Inovação no RH: o que é, benefícios, exemplos e como aplicar

A inovação no RH é necessária para alcançar e reter novos talentos, como também elevar um negócio para outro nível.
Inovação no RH

A inovação é necessária para que as empresas consigam o seu lugar ao sol no mercado atual. Da mesma forma que todos os departamentos de um negócio precisam de inovação, o RH não fica atrás, e precisa desse recurso valioso para angariar e reter grandes talentos. 

Voc√™ tem d√ļvidas do poder de um RH inovador? Para que isso fique mais claro na sua cabe√ßa, saiba que uma pesquisa feita pela McKinsey mostrou que 84% dos executivos consideram a inova√ß√£o como um importante fator de crescimento para a empresa.

Um RH inovador tem como principal função desenvolver estratégias que levam ao bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, dando uma boa quantidade de estímulo para eles e, consequentemente, proporcionando maior produtividade no trabalho e engajamento dos funcionários.

Quando trabalha com inovação, o RH abre mão das suas características burocráticas e assume a missão de um setor estratégico.

 

O que é inovação no RH?

A inovação no setor de Recursos Humanos surge quando atende alguns pontos de expectativa específicos em relação à área. Diferente da maioria dos outros departamentos de uma empresa, ela não pode ganhar tal título somente por alcançar as metas ou, simplesmente, por um serviço bem feito. 

Um RH inovador precisa, necessariamente, ter duas caracter√≠sticas b√°sicas: acessibilidade e utilidade. Em resumo, o departamento precisa alcan√ßar todos os colaboradores da empresa, sendo √ļtil em todos os aspectos poss√≠veis para que o neg√≥cio funcione.¬†

Dito isso, podemos afirmar que a inovação no RH é a capacidade do departamento de usar todas as técnicas e tecnologias a favor de um trabalho bem feito. Acima de tudo, que alcance todos os colaboradores de forma igual e satisfatória, ajudando a empresa a realizar o seu trabalho de forma eficaz. 

Sobretudo, ela alcançará esse título usando uma arma essencial para se destacar no mercado atualmente: a inovação. No mundo atual, quem não inova acaba ficando para trás e, consequentemente, não consegue atrair e reter talentos no mercado. 

 

Características da inovação no RH

Trabalho em equipe no RH

 

Você consegue caracterizar um RH tradicional? Podemos dizer que ele:

  • n√£o arrisca e se mant√©m no mesmo lugar sempre;
  • foco total na burocracia;
  • foco nos sistemas hier√°rquicos;
  • inflex√≠vel nos modelos de trabalho;
  • s√≥ o chefe fala;
  • medo de novas tecnologias que alterem a rotina da empresa;
  • prioriza apenas o lado profissional.

Isso é completamente o oposto de um RH inovador. As características de um RH inovador são:

  • capacidade para se abrir a novas ideias; planos e estrat√©gias;¬†
  • menos burocracia;¬†
  • gest√£o humanizada;
  • flexibilidade de hor√°rio, local de trabalho e aceita bem o home office;¬†
  • colaboradores t√™m voz nas decis√Ķes da empresa;
  • automatiza√ß√£o √© uma das prioridades;
  • aliar a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

 

Quais os benefícios da inovação para o RH?

Você já sabe o que é a inovação no RH, e a sua responsabilidade com outros departamentos da empresa.

Mas voc√™ sabe quais s√£o os benef√≠cios que a inova√ß√£o nos Recursos Humanos pode trazer Separamos algumas para voc√™, confere a√≠! ūüĎá

 

1. Processos mais √°geis

O foco no clima organizacional e no bem-estar dos colaboradores acaba tornando-os mais dedicados, proativos e, sobretudo, comprometidos com os objetivos da empresa. 

Consequentemente, isso gera uma din√Ęmica maior aos processos di√°rios. Em resumo, a inova√ß√£o no RH deixa todos os processos mais √°geis.¬†

 

2. Mais tempo para cuidar das pessoas

Os Recursos Humanos possuem características burocráticas inatas, pois fazem parte do trabalho. Apesar disso, quando existe a pretensão da inovação para se diferenciar no mercado, é necessário focar no lado humano e colocar como prioridade o bem-estar dos colaboradores. 

Quando o RH dedica um tempo maior para cuidar do dia a dia de todos os colaboradores, ela alcança maior qualidade nos departamentos, priorizando o lado humano da empresa. Portanto, um dos principais benefícios da inovação é dar mais tempo para cuidar das pessoas. 

 

3. Pensar fora da caixa

A inovação no RH anda lado a lado do pensamento fora da caixa. Ele instiga os colaboradores a praticarem a criatividade todos os dias, e isso é uma regra básica para que a inovação aconteça. 

Consequentemente, problemas impossíveis acabam virando desafios para as equipes que ganham uma oportunidade de explorar suas criatividades. Em resumo, o RH inovador estimula o pensamento fora da caixa dos colaboradores. 

 

4. Engajamento

Um RH inovador se preocupa com o bem-estar pessoal de todos os colaboradores. √Č preciso buscar estrat√©gias para que haja um equil√≠brio entre a vida pessoal e profissional de todos os colaboradores. Assim, os profissionais se sentem mais engajados com a empresa.¬†

Quando eles reconhecem a preocupação e os esforços da companhia, se comprometem e produzem mais. Eles realmente buscam dar seu esforço em troca para o negócio. 

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae mostrou que sucesso profissional é um reflexo do equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho para mais de 39% dos profissionais.

 

5. Interação entre as equipes

Trazer inovação para o RH aumenta a interação entre as equipes. Com uma abertura maior a criatividade e uma aceitação elevada a novas ideias, o trabalho em conjunto é facilitado.

Consequentemente, causa o compartilhamento de ideias em reuni√Ķes, brainstorms e debates, tendo o di√°logo e o trabalho em equipe favorecido.

 

6. Aumento da competitividade

Um RH inovador aumenta a competitividade da empresa, colocando a companhia em outro nível no mercado. Isso facilita uma aproximação maior com seus talentos e clientes.

Sobretudo, a divulgação e exposição da marca se tornam mais efetivas. Isso é um diferencial que uma empresa tem para outra.

 

O papel do RH no apoio à inovação e criatividade 

Um RH inovador é aquele que tem a capacidade para se abrir a novas ideias, planos e estratégias, como também é aquele que aceita a mudança como algo bom. 

Além disso, ele tem a capacidade de humanizar o setor, trabalhando arduamente para que o colaborador alie trabalho e qualidade de vida.

Em resumo, a inova√ß√£o no RH prop√Ķe a√ß√Ķes de melhoria do clima organizacional e bem-estar profissional, para que esse cen√°rio potencialize a produtividade da equipe.

Uma vez que essas estratégias estão em percurso, e a produtividade da equipe em alta, a criatividade vai aflorar e os resultados serão os melhores possíveis, assim como faturamento.

O RH é, de certa forma, responsável pelo resultado de todos os departamentos e atua no apoio à inovação e à criatividade. 

 

Como inovar no RH

Inovação no RH

Por fim, existem várias formas de inovar no RH. Nós separamos três formas para te ajudar, confira!

 

1. Use a tecnologia

A internet traz agilidade e efici√™ncia para os processos ao encurtar dist√Ęncias e diminuir custos dentro de uma organiza√ß√£o. Isso, certamente, pode trazer a inova√ß√£o necess√°ria para os Recursos Humanos.¬†

Atualmente, os setores de RH possuem softwares com várias funcionalidades, desde ferramentas para recrutamento e seleção, até softwares avançados de mapeamento de perfil comportamental.

Isso traz outra din√Ęmica de trabalho e uma vis√£o mais elaborada dos profissionais da companhia.

Além disso, o uso das tecnologias torna mais eficiente a análise de dados, fundamental para que o RH seja mais estratégico dentro das empresas. Tudo isso possibilita a inovação. 

 

2. Esteja atento à capacitação

Al√©m de fazer contrata√ß√Ķes de forma certa, tamb√©m √© preciso pensar em solu√ß√Ķes para fazer os colaboradores evolu√≠rem.

√Č preciso incentiv√°-los a melhorar constantemente, subsidiando meios para que eles continuem a adquirir mais conhecimento e estejam alinhados com a posi√ß√£o que ocupam.¬†

Em resumo, √© preciso criar programas de capacita√ß√£o. Treinamentos, universidade corporativa, palestras, reuni√Ķes, trilhas de carreira, e todos os tipos de novidades que podem aperfei√ßoar o desempenho dos profissionais dever√£o sempre ser levados em considera√ß√£o pelo RH, tornando a inova√ß√£o mais f√°cil de fluir.¬†

 

3. Utilize a estratégia de gamificação 

A gamificação é uma estratégia que gera motivação por meio de reconhecimento e colaboração entre seus participantes, estimulando o engajamento com o negócio da empresa.

Ela incentiva o usuário a realizar o treinamento e participar de uma competição saudável por conhecimento.

O processo de gamifica√ß√£o transmite o conte√ļdo de maneira interativa e divertida, permitindo ao usu√°rio ser inserido dentro de um storytelling, o que torna mais interessante a absor√ß√£o das informa√ß√Ķes. Ela faz isso atrav√©s de diferentes mec√Ęnicas diferentes.¬†

Um RH inovador deve ser √ļtil para as pessoas, e tamb√©m precisa compartilhar e manter um bom fluxo de comunica√ß√£o para incentivar o comprometimento de todos em busca de novas solu√ß√Ķes.

 

Conclusão 

Inovar, seja em qualquer √°rea, √© sempre uma tarefa dif√≠cil. Mas o que as empresas, e at√© mesmo os colaboradores, precisam ter em mente √© que mudan√ßas, principalmente aquelas que v√™m para melhorar, s√£o extremamente importantes para o crescimento. Parece dif√≠cil, mas construir um RH inovador pode revolucionar as rela√ß√Ķes entre colaboradores e a companhia.¬†

Apesar de complicado, é preciso estabelecer caminhos viáveis para que o processo inovador seja benéfico. Sendo assim, observe o ambiente da empresa, avalie as oportunidades, seja criativo e, acima de tudo, tenha liberdade para expandir os pensamentos em prol de um melhor ambiente de trabalho.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados