[MicroPost] Acompanhar a produtividade da equipe

A preocupação pelo desempenho e produtividade dentro das empresas é algo estudado e buscado por gestores há anos.

Quando o coronavírus cruzou os continentes e chegou nas Américas, ficou clara a busca incessante por respostas de como medir ou acompanhar a produtividade das equipes e como fazer isso num momento de caos e de distanciamento social.

A verdade é que muitos gestores fizeram um mau trabalho até ontem e quando tudo ficou mais frágil e em um ambiente distante do seus olhos, a situação ficou ainda mais complicada.

Os líderes “ficaram cegos” em relação a sua equipe. Quem controlava as pessoas no feeling ou ficavam de olho na tela do computador da equipe para entenderem o que estavam fazendo, acabaram sentindo mais.

Na prática, para mitigar esses problemas, os gestores junto com suas equipes e/ou com apoio do RH, deve trabalhar duas vertentes: objetivos e processos de trabalho.

Objetivos visa alinhar o time para onde estão indo e porquê. Correr todo mundo consegue, a questão é correr para a direção certa. Poderia escrever horas aqui de como OKR deve encaixar bem no seu processo de gestão. Mas você pode ler mais sobre isso aqui.

O segundo ponto são os processos de trabalho. Precisamos de algo simples e pouco burocrático.

Minha sugestão é a utilização das melhores práticas das equipes ágeis. Rodar reuniões semanais (weekly meeting) para alinhamento de contexto e reuniões diárias (daily meeting) para entender rapidamente em que ponto a equipe está e se tem algo bloqueando suas atividades.


One Reply to “[MicroPost] Acompanhar a produtividade da equipe”

Comments are closed.