Clima organizacional: o que é, como melhorar, pesquisa e mais

Confira nesse artigo o conceito de clima organizacional, como você pode medi-lo e como criar estratégias para melhorar a vibe da sua empresa.

Foi-se o tempo que um local de trabalho hostil caracterizado por altos níveis de pressão e cobrança era atraente para os melhores profissionais de mercado.

Hoje, um bom clima organizacional é um diferencial de mercado.

O ambiente profissional é quase uma segunda casa para a maioria das pessoas. Sendo assim, elas querem se sentir confortáveis e à vontade nesse local. 

Por isso, entender o conceito de clima organizacional, como medi-lo e como desenvolver técnicas para aprimorá-lo são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos profissionais e, assim, a rentabilidade das empresas. Bora descobrir como fazer isso?

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é a atmosfera percebida pelas pessoas colaboradoras e engloba as atitudes, crenças, valores, comportamentos e relacionamentos existentes dentro da empresa. 

Podemos então dizer que o clima organizacional mostra como as pessoas pensam, agem e se relacionam dentro da empresa.

Um clima organizacional positivo é geralmente caracterizado por uma cultura de apoio, confiança, respeito, abertura à inovação, colaboração e reconhecimento do trabalho bem feito. 

Por outro lado, um clima organizacional negativo pode ser marcado por conflitos de comunicação, desconfiança, falta de suporte aos funcionários e falta de clareza nas expectativas. 

👉 Assista ao vídeo e aprenda mais sobre o tema: 

 

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Imagine que a cultura organizacional é como a personalidade de uma empresa. É como ela é definida por seus valores, crenças, normas e práticas compartilhadas entre o time. É algo mais profundo e duradouro, que molda a identidade da organização e influencia como as coisas são feitas ao longo do tempo. 

o clima organizacional é a “vibe” ou o “estado de espírito” da empresa em um determinado momento. Ou seja, é a percepção subjetiva e coletiva sobre o ambiente de trabalho, das emoções, atitudes e sentimentos dos trabalhadores no dia a dia. 

Embora a cultura e o clima da organização sejam diferentes, eles estão interconectados. O clima organizacional pode ser influenciado pela cultura, uma vez que a cultura estabelece as bases e os valores que permeiam a empresa. 

Por exemplo, se a cultura é colaborativa, amigável e de inovação, é mais provável que o clima da empresa seja positivo, com uma atmosfera de confiança e engajamento entre os colaboradores.

Entender essa diferença é essencial para os profissionais de RH, porque assim, é possível identificar áreas de melhoria tanto no aspecto mais amplo da cultura, quanto na atmosfera imediata do clima organizacional. 

Ambos desempenham um papel importante na motivação, satisfação e produtividade dos colaboradores, e trabalhar para cultivar uma cultura sólida e um clima empresarial positivo é fundamental para o sucesso de uma organização.

 

 

Fatores que influenciam no clima da empresa

O clima organizacional de uma empresa é influenciado por uma série de fatores que afetam como os profissionais se sentem e interagem no mundo corporativo. Esses fatores podem torná-lo positivo e motivador, ou negativo e desmotivador. Descubra agora quais são eles: 

 

Cultura organizacional 

Como citamos anteriormente, a cultura e o clima organizacional estão interligados. Portanto, uma cultura forte e bem definida pode criar um clima de trabalho saudável e um ambiente em que as pessoas colaboradoras se sentem alinhadas com os propósitos da empresa e engajados em seu trabalho. 

 

Comunicação interna

A qualidade da comunicação interna faz toda a diferença no ambiente cultural de uma empresa. Se a comunicação é clara, transparente e efetiva, contribui para que a “vibe” seja positiva. 

Para isso, é importante fornecer canais de comunicação adequados para que os funcionários se sintam ouvidos e envolvidos nas decisões. 

 

Relacionamento com os colegas

Um ambiente corporativo onde há colaboração, respeito mútuo e trabalho em equipe fortalecido contribui para um espaço positivo. Neste cenário, investir em atividades de integração e promover a diversidade e a inclusão podem ajudar a construir relacionamentos saudáveis e produtivos.

 

Confiança e transparência

Seus colaboradores precisam confiar nas políticas, nos processos e nas lideranças da companhia. Quando há transparência nas decisões, nas informações e nas expectativas, os profissionais se sentem valorizados, engajados e motivados.

 

Reconhecimento 

Valorizar e recompensar os esforços e conquistas dos colaboradores cria um ambiente de motivação e satisfação. Investir em programas de reconhecimento, feedbacks e oportunidades de crescimento profissional são essenciais para promover um espaço de valorização e desenvolvimento.

👉 Leia também: 11 motivos que valem a pena celebrar na empresa

 

Liderança

A liderança tem uma grande influência no clima organizacional. Isso porque gestores inspiradores, que promovem a comunicação aberta, apoiam o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, contribuem para um lugar mais positivo, motivador e colaborativo. 

Entretanto, lideranças autoritárias ou que não valorizam os profissionais, podem gerar um ambiente de trabalho negativo e desmotivador para os trabalhadores. 

👉 Leia também: Treinamento de liderança: o que é, quais os tipos e como fazer?

 

liderança-humanizada

 

5 Dicas para melhorar o clima organizacional 

Cuidar e aprimorar o clima organizacional é uma tarefa essencial para os profissionais de RH, já que um ambiente de trabalho positivo e motivador contribui para o aumento da produtividade, da satisfação dos colaboradores e o sucesso da empresa como um todo. 

Abaixo, apresentamos algumas dicas valiosas para melhorar o clima organizacional na sua empresa. 

 

1. Estabelecer uma cultura de feedback

Incentivar a troca de feedbacks construtivos e genuínos entre as pessoas colaboradoras da empresa ajuda a melhorar o clima organizacional. Isso porque fortalece a confiança, promove o crescimento individual e um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável. 

 

2. Fomentar o desenvolvimento profissional 

Oferecer treinamentos, workshops e oportunidades de aprendizagem contínua podem aprimorar o clima da sua empresa. Demonstrar que a companhia valoriza o crescimento e desenvolvimento dos profissionais, aumenta a motivação, o engajamento e a sensação de valorização. 

👉 Leitura recomendada:
Desenvolvimento de carreira: como o RH pode ajudar os colaboradores?
Importância da saúde mental e bem-estar no ambiente jurídico

 

3. Promover o trabalho em equipe 

O trabalho em equipe fortalece os relacionamentos, aumenta a confiança e a produtividade, além de promover uma cultura colaborativa e de apoio mútuo. Para incentivar, crie espaços e oportunidades para essas trocas, promova a diversidade de ideias e estimule a integração entre os trabalhadores. 

 

4. Estabelecer uma comunicação interna clara e transparente

Certifique-se de que as informações sejam compartilhadas de maneira clara, transparente e oportuna, isso promove o engajamento, a colaboração e evita mal-entendidos. 

Lembre-se de utilizar diversos canais de comunicação para alcançar diferentes públicos e estabeleça um ambiente propício para o diálogo aberto e honesto. 

 

5. Incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ao incentivar que os colaboradores cuidem da sua saúde mental e física, a companhia também reconhece que esse equilíbrio contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.  

A organização pode oferecer flexibilidade de horários, programas de bem-estar, políticas de licenças e férias adequadas para melhorar o clima organizacional. 

👉 Leitura recomendada: Como promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

 

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

 

Como medir o clima da empresa? 

Para entender como as pessoas colaboradoras se sentem em relação à empresa e identificar os pontos de melhoria, é importante que os profissionais de RH saibam como medir o clima organizacional

Abaixo, vamos falar sobre duas pesquisas que podem ajudar nos insights estratégicos da área: 

 

eNPS

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma métrica que visa medir o nível de engajamento e satisfação dos colaboradores em relação à empresa. 

É baseado na pergunta-chave: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?”

Por meio dessa pesquisa, podemos extrair informações centrais como, por exemplo, se os profissionais indicariam a empresa e os motivos para isso. 

 

Pesquisa de clima 

A pesquisa de clima, por outro lado, é outra ferramenta essencial para melhorar esse fator na empresa.

Ela orienta como guiar os colaboradores, tendo como principal objetivo entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas. Além de:

  • metrificar e apontar oportunidades de melhorias no ambiente organizacional;
  • ouvir os colaboradores e entender como as mudanças podem ser suavizadas;
  • identificar o que trava o desempenho dos profissionais;
  • aumentar a inovação no ambiente;
  • coletar dados para tomar decisões estratégicas e conscientes. 

 

Diferente do eNPS, a pesquisa de clima organizacional não precisa de uma periodicidade curta. Ela serve para fazer diagnósticos mais avançados, por isso, precisa ter um intervalo de tempo hábil para as iniciativas e testes surtirem efeito.

👉 Leia também: 5 motivos para usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz

 

Exemplos de perguntas para pesquisa de clima que você pode usar na sua empresa:

  1. Você se sente valorizado e reconhecido pelo seu trabalho nesta empresa?
  2. Como você avalia a comunicação interna na organização?
  3. Em uma escala de 1 a 5, o quanto você se sente motivado(a) no trabalho?
  4. Você acredita que a liderança da empresa promove um ambiente de confiança e transparência?
  5. Como você avalia a colaboração e o trabalho em equipe nesta empresa?
  6. Você se sente encorajado(a) a expressar suas opiniões e ideias no trabalho?
  7. Em uma escala de 1 a 10, o quanto você se sente motivado(a) no seu trabalho diário?
  8. Como você avalia as oportunidades de desenvolvimento profissional nesta empresa?
  9. Você acredita que a empresa valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
  10. Em uma escala de 1 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?

 

 

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional? 

A pesquisa de clima em uma organização fornece insights valiosos para identificar pontos fortes e área de melhoria, permitindo a implementação de ações para melhorar a vibe da companhia. A seguir, vamos explicar brevemente as principais etapas da pesquisa. Confira: 

  1. Defina os objetivos da pesquisa: antes de aplicar a pesquisa, é importante ter bem definido quais serão os objetivos e o propósito, para identificar as áreas específicas a serem avaliadas. 
  2. Escolha o método de coleta: a melhor abordagem depende do momento atual da sua empresa, podendo variar entre formulários online, entrevistas individuais ou por meio de uma plataforma de pesquisa. 
  3. Elabore o questionário: prepare o formulário com perguntas relevantes e abrangentes que abordem diferentes aspectos do clima organizacional, como, por exemplo, cultura, liderança, comunicação e desenvolvimento profissional. 
  4. Defina a escala de avaliação: as mais comuns são a escala de Likert (de 1 a 5) ou escala de concordância (discordo totalmente e concordo totalmente). 
  5. Realize a pesquisa e colete os dados: disponibilize o questionário aos colaboradores para que eles tenham tempo suficiente para responder com atenção e cuidado. Nessa etapa, as plataformas de pesquisa também se destacam, por garantir uma coleta e análise dos dados mais eficiente e segura.
  6. Analise os resultados: identifique tendências, pontos fortes e áreas de melhoria. Vale realizar uma análise quantitativa e qualitativa para obter uma compreensão mais completa do sentimento da empresa. 
  7. Compartilhe os resultados: destaque os pontos positivos e discuta as ações planejadas para abordar as áreas de melhoria e lembre-se de envolver os colaboradores nesse processo. 
  8. Implemente ações de melhoria: execute as ações planejadas e monitore seu impacto ao longo do tempo. Se necessário, faça ajustes conforme acompanha o progresso. 

 

👉 Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech
👉 Por que empresas de serviços precisam fazer pesquisa de clima?

 

Todas essas etapas podem ser facilitadas com o uso de uma plataforma pronta para a realização de pesquisas do RH, o que permite que os profissionais da área tenham mais tempo para focar em ações estratégicas para a retenção de talentos e crescimento da empresa.  

Por meio da solução de Pesquisa da Feedz, você consegue planejar, executar e analisar pesquisas de clima de trabalho, além de ter acesso a relatórios detalhados e outras funcionalidades para o desenvolvimento do clima organizacional. 

Não perca tempo e automatize seus processos com a Feedz. Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração em 7 segundos 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar