Como identificar os verdadeiros talentos durante uma entrevista remota

Sabemos que encontrar verdadeiros talentos durante uma entrevista remota é difícil, não é mesmo? Por isso, vamos ajudar você nesse processo.

Você tem tido dificuldades para encontrar talentos durante uma entrevista remota que você não tinha quando era de forma presencial? Acredite, você não está sozinho. Muitos profissionais de RH passam pelo mesmo desafio na hora de contratar virtualmente e reter talentos.

Entrevista remota, entrevista digital, recrutamento virtual, ou qualquer que seja o termo usado, já é algo que deixou de ser uma tendência e se transformou em uma necessidade absoluta para todos os recrutadores. 

Saber conduzir uma entrevista à distância, saber como arrumar uma sala com boa iluminação, ter uma boa conexão à Internet e se vestir apresentavelmente são uma coisa.

Por outro lado, o segredo para um recrutamento e seleção bem-sucedido é descobrir como escolher os melhores candidatos quando eles não estão mais na mesma sala que você. 

Nós vamos apresentar quatro dicas que com certeza vão ajudar você a identificar os principais talentos ao entrevistar remotamente. Siga essas dicas e você será capaz de garimpar excelentes candidatos com o máximo de confiança.

1. Use recursos de gravação

As reuniões virtuais são uma etapa importante no recrutamento de novas pessoas. A maioria das ferramentas utilizadas para fazer essa entrevista remota (Google Meet e Zoom, por exemplo) oferecem a opção de gravar a reunião.

Qual o benefício de gravar a reunião? Ao gravar a reunião você pode assistir ela depois e essa atitude vai permitir que você faça uma conexão mais profunda com os candidatos.

Isso acontece porque você pode focar sua atenção exclusivamente no entrevistado durante a reunião e usar a reunião gravada para analisar os pontos mais profundos depois

Assim, você e o candidato terão uma conversa mais natural que pode até sair do roteiro.

Uma entrevista tranquila permite que você veja o verdadeiro potencial do candidato, mas lembre-se de sempre comunicar a ele que a reunião vai ser gravada com esse propósito.

 

2. Observe a linguagem corporal, mesmo na entrevista remota

O bom de utilizar a dica 1, sobre gravar a entrevista remota, é que isso pode facilitar a compreensão de dicas não verbais.

Como recrutador, você já sabe o quão importante é a linguagem corporal para entrevistas presenciais. No entanto, o mesmo vale para entrevistas remotas.

Uma das tendências de RH é levar em consideração fatores interpessoais das pessoas, que geralmente são mais difíceis de mensurar.

Grande parte do que falamos não é comunicada pelo que falamos, mas sim como falamos, certo? Nesse sentido, você já ouviu falar da regra 7-38-55?

O Dr. Mehrabian, descobriu que quando as pessoas falam sobre seus sentimentos e atitudes, 38% é comunicado pelo tom de voz, 55% pela linguagem corporal, deixando apenas 7% expressos por palavras. Nesse sentido, ele criou a regra 7-38-55.

entrevista virtual

Embora os números exatos estejam em discussão, é um bom lembrete ficar atento a pistas sutis e linguagem corporal em uma entrevista virtual.

Então, quando você tiver a gravação de uma entrevista disponível para assistir com calma depois, vai notar muitas coisas que foram expressas não verbalmente.

 

3. Acompanhe o desempenho das habilidades necessárias

Você pode novamente usar as gravações das entrevistas para controlar as habilidades e os requisitos que os entrevistados de melhor desempenho têm em comum.

Por exemplo, você descobriu que os maiores talentos listaram experiência no uso de um determinado software? Nesse caso, crie uma lista de habilidades essenciais e reveja os requisitos que você listou na descrição do trabalho.

 

4. Não limite a localização dos candidatos

Uma das maravilhas de entrevistar remotamente — e são muitas — é que ela torna o processo de contratação mais acessível. Existem vários motivos pelos quais os candidatos não participam no processo de entrevista.

Acessibilidade é a principal tendência de contratação porque, ao não limitar a localização dos candidatos no processo de recrutamento, você encontrará os melhores talentos que, de outra forma, seriam desencorajados a se inscrever. 

Agora você sabe como identificar os verdadeiros talentos durante uma entrevista remota e acertou em cheio o processo, você tem tudo o que precisa para fazer ofertas com confiança e encontrar candidatos com fit cultural após entrevistas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar