Diversidade: um grande passo em direção à inovação

Estamos encerrando o mês do orgulho LGBTQIA+, realizamos diversas ações com os Parrots durante esse mês para incentivar o respeito nas empresas. Mas para além de avatares coloridos nas redes sociais, precisamos tornar o ambiente de trabalho um local seguro e acolhedor para todos os colaboradores. E isso não pode ser um evento anual.

Muitas vezes tocamos em assuntos que envolvem inovação, criatividade, alto desempenho e produtividade. Tratamos isso como requisitos importantes na contratação, mas não podemos esquecer do outro lado: como as empresas ajudam os colaboradores a serem autênticos no trabalho para que, assim, possam canalizar a sua energia no desenvolvimento profissional?

Nesse texto, vamos encontrar ações que a empresa pode realizar e benefícios que os dois lados poderão desfrutar.

Diversidade e a visão da empresa

Essas duas coisas precisam estar alinhadas. Por exemplo, na Feedz, nosso propósito é criar ambientes de trabalho mais felizes, é isso que nos guia e é para essa direção que estamos sempre olhando, logo, seria impossível fazer isso com pessoas que se sintam retraídas ou diminuídas dentro do nosso próprio ninho. Tratar a diversidade como um assunto frequente na empresa fortalece, inclusive, como marca empregadora. Traz valor ao negócio e representatividade também para quem nos observa de fora.

Senso de pertencimento

De nada adianta a mais criteriosa contratação e investir grandes esforços no processo de onboarding para integrar um novo colaborador e o deixar alinhado com a cultura empresarial. Se ele não se sentir aceito, tudo isso será em vão. Quando facilitamos e estimulamos a aceitação de cada indivíduo, estimulamos também as trocas de conhecimento, experiências profissionais e vivências pessoais. Criar um ambiente engajado é consequência de criar um ambiente onde as pessoas se sintam bem em ser quem são.

Criatividade e Inovação

Times com pessoas diversas são mais criativos porque proporcionam trocas reais. Isso resulta em diferenciais competitivos que podem se transformar em novos produtos ou serviços. A convivência entre culturas, origens e visões de mundo diferentes traz chances maiores de resoluções de problemas complexos e facilidade para enfrentar desafios.

Em 2011, a revista Forbes realizou um estudo com 321 grandes empresas globais e 85% delas concordaram que a diversidade é crucial para promover a inovação em sua força de trabalho.

Retenção de talentos

A imagem mostrada por empresas que promovem a diversidade demonstram um compromisso maior e mais responsabilidade social. Isso pode ser um fator determinante para profissionais talentosos no processo de recrutamento e seleção.

E quando falamos de quem já foi contratado, manter o seu bem-estar e felicidade em constante manutenção é um passo à frente para a empresa. Isso evita que novas contratações precisem ser feitas, demandando tempo e despesas financeiras.

Comece hoje!

Se sua empresa ainda não fomenta esse tipo de discussão dentro dela, está na hora de mudar esse cenário! Converse sobre, mesmo que inicie nas conversas de corredores. Mas comece! Abordar o assunto, acolher todas as pessoas, respeitar e incentivar a singularidade de cada um é um enorme passo para a inovação.