Manual Feedz contra o coronavírus: como reduzir os efeitos do COVID-19 nos seus negócios

01. Comunicados

Quem não se comunica, se trumbica.

Sem uma boa comunicação interna seu time estará perdido.

Lembra daqueles comunicados que você fazia pessoalmente no escritório, no mural de avisos ou na intranet? Com a tecnologia, dispondo de um ambiente online e interativo, conversar com colaboradores nunca foi tão fácil. Nem pense em comunicar só por email e/ou whatsapp!

É muito importante manter a frequência de comunicados temporais e atemporais, para consulta a qualquer momento — o que pode ajudar no onboarding remoto também.

Veja: 30 coisas que você deve informar a todos para melhorar a comunicação interna.

Ações práticas:

  • Envie um comunicado sobre o coronavírus — recomendações informativas;
  • Envie um comunicado com dicas sobre o home office: “como fazer uma daily?” “como organizar o seu espaço?” “como manter a produtividade?”
  • Envie um comunicado com orientações sobre como vão funcionar os processos nesse período e canais de comunicação
  • Envie um comunicado respondendo as principais dúvidas que surgiram na última semana (FAQ);
  • Envie um comunicado, em vídeo, com uma mensagem do CEO para o time;
  • Envie um comunicado com atualizações positivas sobre o coronavírus;
  • Envie um comunicado com dicas de colaboradores para manter a produtividade em home office;
  • Envie um comunicado sobre o futuro próximo da empresa;
  • Envie um comunicado para os gestores estimulando o envio de comunicados para os times.
CONFIRA EXEMPLOS DE COMUNICADOS

02. Termômetro de Humor

Não te deixamos no escuro emocional.

Mantenha a saúde mental do seu colaborador em boas mãos.

Com os colaboradores em casa, fora do convívio diário do escritório, é indispensável para a empresa entender os sentimentos e as oscilações de humor ao longo da semana.

Todos sabemos que as emoções impactam na produtividade, que influencia os resultados.

A GPTW acaba de publicar que agora é justamente o momento de escutar os colaboradores.

Ações práticas:

  1. Envie uma Pesquisa Rápida para todos os colaboradores perguntando como estão se sentindo e estimulando que respondam o humor na Feedz
  2. Envie essa mesma mensagem no grupo da empresa no whatsapp, ou individualmente por meio de uma lista de transmissão para os colaboradores, que receberão individualmente;
  3. Envie um email para os gestores perguntando como estão se sentindo em relação ao time, orientando como se acompanha o humor;
  4. Pergunte semanalmente para todos como foi a semana.
CONFIRA EXEMPLOS DE EMAILS

03. Mural de Celebrações

O reconhecimento não pode parar.

Celebrar pequenas vitórias motiva os colaboradores remotos.

Esse é um ótimo canal de integração entre as pessoas e os times. Toda manifestação de comportamentos e resultados admiráveis, deve ser comemorada na Feedz. Isso fará com que as pessoas continuem se sentindo próximas uma das outras.

O Mário Cortella diz que reconhecimento é a melhor maneira de se incentivar alguém.

Veja: 11 exemplos práticos de celebrações que você pode fazer no dia a dia.

Ações práticas:

  1. Envie um email para os gestores reforçando a importância de reconhecer os liderados;
  2. Faça uma celebração por semana para inspirar pelo exemplo;
  3. Celebre com todos a cada conquista durante esse período;
  4. Envie um email para o CEO reforçando a importância de reconhecer o times;
  5. Celebre alguém que se recuperou de saúde, celebre aniversários, um novo colaborador que acabou de chegar, clientes, parcerias, volta de férias, alguém que ajudou alguém;
  6. Celebre o aniversário da empresa ou uma data especial;
  7. Mande uma mensagem às sexta-feiras no grupo da empresa dizendo: Sextou, gente! Hoje é dia de celebrar o que de mais legal aconteceu na empresa nesta semana.


04. Feedback contínuo e situacional

Um presente ao desenvolvimento.

Em home office trocar feedbacks fará toda a diferença.

Com os colaboradores remotos, o envio de feedbacks é essencial. Imagine estar realizando um trabalho à distância e não saber se está indo bem ou não. Poder solicitar um feedback pode impactar diretamente no resultado final. 

Enviar feedbacks é a ferramenta mais simples e poderosa para aumentar o desempenho na empresa.

Confira 5 feedbacks reais para impulsionar a produtividade dos colaboradores

 

Ações práticas:

  1. Solicite que os gestores enviem, pelo menos, 1 feedback quinzenalmente;
  2. Envie um email para os gestores reforçando a importância de manter o envio de feedbacks para os liderados e como é bom também solicitar feedback para saber onde melhorar;
  3. Mande 1 feedback por semana para cada líder;
  4. Crie um cronograma de feedbacks, por exemplo: na primeira semana do mês enviar feedback para liderados X e Y, na terceira semana do mês, enviar para W e Z;
  5. Solicite Feedbacks para pessoas específicas, que valoriza muito a opinião, e/ou que trabalha contigo diretamente;
  6. Mande um Comunicado na Feedz para toda empresa reforçando a importância de manter a troca de feedbacks e solicitações de feedback, em meio ao trabalho remoto.


05. 1on1

A construção do círculo de confiança.

Os 30 min que impactam na qualidade do trabalho remoto.

Durante o trabalho remoto quanto mais alinhamento melhor, este é o momento ideal para ter uma conversa aberta entre líder e liderado. Mas, as calls precisam ser rápidas e eficientes, para isso, recomendamos que os líderes façam reuniões 1:1 a cada duas semanas com seus liderados. 

Com a Feedz, você terá tudo organizado, integrado com Google Agenda, além da possibilidade de fazer anotações, pautas prévias e planos de ação. 

Confira o último webinar sobre Reuniões 1:1 com nosso CEO, Bruno Soares.

Ações práticas:

  1. Faça 1:1 mensais com os gestores;
  2. Tome a iniciativa de marcar o primeiro 1:1 online;
  3. Sempre deixe agendado o próximo 1:1;
  4. Pergunte aos liderados qual a frequência que acham necessário ter reuniões de 1:1 durante o período de trabalho remoto;
  5. Leve as pautas para as reuniões para que o tempo de conversa seja mais eficaz e produtivo, e estimule que os outros façam o mesmo;
  6. Envie um email para os gestores reforçando a importância de manter esse laço e construção de confiança nesse momento delicado.

06. Pesquisas Internas

Fale menos, ouça mais!

Esteja a todo momento estimulando a colaboração e ative o senso de pertencimento.

Agora é o momento de ouvir mais do que nunca os colaboradores! Com as pessoas trabalhando remoto, manter a cultura viva, torna-se um desafio.

Com as pesquisas internas, é possível entender a visão dos colaboradores em cada dimensão do clima organizacional, influenciando na tomada de decisões. Além disso, deve-se fazer pesquisas rápidas sobre assuntos específicos e até eNPS para entender se houve diferença na satisfação com a empresa, agora em formato de trabalho home office. 

Veja: 70 perguntas para se fazer pesquisa interna

Ações práticas:

  1. O normal é rodar uma pesquisa eNPS a cada três meses, porém com a situação atual, sugerimos que seja mensal;
  2. Mande um email reforçando aos gestores que agora é o momento mais importante para se fazer pesquisa com os liderados. Eles mesmo podem fazer isso diretamente pela Feedz
  3. Rode pesquisas rápidas a cada duas semanas com gestores, times específicos ou toda empresa;
  4. Faça perguntas abertas para entender as dificuldades que os times estão passando no trabalho home office, com opção de ser anonimo ou não
  5. Mande um email para toda empresa reforçando a importância de responder as perguntas. Elas tem como objetivo promover melhorias em questões específicas ou resolver coletivamente assuntos gerais.

07. OKR

A metodologia de Gestão do Google.

Faça com que todos no trabalho remoto estejam indo na mesma direção.

A chance de perder o foco trabalhando em home office é grande. O módulo de gestão de OKR’s auxilia na organização dos objetivos e das metas da empresa e das equipes. Com flexibilidade, o software permite revisitar e replanejar os objetivos de acordo com o momento. 

Manter o ritual dos checkins semanais é ainda mais importante. 

Veja: Webinar 10 passos para simplificar sua Gestão de OKR, com nosso CEO, Bruno Soares.

Ações práticas:

  1. Envie um email para os líderes reforçando a importância de se ajustar os OKRs com foco na superação dessa fase ou levando em conta o home office em quarentena;
  2. Recomende call entre os líderes e também entre líderes e liderados para definição dos próximos OKRs, para que as definições não sejam top-down;
  3. Mantenha o ritual de check ins semanais, em call, com todos participando e discutindo a evolução dos resultados-chave;
  4. Insira objetivos individuais para ajudar a entender quais pessoas estão envolvidas em quais projetos, tendo a oportunidade de colocar suas tarefas foco da semana;
  5. Utilize o recurso de Tarefas do OKR da Feedz para saber o que precisa ser feito naquela semana para conseguir avançar em algum resultado-chave, dentro do objetivo.

CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.
Back To Top