Como um software de OKR pode ajudar a sua empresa

Como um software de OKR pode ajudar a sua empresa

Se ao olhar para uma empresa você enxerga processos lentos, burocracia, funcionários insatisfeitos e desmotivados, planejamentos que não condizem com a realidade e falta de acesso a informações, muito provavelmente este negócio não está prosperando.

Problemas de gestão podem ser responsáveis pelo insucesso de uma empresa. As instituições modernas de tecnologia nos mostraram um novo caminho para superar os problemas descritos acima: a gestão ágil.

A gestão ágil, portanto, é a resposta para diferentes problemas organizacionais. Baseada na máxima “errar rápido”, ela propõe maior transparência, horizontalidade e objetivos com ciclos mais curtos.

Objetivos e resultados chaves

O OKR, objectives and key results, é uma forma de gestão ágil que ajuda empresas como o Google a prosperar. Já falamos um pouco sobre esta técnica por aqui, mas vamos relembrar alguns pontos importantes sobre ela:

  • Se baseia na delimitação de objetivos gerais e resultados-chave para alcançá-los;
  • Os objetivos têm ciclo curto, de geralmente 3 meses;
  • Os colaboradores se ajudam para cumprir os resultados-chave;
  • Todos têm acesso aos KRs de todos – salvo questões estratégicas da empresa;
  • Os KRs são construídos em conjunto;
  • É feito um acompanhamento semanal para ver a evolução de cada KR.

Gestão aliada à tecnologia

Existem muitas formas de implementar OKR dentro de uma empresa: é possível fazer uma tabela compartilhada, deixar exposto em um quadro ou usar um software para a gestão da metodologia. Neste último caso, a tecnologia pode ser uma aliada para implementar o OKR de uma forma simples, clara e prática no dia a dia das pessoas.

Com um software para reunir as informações necessárias, os colaboradores têm acesso aos seus KRs de onde estiverem, o que facilita a gestão da metodologia para as empresas que têm políticas de home office, por exemplo.

Confira como um software pode potencializar cada um dos maiores benefícios da metodologia:

  • Construção conjunta:

Com a tecnologia é possível construir os KRs conjuntamente, integrando colaboradores que fazer trabalho remoto. Além disso, é possível comentar embaixo do KR de cada um, incentivando interação e colaboração entre a equipe.  

  • Transparência e horizontalidade

Sem burocracias, o software permite a exposição dos objetivos e resultados-chave de diferentes níveis de gestão. Assim, é possível ver o caminho que cada um está trilhando para alcançar os objetivos e entender qual o propósito da empresa. Para os colaboradores, ainda é possível acompanhar como os gestores estão trabalhando para conduzir o negócio a um objetivo maior.

  • Colaboração

Com a possibilidade de enxergar como o trabalho de cada um impacta em um resultado, as pessoas podem se ajudar para chegar mais rápido. Além disso, é possível que as áreas tenham uma opinião de fora sobre como melhorar algum processo – isso é importante porque muitas vezes quem está imerso no problema não consegue enxergar uma solução clara.

  • Check-in

No lugar de reuniões sempre presenciais, com a ajuda do software, é possível fazer um check-in nas atividades concluídas ou no avanço do cumprimento do KR. Assim, de forma rápida todos conseguem ter uma visão em tempo real de como está a empresa.

  • Praticidade

Metodologias novas são implementadas com a intenção de facilitar processos. Mas algumas vezes, por não serem visualmente claras ou não serem executadas de forma correta, se mostram com um entrave.

No caso do OKR, o software organiza as funções, deixa prático o preenchimento e acompanhamento das atividades e ainda mostra o organograma de forma clara, sem causar confusões ou dificultar o entendimento.

Otimização, a palavra da vez

Se o objetivo de implementar a metodologia OKR é otimizar processos para fomentar um crescimento rápido da empresa, a melhor forma de fazer isso é por meio de um software que faça a metodologia rodar naturalmente no negócio.

Com o acompanhamento em tempo real do que está sendo feito e dos resultados que estão sendo alcançados – ou que não estão sendo alcançados – é possível fazer ajustes rápidos ou pensar em uma forma melhor de executar algum processo ou tarefa no próximo trimestre.

Experimente usar a tecnologia como aliada para melhorar a gestão de métodos ágeis na sua empresa e nos conte qual foi o resultado!

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