O que é ouvidoria interna e quais os principais passos para implementar?

A ouvidoria interna é considerada um recurso essencial para criar espaços de diálogo. Sair do modo automático é a primeira estratégia para estimular a interação no ambiente organizacional. Mas, vamos com calma. Se você ainda não sabe o que é e como implementar a ouvidoria interna em seu negócio, te explicamos.

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O que é ouvidoria interna?

Sabe-se que uma boa comunicação interna é capaz de impulsionar o desempenho dos colaboradores e dos negócios, impactando diretamente nos resultados esperados. A ouvidoria interna é um canal de intermediação criado para prestar atendimento, solucionar conflitos e ampliar espaços de fala de forma transparente dentro de uma organização. 

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Ou seja, um dos seus objetivos é aumentar a satisfação e a transformação do ambiente organizacional. Mas, como colocar isso em prática, você deve estar se perguntando. As palavra-chaves são: humanização e foco nos colaboradores. Dessa forma, é possível proporcionar um envolvimento positivo entre diferentes níveis hierárquicos de uma instituição.

Dicas para implementar

Qual é a melhor forma de aplicação? Você deve ter em mente uma nova era, focada na satisfação e engajamento dos colaboradores. A ouvidoria interna deve ser utilizada para estimular o fator humano, com todos integrantes da organização — incluindo líderes. Confira boas práticas para preparar seu negócio:

Planeje estratégias

Crie um espaço seguro, permitindo que os colaboradores sintam-se confortáveis ao se expor. Forneça canais para feedback e compartilhamento de ideias incentivando a comunicação entre departamentos, como um fórum. Além disso, vale ressaltar que é vital realizar perguntas de forma regular, evitando a desmotivação.

Mantenha as portas abertas

Considere estimular a diversidade e o respeito. Para que sua empresa seja bem-sucedida é importante garantir um ambiente com fluidez de informações, permitindo trocas honestas sobre ocorrências negativas. A ouvidoria interna  deve abrir a comunicação para que todos sintam-se bem-vindos a compartilhar suas experiências, anseios e dores profissionais e/ou pessoais.

Inspire ações

Ao criar uma cultura de trabalho saudável é possível aumentar a participação dos funcionários. Você pode fazer isso incluindo: 

Todas essas ferramentas facilitam o dia a dia e a comunicação, mas é necessário comprometer-se e adotar abordagens especializadas para obter resultados positivos. Então, que tal começar a pensar em reformulações? E se você já tem utilizado essas práticas, conte para a gente, como esses métodos têm beneficiado seu negócio?