Compreender como atrair investidores para a sua empresa é um dos grandes desafios da carreira de qualquer CEO. É comum que empresas, principalmente startups, iniciem suas produções e serviços com pouca disponibilidade de recursos.
Mas, conforme o mercado passa a conhecer e valorizar aquele negócio, surge a necessidade de expansão de forma sustentável, para as contas “pararem de pé”.
- Leia também: Como fazer um planejamento financeiro para startups
O assunto é uma das questões centrais de qualquer negócio, seja ele novo ou com tempo de mercado, justamente por se tratar, basicamente, do quanto o mercado acredita no potencial daquele empreendimento em dar retorno para a sociedade.
Tal retorno, inclusive, não significa necessariamente apenas financeiro, mas também socioambiental, por exemplo — a depender do que os investidores procuram como pontos de importância para apoiar determinados negócios.
Inclusive, cada vez mais investidores e fundos de investimento vêm procurando por empresas que se preocupam com a transparência de seus negócios, governança, impacto social e impacto ambiental que causam. As tais métricas “ESG” — Environmental, Social e Corporate Governance. Ou, em português, Ambiental, Social e Governança.
Isso significa que, para além dos lucros e importância no mercado, mais e mais investidores têm olhado para o quanto sua empresa se preocupa com o ecossistema ao redor, com os colaboradores e causas que impactam o mundo.
Agora, você está aqui porque quer saber como atrair novos investidores, certo? É exatamente sobre o que vamos falar a seguir. ?
Quais os principais tipos de investidores para sua empresa?
Vamos direto ao ponto. Existem algumas formas principais de captar investimentos para sua empresa. Entre elas, podemos destacar:
- investidores anjos;
- capital semente;
- fundos de investimento;
- venture capital;
- crowdfunding.
Fica tranquilo que explicamos cada um deles!
Os investidores anjos nada mais são do que profissionais experientes, que já empreenderam e que possuem capital disponível para novos investimentos.
Ou seja, eles possuem não apenas o dinheiro para investimento em novos negócios, mas o networking e conhecimentos necessários para acelerar o crescimento de uma empresa.
Esses investidores serão capazes de abrir portas para novos clientes e possíveis outros investidores.
No caso de investidores anjos, existe também uma possibilidade de investimento chamada “capital semente”, que é quando um investidor anjo aplica apenas o dinheiro necessário para que a empresa dê os primeiros passos. Tirando, assim, os projetos e ideias do papel.
Além disso, a sua empresa pode buscar parcerias e novos investidores através dos fundos de investimento.
Um fundo de investimento é geralmente composto por diversas pessoas e a maior vantagem de ser apoiado por um fundo é justamente isso: uma equipe de gestores com bastante experiência de mercado passarão a fazer parte das cabeças que pensam no que pode ser feito de melhor para a sua empresa.
E aqui, mais do que nunca, não importa apenas os fatores econômicos e de lucro do negócio, mas sim o que o fundo busca como “prioritário” dentro de suas políticas, visão e valores.
Outras possibilidades de obter recursos e atrair investidores são através do “Venture capital”, que é quando a sua empresa oferece uma participação societária a um ou mais investidores.
Ou também o “Crowdfunding”, que nada mais é do que um financiamento coletivo — e nesse caso, isso pode-se dar de diversas formas.
? O que são benefícios financeiros e como aplicá-los na sua empresa
? Qual a importância do setor de RH em uma empresa?
Dicas para atrair investidores
Não existe uma fórmula mágica para que uma empresa possua mais ou menos investidores, entretanto existem alguns pontos que são importantes de serem avaliados com atenção.
Justamente porque os potenciais investidores olham para questões em comum antes de investir ou não em um negócio.
Bastante atenção ao plano de negócio
O plano de negócios é o documento que deverá guiar todas as decisões de uma empresa.
Por isso, ele precisa ser bastante realista, bem pensado, que ressalta as boas ideias da gestão e envolvidos com o negócio.
Isso pode ser um grande diferencial aos olhos de um investidor justamente por demonstrar que o empreendimento trabalha de forma inteligente e eficaz, buscando garantir um modelo de negócio sustentável e que, com dinheiro ali investido, ele será muito bem utilizado.
Trabalhe em um pitch convincente
O pitch é uma apresentação curta, clara e concisa que precisa vender o seu empreendimento independente do tempo que você tiver.
Sendo assim, essa não será a apresentação onde você mostrará detalhes do que pode ser feito pelo seu empreendimento.
Para atrair investidores, o pitch deve demonstrar os pontos mais fortes do negócio, seus objetivos e pretensões. Independente de ele ser feito apenas verbalmente ou com apoio de slides, a comunicação precisa ser o mais compreensível possível.
Seja transparente
Um dos pilares do termo ESG, que comentamos acima, fala justamente sobre esse tópico. Uma empresa com uma Governança Corporativa bem estruturada e fundamentada leva em consideração a transparência como um de seus fatores primordiais.
Por isso, ter uma gestão transparente é importante e nesse caso, não apenas para os possíveis investidores para a sua empresa, mas também para a sociedade e para os colaboradores.
Sendo assim, informações como os gastos totais da empresa, projeções bem feitas, números de vendas, dívidas, caixa, e tudo que envolve a parte financeira é importante que esteja bastante claro para todas as partes interessadas.
Além disso, código de ética, questões jurídicas e modelo de negócio também precisam estar claro para que os investidores compreendam tudo o que gira em torno da empresa.
Valorize seu time e história
Uma das formas mais valiosas de como atrair investidores para a sua empresa é saber contar bem a sua história. As pessoas gostam de saber do que se trata aquela sua ideia, de onde ela veio e como ela amadureceu até chegar onde está no momento recente.
Histórias bem contadas prendem a atenção de todo mundo e convencer investidores que a história da sua empresa merece atenção é um grande feito!
E falando em histórias, elas são feitas também pelas pessoas que a tornam possível. Por isso, valorizar a sua equipe e time e o que eles ajudaram a construir é também de bastante relevância.
Construir uma empresa com um time forte, multidisciplinar e que acredita no que está fazendo é um dos pontos mais importantes para que uma empresa tenha sucesso não apenas com investidores, mas com colaboradores e clientes.