• Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Menu
  • Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Conheça nossa plataforma
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A experiência de Home Office vai mudar a forma como trabalhamos para sempre

A experiência de home office sempre foi como um tabu para muitas empresas. Questões como segurança da informação, conectividade, produtividade, acesso a arquivos, entre outros, faziam muitos negócios olharem para o trabalho remoto com desconfiança.

A quarentena instaurada para impedir o aumento do contágio pelo novo coronavírus, entretanto, fez esse jogo mudar. 

Como medida de segurança, a Organização Mundial da Saúde recomendou o isolamento social, sendo assim, muitas empresas liberaram seus colaboradores para trabalhar em casa.

O home office  pegou muitos negócios e profissionais de surpresa, tendo todos que se adaptar a uma nova realidade: trabalhar com os filhos em casa, fazer reuniões ao som de latidos de cachorros, manter uma proximidade virtual, respeitar agenda, cumprir prazos sem uma cobrança incisiva do chefe, fazer acessos remotos, etc.

Meio que “na marra”, profissionais e empresas estão aprendendo a trabalhar a distância e que isso pode sim funcionar.

Se por um lado os negócios, de uma hora para outra, tiveram que abrir mão do microgerenciamento, que cobrar por entregas e não por horas, e confiar por completo em seu colaborador; por outro, os profissionais precisaram aprender a se autogerenciar, preservar a segurança da informação e manter a seriedade em um meio tão informal, quanto a própria casa. 

 

Atravessando a linha

Essa nova realidade trouxe a tona um cenário que já vinha se tornando cada vez mais comum: o trabalho remoto pode ser complementar ao do escritório, não precisando apenas figurar como um benefício, mas sim como uma realidade para quem se sente mais produtivo dessa forma, ou que precisa pontualmente estar em casa. 

A interjeição entre vida pessoal e profissional nunca foi tão latente também. Há muito se fala que o trabalho deve ser flexível a ponto dos colaboradores poderem intercalar tarefas pessoais no meio do dia, como sair dar uma corrida, levar o filho na escola, ir a uma consulta médica.

Neste período de home office, nunca a vida pessoal e profissional estiveram tão misturadas e isso não tem sido um problema, na maioria dos casos as pessoas conseguem atender às duas demandas. 

Esses pontos provam que uma linha foi atravessada, ao voltar a rotina normal, as empresas olharão para o profissional de uma nova forma, mais independente, responsável e livre. Por outro lado, este, terá um novo relacionamento com seu lado profissional, entendendo uma dinâmica diferente de trabalho. 

 

Sem entraves

O acesso remoto solucionou problemas de conexões particulares: mesmo distante as pessoas podem se conectar a ambientes onlines restritos com segurança. Softwares de comunicação, como o Slack e Skype, mostraram que é possível uma equipe se manter conectada e em sinergia mesmo não estando no mesmo ambiente.

Conversar por vídeo via Hangouts ou Zoom, por exemplo, tornou reuniões em equipe possíveis e mais próximas, ao poder um olhar para o outro. Softwares de cultura empresarial mostraram que é possível manter o engajamento, motivação e alinhamento de todos, mesmo a distância. 

A tecnologia já estava pronta, faltavam as empresas se acostumarem com esse novo cenário e a utilizarem para melhorar e normalizar o trabalho remoto. Mesmo que o cenário não seja o melhor, isso foi feito a toque de caixa e agora não tem mais volta. 

O mundo corporativo não será o mesmo. Quando todos voltarmos aos escritorio, a autonomia, liberdade e método de cobrança serão diferentes.Não estamos dizendo que o mundo será remoto, mas que o que era antes uma possibilidade, ou benefício, agora pode ser uma realidade empregada para quem se sente melhor assim, tornando a rotina cada vez menos “engessada”. 


Gabriel Leite

Gabriel Leite

  • 04/24/2020

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

PrevPost anterior10 perguntas para manter o engajamento no Home Office
Próximo postComo a Nexxera aumentou a qualidade dos feedbacks com a FeedzNext

Outros conteúdos que você pode gostar

feedback sanduiche
Gabriel Leite

Feedback sanduíche: por que não usar?

A estrutura do feedback sanduíche é assim: diga algo legal; dê o feedback crítico; diga algo legal. Descubra agora mesmo o motivo disso ser tão prejudicial.

•
25 de março de 2022
•
No Comments
o que é ouvidoria interna nas empresas
Gabriel Leite

O que é ouvidoria interna e quais os principais passos para implementar?

A ouvidoria interna é um recurso essencial para criar espaços de diálogo.

•
1 de fevereiro de 2022
•
No Comments
Gabriel Leite

Janeiro branco: 15 ações para melhorar a saúde mental no trabalho

Janeiro branco é o nome dado ao mês que visa conscientizar a importância de cuidar da saúde mental.

•
7 de janeiro de 2022
•
No Comments
gestão por objetivos
Bruno Soares

Gestão por objetivos: o que é, benefícios e como fazer?

As empresas mais inovadoras e valiosas do mundo usam metodologias baseadas em gestão por objetivos, como o OKR, GPD (gerenciamento pelas diretrizes) …

•
13 de maio de 2021
•
No Comments
feedback
Bruno Soares

Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

Aqui você vai ver o que é feedback, como dar e qual a sua importância na construção de um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

•
31 de março de 2022
•
No Comments
mulher feliz recebendo feedback de desenvolvimento
Larissa Gracietti

Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar

Aprender a dar feedback de desenvolvimento é a ferramenta número um para reumanizar as empresas e também para aumentar sua velocidade e …

•
25 de maio de 2021
•
No Comments
evolução da avaliação de desempenho
Bruno Soares

A evolução da avaliação de desempenho: não fique para trás

Antes da evolução da avaliação de desempenho esse termo era associado a negatividade, medo, ansiedade e estresse. Esse cenário mudou.

•
5 de janeiro de 2022
•
No Comments
Marília Cordeiro

Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

Saiba como construir uma cultura de feedback e como ela pode evitar problemas de comunicação e impulsionar os resultados dos colaboradores.

•
15 de março de 2022
•
No Comments
aperto de mãos entre colegas de trabalho
Gabriel Leite

Dicas de como resolver conflitos no trabalho

Para saber como resolver conflitos no trabalho é preciso, sempre, ir na raiz do problema. Existem duas origens principais para os conflitos …

•
14 de abril de 2021
•
No Comments
Bruno Soares

8 dicas para se tornar um CEO de sucesso e alinhado com o RH

Um CEO de sucesso sempre busca ajustar suas estratégias para impulsionar o sucesso de seus negócios e isso inclui estar alinhado com o RH.

•
31 de janeiro de 2022
•
No Comments
Avaliação de Desempenho
Bruno Soares

Avaliação de Desempenho: tudo o que você precisa saber

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais tradicionais dentro da área de gestão de pessoas. Então pra quem é este …

•
11 de fevereiro de 2022
•
No Comments
métodos para avaliar o desempenho de funcionários
Larissa Gracietti

3 métodos para avaliar o desempenho de funcionários

Ter conhecimento de pelo menos 3 métodos para avaliar o desempenho de funcionários é essencial, visto que a avaliação de desempenho é …

•
10 de junho de 2021
•
No Comments

Inscreva-se para receber
os próximos conteúdos

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog

  • Cases de Sucesso
  • Materiais Educativos
  • Feedz Educa
  • Peoplecast

Institucional

  • Site da Feedz
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade

Contato

  • contato@feedz.com.br
  • suporte@feedz.com.br
Linkedin Instagram Facebook-f Youtube

Assinar newsletter

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!