sua empresa

A seguir, vamos te explicar o que é importante na hora de implementar essa metodologia na sua empresa. Existem alguns passos-chave para garantir resultados eficazes, são eles: 

 

1. Definir a estratégia e cadências dos OKRs

Essa etapa envolve o planejamento de OKR, ou seja, definir uma estratégia clara para a empresa e determinar os detalhes do processo de implementação dos OKRs. 

É o momento em que a empresa vai identificar os objetivos estratégicos de longo prazo e traduzi-los em metas e KRs específicos. 

Além disso, é determinado o período de cada ciclo de OKR. Geralmente, trimestralmente, já que os ciclos de OKR são curtos. 

👉 Leia também: Planejamento Estratégico de OKR: aprenda a fazer um 

 

2. Alinhar os OKRs da empresa

Com a estratégia da companhia definida, é hora de desdobrá-la e traduzi-la em objetivos e resultados-chave para que todos os colaboradores entendam e trabalhem em direção de atingi-los. 

Nesse momento, acontecem as reuniões de início de semestre, que fazem parte das cerimônias de OKR e servem para fazer esses alinhamentos estratégicos. 

👉 Leia também: OKR para indústrias: Como transformar objetivos em resultados

 

3. Alinhar os OKRs dos times

Com os OKRs da empresa desenhados, o próximo passo é cada equipe desenvolver seus próprios OKRs, alinhados à estratégia da companhia. 

Dessa maneira, cada colaborador sente que seu trabalho realmente contribui que os objetivos gerais, o que pode aumentar o engajamento e a motivação no ambiente de trabalho. 

 

4. Acompanhar os objetivos e KRs 

Para acompanhar o progresso das metas, a metodologia conta com cerimônias de OKR. As principais cerimônias são:

  • as reuniões de início de trimestre (que explicamos no 2º passo);
  • os encontros de acompanhamento semanal (check-in);
  • de encerramento do trimestre.

 

As reuniões de check-in servem para debater os OKRs e resultados-chave atingidos. É nessa reunião que os líderes apresentam os status, comentam o que deu certo ou errado, e o que farão para atingir os resultados até o próximo check-in.

Essa reunião deve ser consistente e com uma periodicidade bem definida. Combine junto com sua equipe se ela será semanal ou quinzenal, e se atenha às datas definidas.

Durante esse momento, é importante: 

  • falar sobre os resultados atingidos;
  • debater sobre os objetivos gerais e ações das equipes;
  • comentar sobre o que esperam alcançar até a próxima reunião de check-in. 

Nela, podem surgir insights para potencializar ainda mais as ações e facilitar a rotina dos times.

Se sua empresa é grande, o ideal é que cada gestor faça esse encontro com a sua equipe e, depois, leve o discutido para uma reunião de lideranças, para um debate mais tático sobre os resultados alcançados.

 

5. Revisar os OKRs no final de cada ciclo 

Ao final de cada ciclo OKR, é importante analisar o progresso em relação aos objetivos e resultados-chave, identificando os principais aprendizados e ajustar as metas para o próximo ciclo. 

Assim, a equipe consegue se adaptar e aprender constantemente como melhorar sua abordagem para ter resultados significativos.

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Qual a diferença entre OKR e KPI? 

Muitas pessoas confundem essas duas siglas e não entendem a diferença entre OKR e KPI, mas a verdade é que elas são métricas complementares. 

Enquanto os OKRs alinham e direcionam a empresa, os KPIs servem para validar se o caminho escolhido é o mais adequado. 

KPI significa “Key Performance Indicator”, ou seja, Indicador-chave de performance, uma ferramenta que verifica o crescimento de uma empresa.

De um lado, os OKRs se preocupam com as atividades que serão realizadas, do outro, o KPI se concentra no resultado – um se atém no “o que fazer”, enquanto o segundo avalia “como está sendo feito”. 

Alguns exemplos de KPIs são:

  • NPS;
  • Taxa de rejeição;
  • Custo de aquisição do cliente (CAC);
  • Receita Mensal Recorrente (RMR);
  • Taxa de rotatividade (churn rate).

 

Como escrever OKRs de forma eficaz

Para dominarmos a prática de escrever bons OKRs, precisamos entender o que define os objetivos e resultados-chave para não confundi-los. 

 

Objetivos

Os objetivos ajudam a responder para onde queremos ir. Por isso, eles devem ser qualitativos e inspirar as suas equipes a andarem na mesma direção para alcançarem resultados cada vez melhores. 

Para escrever um bom objetivo, podemos seguir a estrutura: verbo + o que queremos fazer + motivo/impacto no negócio.

Exemplos de objetivos

  • “Construir uma cultura de inovação e criatividade que atraia os melhores talentos do mercado” 
  • “Desenvolver nossos colaboradores para se tornarem líderes excepcionais”
  • “Posicionar a marca como líder de mercado”
  • “Criar um ninho mais felizes, rampado e diverso” 

 

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Resultados-chave

Nos OKRs, os resultados-chave são números e métricas que demonstram de que forma se está atingindo o objetivo inspirador. Diferentemente dos objetivos, eles devem ser quantitativos e mensuráveis.

Enquanto o objetivo nos ajuda a responder “para onde queremos ir”, os resultados-chave são números que ajudam a responder “como sei que estou chegando lá?”.

Expressando um marco que seja fácil de medir, os resultados-chave devem descrever resultados, e não esforço ou tarefas.

Para escrever um bom resultado-chave, podemos seguir a estrutura: verbo + o que será medido + meta.

Exemplos de resultados-chave

  • “Crescer de 1.000 para 2.000 visitantes no blog”
  • “Reduzir de 45 para 21 dias o tempo de onboarding dos colaboradores”
  • “Vender para 150 novos clientes PME”
  • “Ter um eNPS acima de 70”

 

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Exemplos de OKR

Para explicar melhor como funciona na prática, separamos alguns exemplos de OKRs. Vamos dividi-los por departamentos para você se inspirar na hora de escrever os da sua empresa. Confira! 

 

OKRs para a empresa

✨ Objetivo: Ser referência em tecnologia para gestão estratégica de pessoas 

👉 Resultado-chave 1: Alcançar 100 mil usuários na plataforma.

👉 Resultado-chave 2: Atingir um NPS maior ou igual a 50. 

👉 Resultado-chave 3: Ter um eNPS maior ou igual a 80. 

 

OKRs para o time de Marketing

✨ Objetivo: Gerar os leads mais incríveis do mundo

👉 Resultado-chave 1: aumentar o tráfego do site para 25.000 acessos.

👉 Resultado-chave 2: capturar 1.000 prospects para base através de landing pages e blog.

👉 Resultado-chave 3: gerar 500 MQLs através do site.

Leia mais em: OKR de Marketing: O que é + 14 exemplos práticos 

 

OKRs para o time de Produto

✨ Objetivo: Ter um produto em que os usuários sejam viciados

👉 Resultado-chave 1: lançar a funcionalidade X até o dia tal.

👉 Resultado-chave 2: melhorar o desempenho da página Y em 20%.

👉 Resultado-chave 3: aumentar a utilização mensal de 45% para 70%.

 

OKRs para o time de CS 

✨ Objetivo: Fazer os clientes nos amarem

👉 Resultado-chave 1: fazer reunião trimestral com 100% dos clientes.

👉 Resultado-chave 2: reduzir o tempo de ativação de 30 dias para 15 dias.

👉 Resultado-chave 3: alcançar um NPS acima de 70.

 

OKRs para o time de RH

✨ Objetivo: Entregar experiências fodásticas do início ao infinito

👉 Resultado-chave 1: Garantir 100% de execução dos 1on1 por parte dos gestores

👉 Resultado-chave 2: Ter NPS do processo seletivo maior ou igual a 75

👉 Resultado-chave 3: Realizar 100% do projeto de vagas de ação afirmativa

Leia mais em: OKR para RH: 23 exemplos para elevar o nível da sua gestão

 

Erros de OKR para evitar na sua empresa 

Essa metodologia tem algumas peculiaridades nas quais devemos prestar atenção. Alguns erros comuns podem comprometer a entrega de resultados e colocar a estratégia em xeque. 

Confira agora os principais erros que você deve evitar no seu negócio quando o assunto é OKR: 

 

1. Atrelar os Objetivos e Resultados-Chave a um bônus

Ao atrelar diretamente a bônus ou remuneração variável, o processo fica travado. Isso porque ao invés dos colaboradores pensarem em objetivos e metas audaciosas, eles pensarão diretamente em algo que eles sabem que vão atingir, gerando ganho financeiro.

 

2. Resultados-chave como atividade

Por natureza, a primeira coisa que pensamos quando temos uma meta é o que faremos para atingi-la. Porém, os resultados-chave precisam ser realmente resultados e não atividades, projetos ou afazeres relacionados a esforço.

 

3. Objetivos top-down 

Os objetivos e resultados-chave não podem ser 100% definidos pela liderança. A ideia é que alguns objetivos venham da liderança, mas que as equipes consigam e possam criar seus próprios OKRs se baseando nos objetivos das áreas e/ou da empresa.

 

4. Resultados-chave com indicadores de saúde

Os resultados-chave não devem conter indicadores de saúde do seu negócio. Sabe aquele indicador que está bom há meses? Ele não deve estar no OKR. Aqui devemos ter apenas indicadores que queremos melhorar e impactar o negócio.

 

5. Não realizar reuniões de check-in

Um dos erros mais comuns e perigosos na utilização do framework é não realizar as reuniões de check-in. A reunião permite um alinhamento e acompanhamento contínuo, garantindo sucesso na entrega dos resultados.

 

Curso de OKR Gratuito

Se você estava procurando uma certificação de OKR, você precisa conferir a nossa Masterclass OKR Essencial para aprender a organizar melhor os objetivos a serem atingidos pela sua empresa e por cada departamento. 

O curso é gratuito e com certificado de conclusão para você atualizar no currículo e no LinkedIn. Você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? 

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Certificação OKR

 

Feedz: ferramenta de OKR e gestão de metas

Como vimos nesse conteúdo, o OKR é capaz de transformar a cultura da empresa, trazendo um ambiente colaborativo em que as pessoas trabalhem em sintonia para alcançar os objetivos que têm em comum.

Essa metodologia pode ser ainda mais fácil de ser implementada quando se conta com o apoio de um software de OKR que permite o acompanhamento contínuo e em tempo real dos objetivos e resultados-chave. 

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