case platform builders

[CaseFeedz] Como a Platform Builders está construindo uma gestão de pessoas ainda mais estratégica

A estruturação de um processo de People Analytics e de transformação na gestão de pessoas passa pela implementação de ferramentas completas e práticas para coleta e análise de dados. O caminho natural de qualquer empresa que está passando pelo processo de desenvolvimento estratégico da área de pessoas é começar pelo simples e, aos poucos contar com softwares e plataformas que supram suas demandas. 

 

Na Platform Builders, negócio focado no desenvolvimento estratégico de empresas através da transformação digital, o processo seguiu o curso natural: ao entender que precisavam de uma metodologia ágil de gestão, adotaram o OKR, o operacionalizado em uma planilha — os feedbacks também eram organizados dessa forma.

 

A medida que essas iniciativas ganhavam tração, sua mensuração e organização por meio de tabelas se tornou um gargalo. “Na época precisávamos de uma ferramenta para concentrar a gestão de OKRs e também feedbacks. Não tínhamos nenhuma solução implantada, apenas a gestão através de Excel e Forms para controle, porém nada disso era eficaz por se tratar de um processo manual. A plataforma do Feedz foi a primeira ferramenta que utilizamos para performance e cultura”, pontua Ana Paula Alvares, Creed Lead na Builders. 

 

Um passo de cada vez

A organização dos processos se deu de forma estruturada com a plataforma. “Criamos ritos em toda a empresa, construímos os nossos critérios principais de avaliação e de gestão de pessoas, e até fortalecemos o nosso programa de partnership com base nesses resultados”, conta Ana Paula.

 

O aprimoramento dessas ações abriu espaço para que a gestora percebesse outros gargalos. “Nesse momento, já estamos avaliando novas possibilidades e ferramentas. Acreditamos que essa ideia se tornou mais clara e simples, em virtude das atualizações fornecidas pela plataforma”, afirma.

 

E é assim que se espera que o desenvolvimento de uma área de gestão de pessoas realmente estratégica aconteça: focando em um desafio de cada vez. Os gestores devem se concentrar na maior dor atual e procurar alternativas para superá-las, feito isso, deve-se olhar para a “próxima” dor e novamente achar um meio de contorná-la, e assim por diante. 

 

Hoje, a estruturação ganhou a maturidade de alcançar  todos os Builders. “Todos são impactados diretamente. Como um bom exemplo para isso, o nosso programa de Vesting está associado diretamente com os resultados mensurados no Feedz, portanto temos um grande impacto envolvido”, comenta Ana Paula.

 

Próximo degrau

Já de olho no próximo desafio a ser superado, a gestora prevê a utilização da plataforma para melhor estruturar a avaliação de desempenho. “Pretendemos implantar o quanto antes a Avaliação de Desempenho e, junto com ela, o PDI e a Matriz 9Box. Apesar da empresa ter o hábito de promover feedbacks contínuos no formato 360, para nós será um grande desafio, considerando um nível maior de responsabilidade dos mentores e de seus mentorados em cada área, além de desenvolver novas competências para esse tipo de análise e uma aproximação maior com a plataforma.”, conta.

 

Com o desenvolvimento dos Builders como horizonte, a Platform Builders vislumbra os próximos passos: “A nossa perspectiva se dá mais no desenvolvimento dos Builders com alta performance, do que efetivamente na expansão dos times. Para isso a ferramenta se torna fundamental, com ela conseguimos estabelecer os processos, obter comparativos e médias pontuais, além de dar efetivamente mais relevância e atenção para assuntos relacionadas à cultura e pessoas”, finaliza Ana Paula.