Gamificação nas empresas: o que é, exemplos e como funciona

Além de ser divertido, a  gamificação nas empresas pode ter um impacto positivo na motivação, no engajamento e até na felicidade dos funcionários.

Resumo

  • Benefícios da gamificação para as empresas

  • 7 exemplos de gamificação nas empresas

  • Case: entenda como a Feedz ajudou a Vibe tecnologia através da gamificação

Você sabia que o custo de substituição de um profissional desengajado pode chegar a 30% do seu salário anual? 

Esse valor é a soma de vários custos associados à substituição de um funcionário, como recrutamento, seleção, treinamento e a perda de produtividade durante a transição.

Nesse sentido, a gamificação nas empresas entra como uma das melhores técnicas para estimular a satisfação e aumentar o engajamento e motivação dos colaboradores.

Por isso, neste conteúdo vamos falar tudo o que você precisa saber para implementar a gamificação na sua empresa e aproveitar todas as vantagens que ela traz. 

Boa leitura! 

O que é gamificação nas empresas?

A gamificação é uma ferramenta que traz conceitos de jogos para práticas cotidianas do trabalho e tem como objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores.

Como funciona a gamificação nas empresas?

Essa prática usa ferramentas de jogos para gerar uma relação de desafio e recompensa no cérebro, aumentando nossa vontade de alcançar objetivos e celebrar conquistas.

Além de engajar os colaboradores, a gamificação nas empresas está se consolidando como uma metodologia ágil capaz de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e ainda impulsionar o atingimento das metas.

É possível aplicar esse conceito criando pontuações por atingimento de metas, conclusão de projetos ou demonstração de comportamentos como a colaboração e inovação. 

Esses pontos podem ser trocados por prêmios, como cartões-presente ou dias de folga adicionais, por exemplo. 

Saiba mais  em: 14 exemplos de gamificação em empresas de sucesso

 

 

A importância da gamificação nas empresas

A gamificação é importante, porque além de valorizar seus colaboradores e incentivar que os profissionais trabalhem motivados, ela  contribui para os resultados da empresa. 

De acordo com outra pesquisa feita pela consultoria Gallup, os colaboradores que acreditam no propósito do negócio e do seu trabalho aumentam a satisfação do cliente, chegando a vender 20% a mais do que os não engajados. 

O desempenho de uma forma geral, segundo o estudo, é 147% maior quando os profissionais têm identificação com o propósito da empresa.

Que tal usar a gamificação a seu favor  nesse processo?

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Como funciona a gamificação nas empresas?

No dia a dia, muitos dos aplicativos e marcas que usamos se utilizam de técnicas de gamificação mesmo sem percebermos. 

Alguns exemplos de gamificação são as estrelas com as quais avaliamos o motorista do app de carona, as informações que alimentamos no GPS e o cartão fidelidade que recebemos dos restaurantes. 

Todos esses exemplos nos estimulam a querer superar um desafio e “passar de fase”.

O conceito é o mesmo dentro das empresas. Criar ações gamificadas não significa montar um tabuleiro gigante ou criar jogos online com assuntos relacionados ao trabalho – apesar de que isso também pode ser feito.

7 Exemplos de gamificação nas empresas

Existem várias maneiras de aplicar o conceito de gamificação no ambiente de trabalho, veja alguns deles: 

  1. Criar um sistema de metas que gere bonificação, presentes ou dinheiro;
  2. utilizar uma plataforma de engajamento gamificada como a Feedz, que estimula uma ação diária em troca de pontos que compram presentes;
  3. Em uma loja de roupas, por exemplo, pode-se estimular que a cada venda os consultores ganhem cinco pontos, e quem chegar a uma determinada quantia de pontos primeiro ganha um desconto maior em uma peça da loja, ou até mesmo um dia de folga;
  4. Criar sistemas de pontos que os funcionários acumulam ao concluir tarefas e desafios. Esses pontos podem contribuir para avançar de nível, proporcionando um senso de progresso;
  5. uma empresa de tecnologia pode criar um programa onde os desenvolvedores ganham pontos ao concluir módulos de software, resolver bugs ou ajudar colegas. Esses pontos são exibidos em um leaderboard interno, incentivando a melhoria contínua e a colaboração;
  6. Transformar sessões de treinamento em experiências de jogo, onde os funcionários podem ganhar emblemas e certificados ao completar módulos de treinamento ou dominar novas habilidades. Isso pode incluir quizzes interativos, cenários de simulação ou desafios em equipe;
  7. Uma instituição financeira pode utilizar um aplicativo de treinamento gamificado onde os funcionários completam módulos sobre novos produtos e regulamentações. Ao progredirem, eles ganham emblemas e desbloqueiam conteúdos bônus, incentivando o aprendizado contínuo.

 

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Como a gamificação pode trazer engajamento?

Assim como em jogos, o desafio seguido de recompensa estimula que as pessoas se comprometam mais, queiram chegar até o fim da jornada e ganhar alguma coisa com isso. 

Em alguns casos, só o fato de estar “na frente” de seus colegas em um sistema de pontuação já serve de motivação.

Mas, antes de implementar algo neste sentido na empresa é preciso olhar para o perfil dos colaboradores. 

Se a competitividade em grupo não for uma característica que se sobressaia, o melhor é optar por técnicas que ofereçam benefícios individuais.

Já se a equipe é competitiva, exibir a pontuação pode ser uma boa estratégia para estimular a competição saudável. 

Se a equipe como um todo não trabalha em sinergia, é possível criar um desafio onde pontua quem traz mais resultados a partir de trabalho conjunto, por exemplo.

Essa ferramenta pode ser usada para gerar engajamento em várias áreas e aprimorar processos que podem impulsionar o desenvolvimento do time e melhorar ainda mais os resultados.

O importante é olhar para o time de colaboradores da empresa, entender o perfil e as necessidade, para aí sim procurar por uma solução gamificada.

 

Como usar a gamificação nas empresas: Veja o passo a passo!

A implementação da gamificação precisa ser feita estrategicamente para que os benefícios sejam colhidos. 

O primeiro passo é já ter um conhecimento prévio do perfil da equipe

para propor desafios que façam sentido com suas personalidades. 

6 passos para implementar uma estratégia de gamificação de sucesso: 

  • Faça o uso de storytelling junto com a estratégia;
  • Defina os objetivos;
  • Deixe claro as recompensas e conquistas;
  • Defina as regras; 
  • Motive a equipe
  • Monitore os resultados e mude a rota, se necessário.

Case: entenda como a Feedz ajudou a Vibe tecnologia através da gamificação

A Vibe é cliente da Feedz desde o início da pandemia, em 2020. A empresa era adepta do modelo presencial e passou a ser 100% remota desde então. 

Conversamos com Robertson Monteiro, diretor de Recursos Humanos da Vibe Tecnologia, e ele nos contou como a gamificação que a empresa adotou  ajuda diariamente no engajamento de seus colaboradores. 

“A Feedz nos ajudou muito nesse início de transição do presencial para o remoto, principalmente para manter a proximidade das conversas com os colaboradores. […]” Atualmente, a empresa tem 130 funcionários. 

“A Gamificação foi uma virada de chave. […]” Robertson comenta que a empresa também utiliza outras funcionalidades da Feedz, como Celebrações, Termômetro do humor e Feedbacks, mas notou que a Gamificação era o que mais gerava engajamento em seus colaboradores.

A partir disso, o RH percebeu uma oportunidade de engajar ainda mais suas pessoas e criou a Vibe Store; uma loja com vários produtos personalizados da empresa, que os colaboradores podem comprar com Vibe Coins acumulados da gamificação. 

Bonés, canecas e camisetas da Vibe são alguns dos produtos encontrados lá. Além disso, o RH fez uma pesquisa para saber o que os colaboradores mais queriam e acrescentaram na loja, como fones de ouvido e mouse sem fio, por exemplo. 

Hoje, todas as ações que a Vibe faz estão na Feedz e toda a empresa tem acesso à informação de forma fácil!

Outro ponto citado por Robertson é que a Gamificação tem benefícios, inclusive, na marca e na cultura da empresa, uma vez que os colaboradores postam nas redes sociais os prêmios da lojinha e promovem o bem-estar da empresa.

“Vibe Store e Vibe Coins + Feedz é uma parceria de sucesso, mas ainda ttem muitas outras ações que a gente quer fazer com a Feedz.”

Manual prático de como engajar seu time

Como uma plataforma totalmente gamificada pode ajudar sua empresa a implementar a gamificação?

Elaborar um processo estratégico e eficaz de gamificação pode não ser tarefa fácil no início. 

Por isso, um jeito de começar a ter uma cultura gamificada é apostar em ferramentas que automatizam essa tarefa, como a Feedz. Veja o que é possível fazer na plataforma:

 

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