OKR e KPI: o que são, diferenças, exemplos e como definir

Entenda tudo sobre como o OKR e KPI podem contribuir para o sucesso do RH na sua empresa.

Trabalhar com RH é buscar constantemente formas de melhorar resultados e alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos na gestão de pessoas. E embora esse seja um desafio e tanto, conhecer os conceitos de OKR e KPI pode torná-lo bem mais ágil e eficaz.

Ainda que possam (e devam) ser adotadas em conjunto, essas ferramentas são diferentes em seus propósitos. Enquanto o primeiro é usado ​​para atingir objetivos, o segundo mede o desempenho dos colaboradores, departamentos e organizações.

Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor o que é o método OKR e o que são os KPIs, bem como todas as vantagens que eles podem proporcionar para a gestão de pessoas. Acompanhe!

O que é OKR e KPI? 

Para que você possa compreender melhor o assunto, vamos explicar cada um desses conceitos separadamente e, na sequência, comentar como eles se conectam.

 

OKR

OKR é a sigla para “Objectives and Key Results”, termo em inglês que pode ser traduzido como “Objetivos e Resultados-Chave” e se refere a uma metodologia de gestão focada na definição simples e flexível de objetivos e métricas.

Um planejamento de OKR é composto em basicamente dois momentos:

  • A definição de objetivos qualitativos e estimulantes que a empresa deseja alcançar em um determinado período;
  • E a definição de três a cinco resultados-chave quantitativos e mensuráveis para cada objetivo, que ajudarão os colaboradores a entenderem se estão perto de alcançá-los.

Quando adotada corretamente, essa metodologia pode contribuir bastante para a gestão de talentos, indo desde melhorar a comunicação, produtividade e colaboração entre as equipes até fortalecer a cultura organizacional.

Além disso, a definição de objetivos e resultados-chave em conjunto ajuda os colaboradores a entenderem melhor quais suas responsabilidades e expectativas, bem como a serem recompensados de forma mais justa ao cumprirem com suas metas.

Juntos, esses fatores tendem a levar a um maior engajamento e retenção de talentos.

 

KPI

O termo KPI, por sua vez, é a abreviação de “Key Performance Indicators” ou “Indicadores Chave de Desempenho”, em português.

São métricas que permitem medir o desempenho da equipe em relação a um objetivo específico, podendo ser utilizados tanto na avaliação do progresso em direção a uma meta quanto na tomada de decisões mais estratégicas e embasadas.

Os KPIs podem ser aproveitados em diferentes áreas, incluindo o RH. Neste caso, em específico, eles contribuem com o mapeamento do desempenho dos colaboradores, na avaliação do nível de satisfação dos funcionários, no entendimento dos índices de retenção de talentos e muito mais.

 

Unindo os conceitos

Como você viu, OKRs e KPIs são coisas bem diferentes… Porém, o ideal é que elas caminhem de mãos dadas.

Enquanto os OKRs definem os objetivos e resultados-chave da empresa ou departamento, os KPIs podem ser utilizados para medir o desempenho em relação a esses objetivos.

Em outras palavras: os OKRS apontam o caminho e os KPIs medem o sucesso dos processos ou atividades já implementadas para alcançá-los.

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Como definir OKRs eficazes para a equipe de RH

Agora que o conceito ficou claro, vamos à prática!

Para definir bons objetivos e resultados-chave, o primeiro passo é entender as prioridades do negócio e o papel que a equipe de RH pode desempenhar para contribuir com elas.

Ao estipular os OKRs, também é aconselhável que o time recorra à metodologia SMART, segundo a qual todo objetivo deve ser:

  • Específico (para que todos possam entender);
  • Mensurável (para que possam ser acompanhados e avaliados);
  • Atingível (para que possam ser realizados);
  • Relevante (para que o time se mantenha engajado;
  • Temporal (para que haja senso de urgência).

Esses cuidados certamente contribuirão com a criação de OKRs ambiciosos e capazes de levar a equipe de RH mais longe!

 

Como definir os KPIs certos para o RH

Como mencionamos antes, há uma série de KPIs que podem ser utilizados para aprimorar o trabalho do RH. O segredo para defini-los de forma assertiva, é identificar quais são as atividades que mais precisam de monitoramento e avaliação.

Alguns exemplos incluem: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, engajamento dos colaboradores, entre outras.

Após isso estar claro, você também pode utilizar o método SMART durante a criação dos indicadores. Assim como os OKRs, bons KPIs também devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

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Como acompanhar e avaliar os KPIs e OKRs

Tão importante quanto definir bons KPIs e OKRs é acompanhá-los de perto. Caso contrário, todo o esforço anterior será desperdiçado.

Monitorar regularmente os OKRs e KPIs selecionados é o que permitirá ao RH avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas, bem como fazer ajustes e corrigir o curso se necessário.

Algumas dicas que podem te ajudar nesta etapa, são:

  • Definir uma frequência para acompanhar os resultados;
  • Adotar ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real e centralizam as informações mais relevantes em um único lugar;
  • Estabelecer métricas de sucesso claras para cada KPI e OKR;
  • Compartilhar os resultados com a equipe e fornecer feedback, para que eles saibam como e quando devem melhorar;
  • Fazer revisões regulares dos OKRs e KPIs, a fim de garantir que eles continuem alinhados com as prioridades do negócio.

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

 

Exemplos práticos de OKRs e KPIs

Embora toda dica seja válida, nada como exemplos práticos para compreender melhor um assunto, não é mesmo? Então vamos a eles!

 

Exemplos de OKRs de RH

Objetivo 1: reduzir a rotatividade de funcionários

  • KR 1: aumentar a satisfação dos funcionários em 10 pontos na pesquisa de engajamento;
  • KR 2: realizar treinamentos de desenvolvimento profissional para 100% dos funcionários no próximo trimestre;
  • KR 3: implementar um programa de mentoria para os 10% dos funcionários com desempenho excepcional.

 

Objetivo 2: aumentar a diversidade na equipe de liderança

  • KR 1: aumentar em 50% a participação de mulheres em programas de liderança e desenvolvimento;
  • KR 2: realizar treinamentos de diversidade e inclusão para 100% dos gerentes no próximo trimestre;
  • KR 3: estabelecer metas de diversidade e inclusão para a contratação de novos gerentes e líderes.

 

Objetivo 3: Cuidar do bem-estar dos funcionários

  • KR1: organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana;
  • KR 2: realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês;
  • KR 3: inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.

 

Exemplos de KPIs de RH

  • Taxa de absenteísmo;
  • Taxa de turnover;
  • Custo do turnover;
  • Retenção de talentos;
  • Headcount;
  • Investimento em treinamento;
  • ROI de treinamentos;
  • eNPS;
  • Média de feedbacks;
  • Tempo médio na empresa;
  • Gap de habilidades.

 

Ferramentas para gerenciar OKRs e KPIs

Já deu para perceber que usar OKRs e KPIs envolve ter que lidar com bastante informação ao mesmo tempo, não é mesmo? O esforço certamente vale a pena, mas também faz toda a diferença contar com a ajuda de plataformas capazes de facilitar o processo. 

A ferramenta para gestão de OKRs da Feedz é uma das que mais se destacam nesta frente, já que ela reúne tudo o que o RH precisa para realizar a gestão de objetivos em um único local.

Ao permitir o acompanhamento do desempenho geral do time de forma rápida e intuitiva, ela também contribui para uma comunicação interna mais transparente e positiva.

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