[Feedz Writer] O que você está espalhando por aí? – Por Ana Lígia Bacca

+ Sobre Ana Lígia 

Gerente de Recursos Humanos, responsável pelos programas de Desenvolvimento Organizacional de Brasília e Minas Gerais na Stefanini Brasil.

 

Nas últimas semanas estamos praticamente monotemáticos nas redes sociais e nas rodas de conversas: falamos sobre Coronavirús o tempo todo.

Natural a curiosidade, inquietação e preocupação sobre o tema, portanto errados não estamos em falar tanto sobre isso. 

O problema maior é quando só conseguimos pensar e falar disso,  não é mesmo? 

Nossa mente é mais criativa e positiva à medida que a estimulamos com diversidade de assuntos e temas. 

Portanto nesse artigo quero fugir do tema, mas ao mesmo tempo tirar algum aprendizado sobre o que estamos vivenciando. 

Ao longo da nossa carreira, temos a oportunidade de inspirar pessoas com nossa marca pessoal e profissional. Esse impacto pode ser comparado a um “contágio” ou “vírus” no sentido positivo, de engajar outros a se comportarem como nós! Essa teoria não precisa de muita explicação na era de influenciadores digitais, afinal, tendências e produtos são seguidos, compartilhados e consumidos bem aqui na palma das nossas mãos! 

A verdade é que se você pertence a um time seja ele pequeno ou grande, você também espalha seu “vírus” através de sua marca pessoal, suas convicções e seu propósito. E aí eu te pergunto: o que você está espalhando através de seu comportamento, posicionamento e estilo de vida? 

Em um mundo com tantas incertezas, qual é a sua certeza? 

Por mais que tenhamos momentos turbulentos, não deixe de se conectar com a essência que está dentro de você! A crise vai passar, nós vamos voltar a fazer tudo que fazíamos antes, talvez até haja mais valor para coisas que nem achávamos que era tão valioso assim. 

Mas se você precisa de um estímulo extra para sentir que de fato pode espalhar coisas boas por aí, quero te mostrar a teoria do Flow, desenvolvida pelo Mihaly Csikszentmihalyi. A pesquisa liderada por Mihaly tinha como objetivo encontrar o que traz prazer e felicidade para as pessoas, inclusive no meio corporativo. 

O primeiro ponto que impacta essa sensação de plenitude é você estar completamente envolvido e “presente” com seus desafios, é uma habilidade de claridade interna que permite você se concentrar no que está fazendo. Algumas pessoas precisam se esforçar mais que outras para praticar essa claridade, o importante é você encontrar a forma de fazer isso e sentir o efeito positivo do foco.

Depois disso, observe o gráfico abaixo e desafie-se a atingir o Flow no seu meio profissional. Veja que é preciso encontrar um equilíbrio entre a habilidade e o desafio para fugir da tal zona de conforto que nos deixa apático, com tédio ou relaxado demais. Ou o contrário, investir tempo em mentoria e especialização para não se tornar estressado ou ansioso demais diante de um desafio maior que sua habilidade. 

 

Você certamente aprende mais quando se coloca em circunstâncias para isso. Ao invés de só olhar para fora, olhe também para dentro e permita-se evoluir e inspirar as pessoas ao seu redor com o que você tem de melhor.