10 exemplos de como as empresas motivam seus funcion√°rios

Saiba como as empresas motivam seus funcion√°rios para evitar a rotatividade no trabalho, melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade. Descubra os melhores exemplos que o RH pode seguir para deixar os colaboradores motivados!
Como as empresas motivam seus funcion√°rios

Existem diversos fatores que geram motivação nos funcionários. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como as empresas motivam seus funcionários no trabalho e fora dele.

Já passou da hora de as empresas entenderem que o aumento de salário não é a solução para a motivação, afinal, o fator que mais motiva funcionários não é salário nem benefícios, segundo pesquisa divulgada pela Harvard Business Review.

Na verdade, os colaboradores indicam que um sistema que premia o esfor√ßo √© o fator respons√°vel por fazer com que os colaboradores acreditem at√© 5 vezes mais nas a√ß√Ķes de seus l√≠deres.

Portanto, entenda melhor o que pode motivar o funcion√°rio da sua empresa, logo abaixo!

 

Como as empresas motivam seus funcion√°rios?

Entre os problemas que podem ser gerados pela desmotiva√ß√£o no trabalho podemos citar a baixa produtividade, ambiente de trabalho pesado, estresse di√°rio, desentendimentos e conflitos, pouco engajamento com as a√ß√Ķes na empresa, rotatividade alta, absente√≠smo e por a√≠ vai.

Por essas e outras situa√ß√Ķes, os profissionais de RH precisam saber como as empresas motivam seus funcion√°rios no dia a dia.

Independente do cargo ou tamanho da empresa, os empregados precisam ser motivados por diferentes a√ß√Ķes.

O reconhecimento de funcion√°rios √© uma dessas a√ß√Ķes que precisam ser praticadas, assim como oferecer as melhores condi√ß√Ķes poss√≠veis para o profissional desempenhar o seu trabalho sem desgastes f√≠sicos e emocionais.

Ebook Gest√£o a dist√Ęncia

 

10 exemplos de como as empresas motivam seus funcion√°rios

Existem diversas empresas que j√° encontram as solu√ß√Ķes para aumentar a motiva√ß√£o do colaborador, a fim de oferecer chances reais de crescimento profissional aos trabalhadores e impactar positivamente a prosperidade do neg√≥cio.

Porém, se ainda não é o caso da sua instituição, então veja como as grandes empresas motivam seus funcionários, alcançam os melhores resultados e diminuem a rotatividade. Confira a seguir:

 

1. Reconhecimento do trabalho

O reconhecimento do trabalho é uma ótima forma de motivar os funcionários durante suas jornadas de trabalho.

Esse tipo de ação consiste em ser honesto, leal e justo com todos os colaboradores, a fim ajudarem a se desenvolverem e crescerem dentro da empresa.

Por isso, diversas empresas motivam seus funcionários através de feedbacks escritos e falados.

Procure promover a cultura do feedback na sua empresa para manter os profissionais informados sobre o seu desempenho e sobre a direção que a empresa está tomando.

 

2. Criação de OKRs

√Č poss√≠vel utilizar OKR (Objectives and Key Results ‚ÄĒ Objetivos e Resultados-chave) para manter a equipe motivada, um tipo de metodologia aplicada dentro das empresas.

Na prática, os líderes das equipes precisam transformar os objetivos macro da empresa em metas e resultados claros para serem executadas pelos colaboradores.

Ao aplicar essa metodologia, os funcionários se sentiram mais motivados ao trabalhar em cima de metas claras e resultados tangíveis, ao longo do tempo estipulado.

Além da criação das OKRs, os líderes precisam checar como o sistema de distribuição de tarefas, se estão sendo bem executadas para evitar estresses e manter a motivação elevada.

 

3. Pesquisa de Clima Organizacional

Outro exemplo de como as empresas motivam seus funcionários é através da aplicação de pesquisas de clima organizacional.

Essa √© uma √≥tima maneira de verificar como anda a qualidade do ambiente de trabalho para buscar a√ß√Ķes que melhorem esse √≠ndice de RH.

Por isso, fa√ßa um formul√°rio para entender o clima organizacional e reforce com os seus colaboradores a import√Ęncia de se engajarem e se motivarem com essa pesquisa.

Isso porque os dados obtidos pela pesquisa propiciará um ambiente de trabalho saudável, consequentemente, maior produtividade, retenção de talentos e motivação diária.

 

4. Oferecimento de um plano de carreira

Toda empresa que consegue idealizar um plano de carreira e torná-lo aplicável aos seus colaboradores têm grandes chances de aumentar a motivação no trabalho.

Afinal, muitos trabalhadores se sentem desmotivados no dia a dia ou pedem demissão porque não enxergam espaço interno de crescimento.

Porém, se a empresa cria um plano de carreira para cada cargo na instituição, o cenário muda completamente. 

Os funcionários se sentirão mais motivados ao enxergarem projeção profissional dentro da empresa e os talentos do mercado de trabalho irão se interessar pelo plano de carreira.

 

5. Desenvolvimento de Plano de Desenvolvimento Individual

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) √© um documento com metas e prazos que sistematiza diversas a√ß√Ķes para que o colaborador conquiste um objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.

Realizar esse tipo de ação também é um exemplo de como as grandes empresas motivam seus funcionários.

Isso porque o colaborador consegue ver seu crescimento dentro da empresa ao seguir um planejamento detalhado e personalizado para cada profissional.

Portanto, montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ótima ferramenta para motivar e impulsionar o potencial dos colaboradores de forma estratégica.

Inclusive, a Feedz conta com um módulo dentro da plataforma exclusivamente dedicado ao desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

6. Criação de programa de bem-estar 

Uma boa solução utilizada por muitas empresas para motivar seus colaboradores é a criação de um programa de bem-estar.

Esse programa representa um conjunto de a√ß√Ķes que devem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse e aumentar o bem-estar dos trabalhadores, dentro e fora da empresa.

O RH precisa buscar as melhores atividades a serem desenvolvidas e encontrar os melhores benefícios que colaborem para o aumento do bem-estar, engajamento, motivação e produtividade.

 

7. Oferta de condi√ß√Ķes de trabalho adequadas¬†

Pode at√© parecer √≥bvio, mas n√£o podemos deixar de citar a oferta das melhores condi√ß√Ķes de trabalho para os colaboradores como um exemplo de motiva√ß√£o.

√Č muito importante que as empresas observem que as condi√ß√Ķes, materiais e ferramentas de trabalho precisam ser priorizadas na hora de motivar o trabalhador no dia a dia.

Seja no trabalho presencial, híbrido ou home office, a empresa tem a obrigação de oferecer todos os itens básicos e essenciais para motivar o profissional na realização dos trabalhos.

 

8. Promoção da transferência

Muitos colaboradores entendem que a comunicação interna da empresa é um fator que impacta positivamente ou negativamente na motivação diária.

Por isso, as empresas precisam ser transparentes em seus comunicados e avisos internos para não causar nenhum conflito ou mal-estar por falta de comunicação.

Sendo assim, o RH necessita centralizar a comunicação da empresa e manter o alinhamento entre colaboradores e departamentos, principalmente no sistema híbrido e home office.

 

9. Realiza√ß√£o de din√Ęmicas de grupo¬†

Ao perceber que mais de um colaborador est√° desmotivado na empresa, algumas empresas utilizam a din√Ęmica de grupo para motivar os membros das equipes.

Essas din√Ęmicas devem ser feitas em grupo e precisam trazer resultados que correspondam √†s expectativas.

Por isso, o RH precisa escolher as melhores din√Ęmicas de grupo para deixar a equipe mais feliz, integrada e motivada no dia a dia.

 

10. Oferta de treinamento e capacitação 

A oferta de treinamento e capacitação também é um dos exemplos de como as empresas motivam seus funcionários.

Afinal, como é possível motivar um colaborador se ele ainda não possui os conhecimentos, técnicas e habilidades para executar sua função?

Portanto, o RH precisa mostrar que a empresa se esfor√ßa para oferecer todas as condi√ß√Ķes poss√≠veis para o trabalhador realizar suas tarefas di√°rias.

Por isso, muitas empresas ajudam com os custos em cursos universit√°rios, p√≥s-gradua√ß√Ķes ou aulas de idiomas para motivar os funcion√°rios.

Agora voc√™ sabe como as empresas motivam seus funcion√°rios! Siga esses exemplos e melhore esse √≠ndice dentro da sua empresa! ūüöÄūüöÄūüöÄ

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

síndrome de burnout no ambiente de trabalho
Síndrome de burnout: o que é e como evitar no trabalho

A s√≠ndrome de burnout √© uma doen√ßa com taxas preocupantes no Brasil e no mundo. Por isso, agora, mais do que nunca, √© a hora de as organiza√ß√Ķes e seus l√≠deres cuidarem do bem-estar e da sa√ļde mental de seus funcion√°rios.

estresse-no-trabalho
Estresse no trabalho: quais os sintomas e como evitar

Confira quais os principais sintomas do estresse no trabalho e como o RH pode prevenir esse mal-estar nos seus colaboradores. Criamos um guia completo com as informa√ß√Ķes necess√°rias sobre o assunto, logo abaixo!