hobby trabalho carreira vocação

[FeedzWriter] Você sabe a diferença entre Hobby, Trabalho, Carreira e Vocação? – Por Ana Lígia Bacca

+ Sobre Ana Lígia
Gerente de Recursos Humanos, responsável pelos programas de Desenvolvimento Organizacional de Brasília e Minas Gerais na Stefanini Brasil.

 

Assisti um vídeo recentemente que me gerou bons insights a respeito e quero dividir com vocês! Em tempos que estamos reinventando e adaptando tudo ao nosso redor, vale a pena se permitir ressignificar esses conceitos também!

Hobby

Hobby é algo onde não há obrigação nenhuma, aliás, você nem precisa ter um hobby mas se tiver que ele te dê satisfação e bem estar. As vezes o que a gente chama de hobby é na realidade mais uma exigência que fazemos a nós mesmos.

Trabalho

Trabalho ou emprego é algo para pagar as contas! Você precisa ter um e entender que temos fases boas, difíceis, desafiadoras, etc. Saber tolerar essas fases e reconhecer os aspectos positivos é importante, mas também parar de pensar que há um trabalho perfeito sem conflitos ou inseguranças.

Carreira

Carreira você constrói, através de suas decisões, posicionamentos, imagem que transmite, estudos, dedicação, humildade e competência. Carreira deve sim ser questionada: estou no caminho certo? O que posso fazer para melhorar? O que vou aprender de novo? Tem coerência minhas escolhas?

Vocação

E vocação é um dom que ninguém tira de você. É um presente para você usar, é aquilo que você faz com maior facilidade, que as outras pessoas reconhecem e te agradecem por isso.

Uma vocação pode mudar o mundo sim! Eu sei que é feio ficar falando sobre nossas próprias qualidades, mas as vezes, você precisa parar e lembrar o quanto é bom na sua vocação pois é essa energia que te permite ir ainda mais além, que te permite ajudar quem tanto precisa, sobretudo quando os tempos são difíceis e instáveis.