[CaseFeedz] Como a Feedz vai ajudar a Pontomais a crescer 50% em 2020

Um dos grandes desafios das empresas hoje é poder se comunicar de forma efetiva, estratégica e transparente com os colaboradores, a fim de impulsionar os resultados do negócio. Um estudo da Tower Watson revelou que gestores que conseguem manter uma comunicação eficiente com seu time, geram mais engajamento, o que aumenta em 26% a produtividade da equipe. 

Por outro lado, a Holmes Report afirma que a falta de comunicação, principalmente quando acontecem mudanças no negócio, pode gerar um aumento de 42% na má conduta dos colaboradores.

Além da produtividade, engajamento e conduta dos profissionais, a comunicação afeta também diretamente nos ganhos do negócio. A Tower Watson mostrou que empresas que possuem uma comunicação altamente efetiva apresentam um retorno financeiro 47% maior aos acionistas. 

A Pontomais, empresa que desenvolve um sistema de ponto eletrônico, sentiu na pele todos os problemas que a falta de comunicação efetiva pode acarretar. Após uma pesquisa de clima organizacional, o negócio identificou a necessidade de gerir o desempenho dos colaboradores, aumentar a transparência e uniformizar a gestão. 

A Feedz, como plataforma que preza pela comunicação transparente e efetiva para solucionar os problemas das empresas, se apresentou como uma solução para colocar os colaboradores e a gestão da Pontomais em uma mesma página e impulsionar o crescimento do negócio. Quer saber como? Dá uma conferida. 

 

Mas antes, um pouco sobre a Pontomais:

A empresa tem como missão levar mais tempo para o RH, por meio do controle de ponto automatizado. Assim, a área de gestão de pessoas pode se preocupar em cuidar e desenvolver os profissionais. A solução é usada por mais de 10 mil empresas e se adequa a negócios de diferentes tamanhos e com folhas ponto de todas as complexidades. 

 

Desafios de comunicação

A missão da empresa é uma preocupação interna também: como  cuidar e desenvolver os talentos? No começo de 2019, a Pontomais mapeou as principais necessidades dos colaboradores e, dentre elas, estavam um desenvolvimento mais uniforme, transparência e alinhamento entre as gestões. 

A empresa não mensurava como estava o desempenho dos profissionais e, assim, não conseguia enxergar quais precisavam se desenvolver em algum aspecto. Silvana Fernandes, gestora de RH da empresa, conta que “apesar da gestão de resultados das áreas, os planos não eram geridos pontualmente e nem uniformizados, ficando na mão do gestor, sem um padrão e tão pouco gestão precisa.”

No que tange a  transparência, a empresa tinha grande dificuldade em comunicar para todos as ações dos times de forma efetiva, perdendo assim o envolvimento dos colaboradores. 

A comunicação na ação uniforme dos gestores também se tornou um problema, como cada uma agia de uma forma, a mensuração disso para estruturação de feedbacks e avaliação de desempenho era um desafio. 

Nosso andar na gestão não estava na mesma velocidade em todas as áreas da empresa. Não tínhamos desenvolvimento dos colaboradores, transparência real e uniforme para todos e cada gestor fazia gestão de pessoas de uma forma”, resume Silvana. 

 

Comunicação como solução

A empresa utilizou uma plataforma para tentar solucionar essas questões, mas a ferramenta não atendeu todas as necessidades, além de não acompanhar e a agilidade e crescimento do negócio — somente em 2020, a Pontomais pretende crescer 50%. 

A Feedz apareceu, então, como uma solução completa que usa a comunicação para resolver, de forma ágil e eficaz, as dores do negócio. Silvana pontua as expectativas no início da parceria: “queríamos uma plataforma para envolver nossos colaboradores em nosso propósito e também metas, de modo em que todos tivessem o senso de dono;

desenvolver pessoas de uma maneira colaborativa, com gestão geral do RH e a responsabilidade do colaborador e suporte do gestor e do RH; uniformizar a gestão, onde todos os gestores realmente acompanhariam as pessoas do seu time e tivessem uma plataforma simples e precisa para prestar-lhes esse suporte”.

A Feedz começou, então, a ser testada no negócio. Já no primeiro mês, os resultados começaram a aparecer. “Todos começaram a cadastrar seus planos de desenvolvimento, dar Feedbacks e acompanhar como estava o alcance dos objetivos da empresa”, conta Silvana. Hoje, todas as pessoas da empresa utilizam a plataforma: do CEO à copeira. 

Assim, as dores iniciais foram solucionadas, ou estão em vias de. “Hoje os indicadores do RH e as metas dos gestores estão todos sendo alimentados pelas informações na Feedz”, exemplifica Silvana.  Para além delas, a Feedz centralizou toda a parte de comunicação, celebração e pesquisas internas do negócio. 

 

Desafio de crescimento

A Pontomais vai crescer 50% em 2020 e a base dessa impulsão são os colaboradores. Com a plataforma, o negócio tem a segurança de conseguir envolver os profissionais nos objetivos e ações da empresa; gerir as pessoas; melhorar ainda mais a comunicação; manter a cultura de transparência, feedbacks contínuos, desenvolvimento de pessoas e, por consequência de tudo isso, garantir  o crescimento saudável da empresa.