Inovação no RH: o que é, benefícios, exemplos e como aplicar

A inovação no RH é necessária para alcançar e reter novos talentos, como também elevar um negócio para outro nível.

A inovação é necessária para que as empresas consigam o seu lugar ao sol no mercado atual. Da mesma forma que todos os departamentos de um negócio precisam de inovação, o RH não fica atrás, e precisa desse recurso valioso para angariar e reter grandes talentos. 

Você tem dúvidas do poder de um RH inovador? Para que isso fique mais claro na sua cabeça, saiba que uma pesquisa feita pela McKinsey mostrou que 84% dos executivos consideram a inovação como um importante fator de crescimento para a empresa.

Um RH inovador tem como principal função desenvolver estratégias que levam ao bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, dando uma boa quantidade de estímulo para eles e, consequentemente, proporcionando maior produtividade no trabalho e engajamento dos funcionários.

Quando trabalha com inovação, o RH abre mão das suas características burocráticas e assume a missão de um setor estratégico.

 

O que é inovação no RH?

A inovação no setor de Recursos Humanos surge quando atende alguns pontos de expectativa específicos em relação à área. Diferente da maioria dos outros departamentos de uma empresa, ela não pode ganhar tal título somente por alcançar as metas ou, simplesmente, por um serviço bem feito. 

Um RH inovador precisa, necessariamente, ter duas características básicas: acessibilidade e utilidade. Em resumo, o departamento precisa alcançar todos os colaboradores da empresa, sendo útil em todos os aspectos possíveis para que o negócio funcione. 

Dito isso, podemos afirmar que a inovação no RH é a capacidade do departamento de usar todas as técnicas e tecnologias a favor de um trabalho bem feito. Acima de tudo, que alcance todos os colaboradores de forma igual e satisfatória, ajudando a empresa a realizar o seu trabalho de forma eficaz. 

Sobretudo, ela alcançará esse título usando uma arma essencial para se destacar no mercado atualmente: a inovação. No mundo atual, quem não inova acaba ficando para trás e, consequentemente, não consegue atrair e reter talentos no mercado. 

 

Características da inovação no RH

Trabalho em equipe no RH

 

Você consegue caracterizar um RH tradicional? Podemos dizer que ele:

  • não arrisca e se mantém no mesmo lugar sempre;
  • foco total na burocracia;
  • foco nos sistemas hierárquicos;
  • inflexível nos modelos de trabalho;
  • só o chefe fala;
  • medo de novas tecnologias que alterem a rotina da empresa;
  • prioriza apenas o lado profissional.

Isso é completamente o oposto de um RH inovador. As características de um RH inovador são:

  • capacidade para se abrir a novas ideias; planos e estratégias; 
  • menos burocracia; 
  • gestão humanizada;
  • flexibilidade de horário, local de trabalho e aceita bem o home office; 
  • colaboradores têm voz nas decisões da empresa;
  • automatização é uma das prioridades;
  • aliar a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

 

Quais os benefícios da inovação para o RH?

Você já sabe o que é a inovação no RH, e a sua responsabilidade com outros departamentos da empresa.

Mas você sabe quais são os benefícios que a inovação nos Recursos Humanos pode trazer Separamos algumas para você, confere aí! ?

 

1. Processos mais ágeis

O foco no clima organizacional e no bem-estar dos colaboradores acaba tornando-os mais dedicados, proativos e, sobretudo, comprometidos com os objetivos da empresa. 

Consequentemente, isso gera uma dinâmica maior aos processos diários. Em resumo, a inovação no RH deixa todos os processos mais ágeis. 

 

2. Mais tempo para cuidar das pessoas

Os Recursos Humanos possuem características burocráticas inatas, pois fazem parte do trabalho. Apesar disso, quando existe a pretensão da inovação para se diferenciar no mercado, é necessário focar no lado humano e colocar como prioridade o bem-estar dos colaboradores. 

Quando o RH dedica um tempo maior para cuidar do dia a dia de todos os colaboradores, ela alcança maior qualidade nos departamentos, priorizando o lado humano da empresa. Portanto, um dos principais benefícios da inovação é dar mais tempo para cuidar das pessoas

 

3. Pensar fora da caixa

A inovação no RH anda lado a lado do pensamento fora da caixa. Ele instiga os colaboradores a praticarem a criatividade todos os dias, e isso é uma regra básica para que a inovação aconteça. 

Consequentemente, problemas impossíveis acabam virando desafios para as equipes que ganham uma oportunidade de explorar suas criatividades. Em resumo, o RH inovador estimula o pensamento fora da caixa dos colaboradores. 

 

4. Engajamento

Um RH inovador se preocupa com o bem-estar pessoal de todos os colaboradores. É preciso buscar estratégias para que haja um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de todos os colaboradores. Assim, os profissionais se sentem mais engajados com a empresa. 

Quando eles reconhecem a preocupação e os esforços da companhia, se comprometem e produzem mais. Eles realmente buscam dar seu esforço em troca para o negócio. 

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae mostrou que sucesso profissional é um reflexo do equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho para mais de 39% dos profissionais.

 

5. Interação entre as equipes

Trazer inovação para o RH aumenta a interação entre as equipes. Com uma abertura maior a criatividade e uma aceitação elevada a novas ideias, o trabalho em conjunto é facilitado.

Consequentemente, causa o compartilhamento de ideias em reuniões, brainstorms e debates, tendo o diálogo e o trabalho em equipe favorecido.

 

6. Aumento da competitividade

Um RH inovador aumenta a competitividade da empresa, colocando a companhia em outro nível no mercado. Isso facilita uma aproximação maior com seus talentos e clientes.

Sobretudo, a divulgação e exposição da marca se tornam mais efetivas. Isso é um diferencial que uma empresa tem para outra.

 

O papel do RH no apoio à inovação e criatividade 

Um RH inovador é aquele que tem a capacidade para se abrir a novas ideias, planos e estratégias, como também é aquele que aceita a mudança como algo bom. 

Além disso, ele tem a capacidade de humanizar o setor, trabalhando arduamente para que o colaborador alie trabalho e qualidade de vida.

Em resumo, a inovação no RH propõe ações de melhoria do clima organizacional e bem-estar profissional, para que esse cenário potencialize a produtividade da equipe.

Uma vez que essas estratégias estão em percurso, e a produtividade da equipe em alta, a criatividade vai aflorar e os resultados serão os melhores possíveis, assim como faturamento.

O RH é, de certa forma, responsável pelo resultado de todos os departamentos e atua no apoio à inovação e à criatividade

 

Como inovar no RH

Inovação no RH

Por fim, existem várias formas de inovar no RH. Nós separamos três formas para te ajudar, confira!

 

1. Use a tecnologia

A internet traz agilidade e eficiência para os processos ao encurtar distâncias e diminuir custos dentro de uma organização. Isso, certamente, pode trazer a inovação necessária para os Recursos Humanos. 

Atualmente, os setores de RH possuem softwares com várias funcionalidades, desde ferramentas para recrutamento e seleção, até softwares avançados de mapeamento de perfil comportamental.

Isso traz outra dinâmica de trabalho e uma visão mais elaborada dos profissionais da companhia.

Além disso, o uso das tecnologias torna mais eficiente a análise de dados, fundamental para que o RH seja mais estratégico dentro das empresas. Tudo isso possibilita a inovação. 

 

2. Esteja atento à capacitação

Além de fazer contratações de forma certa, também é preciso pensar em soluções para fazer os colaboradores evoluírem.

É preciso incentivá-los a melhorar constantemente, subsidiando meios para que eles continuem a adquirir mais conhecimento e estejam alinhados com a posição que ocupam. 

Em resumo, é preciso criar programas de capacitação. Treinamentos, universidade corporativa, palestras, reuniões, trilhas de carreira, e todos os tipos de novidades que podem aperfeiçoar o desempenho dos profissionais deverão sempre ser levados em consideração pelo RH, tornando a inovação mais fácil de fluir. 

 

3. Utilize a estratégia de gamificação 

A gamificação é uma estratégia que gera motivação por meio de reconhecimento e colaboração entre seus participantes, estimulando o engajamento com o negócio da empresa.

Ela incentiva o usuário a realizar o treinamento e participar de uma competição saudável por conhecimento.

O processo de gamificação transmite o conteúdo de maneira interativa e divertida, permitindo ao usuário ser inserido dentro de um storytelling, o que torna mais interessante a absorção das informações. Ela faz isso através de diferentes mecânicas diferentes. 

Um RH inovador deve ser útil para as pessoas, e também precisa compartilhar e manter um bom fluxo de comunicação para incentivar o comprometimento de todos em busca de novas soluções.

 

Conclusão 

Inovar, seja em qualquer área, é sempre uma tarefa difícil. Mas o que as empresas, e até mesmo os colaboradores, precisam ter em mente é que mudanças, principalmente aquelas que vêm para melhorar, são extremamente importantes para o crescimento. Parece difícil, mas construir um RH inovador pode revolucionar as relações entre colaboradores e a companhia. 

Apesar de complicado, é preciso estabelecer caminhos viáveis para que o processo inovador seja benéfico. Sendo assim, observe o ambiente da empresa, avalie as oportunidades, seja criativo e, acima de tudo, tenha liberdade para expandir os pensamentos em prol de um melhor ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar