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[CaseFeedz] Como a Feedz ajuda a Matchbox a medir e a evoluir seu eNPS 

O eNPS é uma forma de medir a satisfação dos colaboradores com a operação e cultura da empresa. Por meio dele é possível identificar o número de detratores e promotores da marca, o que dá ao RH subsídio para entender se as ações de engajamento e bem-estar estão adequadas com as necessidades dos colaboradores e qual o grau de comprometimento dos profissionais. 

 

Na Matchbox, empresa especializada em tecnologias para aquisição de talentos, o eNPS é um importante indicador para balizar as ações de gestão de pessoas, tornando a área mais estratégica por garantir maior engajamento e, consequentemente, produtividade. 

 

Juliana Maffia, Head of Marketing da Matchbox, conta que no princípio o eNPS era feito a partir de uma pesquisa realizada por formulário e que depois os resultados foram “tabulados na unha”. 

 

A Feedz veio como uma solução para automatizar e facilitar esse processo. “Começamos a usar uma plataforma para o envio de NPS e pesquisa de engajamento. Mas encontramos na Feedz uma ferramenta que absorvia estas duas atividades e além disso trazia a gestão de OKR”, conta Juliana. 

 

Dores de crescimento

Com o crescimento da empresa, hoje com 52 colaboradores, as ações para engajamento começaram a se tornar um desafio. “Quem cuidava destas duas atividades era eu, coordenadora de marketing na época. Isso quer dizer que eu como marketing passava uma boa parte do meu tempo olhando para atividades que não necessariamente estavam conectadas com tarefas da área, mas que eram muito importantes para a consolidação da nossa cultura. Fazíamos coisas de uma forma muito manual, o que funcionava quando ainda éramos em 15 colaboradores, mas nossa meta de contratação impossibilitava que a gente continuasse trabalhando dessa forma por muito tempo”, explica a profissional. 

 

A Feedz entrou para facilitar e agilizar esse processo, possibilitando que Juliana pudesse ter uma papel muito mais estratégico do que operacional, otimizando seu tempo.  Ela conta que a plataforma foi implementada em dezembro de 2018 e no Q1 de 2019 já era possível notar as diferenças. 

 

“A Feedz me dá tudo em um único lugar. Me proporciona praticidade, me traz bons insights, enfim, é meu “braço direito” quando olho para a nossa cultura/pessoas”, ressalta a profissional. 

 

O NPS da Matchbox tem evoluído mês a mês, o que indiretamente é resultado da adesão da plataforma, de acordo com Juliana. Isso porque, além de facilitar a operacionalização da pesquisa, ela contribui para melhorar o clima, transparência  e a comunicação. “A plataforma acabou tirando a necessidade operacional e me trouxe uma visão muito mais estratégica das necessidades do nosso time e dos nossos pontos fortes,” explica.

 

Futuro

A expectativa da empresa é fechar o ano com 70 colaboradores. Juliana afirma que “isso quer dizer que teremos um grande desafio em gestão e valorização da nossa cultura. E para nós a cultura é nossa força motriz, sem ela a Matchbox não seria a empresa que é e não entregaria os resultados que entrega. Tanto eu quanto nosso CEO temos o fortalecimento da cultura como um dos principais focos. Por isso, perder tudo o que construímos nos últimos anos não é uma opção para nós. A Feedz com certeza nos apoiará e dará o suporte necessário para que este crescimento não impacte a cultura e que nossas metas continuem sendo batidas ao longo dos meses”.