5 dicas para contratar a melhor agĂȘncia de marketing digital e aliviar seu time

Contratar a melhor agĂȘncia de marketing digital

Tik Tok, Comunidades, Reels, Google Ads… Com cada vez mais plataformas e possibilidades surgindo, escolher uma agĂȘncia de marketing digital pode ser uma saĂ­da estratĂ©gica para gestoras e gestores que nĂŁo desejam sobrecarregar seus departamentos de marketing.

As agĂȘncias de Marketing Digital sĂŁo cada vez mais acessĂ­veis para promover a transformação digital de empresas. Proporcionando para negĂłcios, atravĂ©s de um Ășnico contrato, profissionais de diferentes ĂĄreas de conhecimento e tĂ©cnicas de marketing.

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um parceiro de marketing para ‘desafogar’ sua equipe e aprimorar seu resultado. Neste post, explicamos os papĂ©is de uma agĂȘncia e compartilhamos 5 dicas para vocĂȘ descobrir onde encontrar, como contratar e quais as caracterĂ­sticas para descobrir qual a melhor opção para vocĂȘ.

 

Qual o papel de uma agĂȘncia de Marketing Digital?

Por meio de profissionais com formaçÔes e tĂ©cnicas distintas, as agĂȘncias de Marketing Digital tĂȘm o papel de gerar resultados escalĂĄveis e mensurĂĄveis para as açÔes de Marketing das empresas.

Repare que nessa descrição nĂŁo mencionamos nenhum canal ou tĂ©cnica de marketing, como SEO, Inbound Marketing ou Redes Sociais. Foi proposital! O objetivo final de uma agĂȘncia Ă© fazer com que as estratĂ©gias tenham mais performance, independente do canal.

Sendo assim, as agĂȘncias digitais podem ser uma parte do departamento de marketing fora das empresas. Complementando o trabalho dos profissionais internos com expertises para cada tipo de necessidade, como:

  • Design: Os guardiĂ”es do branding. Podem apoiar na criação e diagramação de peças, buscando dar mais agilidade para esse processo.
  • Social Media: Linguagem, posicionamento e autoridade Ă© com essas pessoas. Podem apoiar no impulsionamento das diferentes plataformas de redes sociais;
  • Performance: Show me the ROI! Podem apoiar investindo em estratĂ©gias de anĂșncios (Google Ads, Facebook Ads e afins) para trazer retornos financeiros;
  • SEO: Ao infinito e ao topo do Google. Podem apoiar em projetos pontuais ou contĂ­nuos para aumentar os resultados orgĂąnicos da empresa nos buscadores;
  • ConteĂșdo: Blogposts, E-mails marketing, eBooks
 Podem dar volume de produçÔes para os mais distintos objetivos dentro do Marketing.

Com essas diferentes tĂ©cnicas juntas, as agĂȘncias tornam-se uma opção mais rĂĄpida para viabilizar a atuação de um negĂłcio em diferentes frentes de conhecimento do Marketing Digital. 

AtravĂ©s de um time experiente e completo a um Ășnico contrato, o papel das agĂȘncias Ă© promover a evolução digital de negĂłcios com estratĂ©gias que buscam dar visibilidade Ă  marca e, principalmente, impactar positivamente no faturamento.

 

5 dicas para encontrar e contratar a melhor agĂȘncia de Marketing Digital

Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe como uma agĂȘncia pode te ajudar, chegou a hora de compreender quais caracterĂ­sticas as pessoas de gestĂŁo tĂȘm que olhar antes de contar com um parceiro em Marketing Digital.

Separamos abaixo 5 dicas —  baseadas em empresas que jĂĄ tiveram sucesso com agĂȘncias de Marketing Digital —  para orientar sobre qual a melhor forma de contratar uma agĂȘncia e, principalmente, sobre como obter resultados nessa parceria.

 

1. AgĂȘncia de Marketing Digital ou profissionais in-house? Invista na ‘dobradinha”

Toda empresa que jĂĄ buscou otimizar sua estrutura de marketing para ampliar seu alcance e resultados jĂĄ se questionou: serĂĄ que Ă© melhor ampliar meu time interno ou investir em uma boa agĂȘncia?

Essa dĂșvida Ă© mais complexa do que parece, pois os dois modelos —  in-house ou marketing terceirizado via agĂȘncia —  tĂȘm suas vantagens e desvantagens, como:

 

  • Vantagens de contar com profissionais in-house:

Uma equipe interna se destaca prioritariamente pela definição de processos próprios da empresa e proximidade com os objetivos do negócio, como um todo.

Geralmente, o processo de criar uma linguagem, alinhada aos valores da empresa, é mais sutil com profissionais que ficam imersos na realidade da organização durante toda a sua jornada de trabalho.

Trazendo, assim, processos mais ågeis e uma pequena economia de tempo que é despendido com reuniÔes, briefing e alinhamentos.

 

  • Vantagens de contar com uma agĂȘncia de Marketing Digital

As agĂȘncias de Marketing se destacam pelo amplo conhecimento em diversas tĂ©cnicas de marketing e, sobretudo, pela experiĂȘncia em outros nĂ­veis de atuação e segmento para propor açÔes mais assertivas, logo de cara.

Geralmente, sĂŁo mais baratas que estruturar departamentos de marketing —  uma vez que nesse modelo interno Ă© necessĂĄrio um nĂșmero mĂ­nimo de profissionais para conseguir rodar uma estratĂ©gia —  e possibilitam uma capacidade de escala maior.

Tudo isso acaba trazendo resultados constantes no curto, médio e longo prazo e uma visão estratégica maior a respeito de para onde as açÔes de marketing devem ser apontadas.

 

  • Vantagens de contar com uma AgĂȘncia + Seu time de marketing! 

Uma equipe de marketing nĂŁo precisa lidar com todas as etapas do trabalho. Contar com uma agĂȘncia somada ao seu time interno pode diminuir o estresse acumulado pelas demandas contĂ­nuas de marketing e trazer mais performance, tanto para as estratĂ©gias quanto para os colaboradores.

Esse modelo permite que os profissionais internos garantam a execução de projetos e planejamentos a longo prazo, enquanto a agĂȘncia de Marketing Digital sustenta o trabalho operacional e coleta insights para as prĂłximas açÔes.

Os benefĂ­cios sĂŁo inĂșmeros, mas o principal Ă© contar com o melhor dos dois mundos: a visĂŁo estratĂ©gica do mercado e conhecimento profundo das necessidades da empresa.

 

2. Entenda se a metodologia da agĂȘncia te atende

Cada agĂȘncia possui uma metodologia diferente de atendimento, seja para o pagamento de seus serviços ou para a execução das agĂȘncias de Marketing Digital.

Portanto, Ă© necessĂĄrio a compreensĂŁo de quais os objetivos se busca com a parceria e o modelo que melhor vai atender a realidade do contratante.

  • Precisa de um serviço com inĂ­cio, meio e fim? Busque agĂȘncias que tenham uma gestĂŁo de projetos eficiente e que forneçam serviços pontuais;
  • Busca uma agĂȘncia para executar continuamente apenas uma frente do marketing digital? Procure por especialistas, como por exemplo: estĂșdios de design e agĂȘncias de trĂĄfego pago.
  • Quer acompanhamento completo de todas as possibilidades? Busque por agĂȘncias generalistas e que tenham o modelo de atendimento full service —  ou funil completo.

 

3. Estar prĂłximo pode nĂŁo ser tĂŁo importante assim. Mas vocĂȘ Ă© quem decide! 

Ao contrĂĄrio de outras empresas que necessitaram se transformar digitalmente para se adaptar ao novo contexto mundial, as agĂȘncias de Marketing Digital —  em sua maioria —  sempre atenderam pela modalidade remota.

Portanto, Ă© uma questĂŁo de escolha contratar uma agĂȘncia mais prĂłxima ou um modelo Ă  distĂąncia:

AgĂȘncias distantes: Contam com uma expertise diferente de marketing por conta de sua localização em outros polos mercadolĂłgicos. Geralmente, podem trazer açÔes de marketing diferentes do que as empresas da regiĂŁo normalmente trariam.

AgĂȘncias prĂłximas: AlĂ©m da possibilidade de uma reuniĂŁo presencial, contam tambĂ©m com o conhecimento profundo do mercado regional. Podem produzir materiais e coletar informaçÔes para apoiar nas estratĂ©gias de forma fĂ­sica, o que pode trazer agilidade

 

4. Tem que trazer retornos, mas caber no seu bolso

Assim como qualquer fornecedor, para contratar uma AgĂȘncia de Marketing Digital Ă© necessĂĄrio compreender o momento financeiro que a empresa se encontra. A boa notĂ­cia Ă© que existem agĂȘncias para todos os bolsos! 

A precificação das agĂȘncias normalmente se baseia em: tempos de horas gastas no projeto, experiĂȘncia de mercado (que podem ser medidos pelos cases de sucesso) e nĂșmeros de profissionais gabaritados.

Portanto, uma empresa deve adequar suas expectativas, em relação Ă  quantidade de entregas, pensando tambĂ©m no orçamento disponĂ­vel para gasto —  lembrando que todo investimento em marketing deve visar trazer retornos financeiros.

 

5. Contrate alinhado Ă  sua cultura

Essa dica vale também para qualquer tipo de contratação de fornecedores! 

Para facilitar sua vida, busque por agĂȘncias de Marketing Digital que possuam a mesma visĂŁo de crescimento do seu negĂłcio e que, principalmente, tenham valores profissionais similares aos da sua equipe.

Uma boa forma de descobrir esses pontos Ă© conferindo o posicionamento da empresa nas suas pĂĄginas em redes sociais.

 

Dica BĂŽnus: O guia para entender tudo que vocĂȘ precisa antes de contratar uma AgĂȘncia de Marketing Digital + Marketplace RD Station

Quer se aprofundar ainda mais nesses pontos? Recomendamos fortemente a leitura do eBook “SerĂĄ que Ă© a hora de contratar uma agĂȘncia de marketing digital?”. Nele, vocĂȘ encontra um diagnĂłstico completo para saber se realmente Ă© a hora de terceirizar o seu marketing.

AlĂ©m disso, vocĂȘ ainda encontrarĂĄ:

  • Quanto custa uma agĂȘncia de Marketing Digital;
  • Como acompanhar o trabalho de uma agĂȘncia de Marketing Digital;
  • Como se estrutura uma agĂȘncia de Marketing Digital.

 

Por que terceirizar o marketing da minha empresa com uma agĂȘncia?

Leu o post e o eBook, mas nĂŁo sabe onde encontrar uma agĂȘncia de Marketing Digital? É sĂł acessar o Marketplace RD Station.

Por lĂĄ, vocĂȘ encontra um grande catĂĄlogo das agĂȘncias que mais trazem resultados para o ecossistema digital do Brasil, segundo a RD Station —  a maior referĂȘncia em automação de marketing da AmĂ©rica Latina.

Encontre a agĂȘncia ideal com filtros de localização, segmento de mercado, faixa de preço e serviço. Dando uma maior tranquilidade que, de fato, seu negĂłcio estĂĄ fazendo a melhor escolha para atingir melhores resultados no digital.

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