Como a cultura da Adove apoiou o crescimento de 50% de sua carteira de clientes

case ADOVE

A pandemia causada pelo novo coronav√≠rus (COVID-19) tem espalhado mundo afora um clima de incerteza nas rela√ß√Ķes de trabalho. Considerada como uma oportunidade de ‚Äúreinven√ß√£o‚ÄĚ para muitos, o fato √© que algumas mudan√ßas potencializadas por este novo cen√°rio est√£o chegando para ficar.

O uso de ferramentas digitais tem se mostrado fundamental para encurtar dist√Ęncias e, assim, permitir a medi√ß√£o da produtividade das equipes. Isso sem falar que, de forma mais importante, tais solu√ß√Ķes est√£o viabilizando a presen√ßa de RHs ao lado de cada indiv√≠duo.

Em tempos de isolamento social, o acompanhamento a dist√Ęncia dos objetivos e resultados-chave nunca fez tanto sentido.¬†

Mas a verdade é que, a implementação de ferramentas ágeis para a gestão de pessoas já faz parte do dia a dia de muitas empresas. Muitas delas, inclusive, já nasceram com esse DNA. 

Um bom exemplo é a agência de marketing digital Adove. A empresa iniciou seus negócios apostando na criação de uma cultura forte para atrair grandes clientes e os melhores talentos. 

Para isso, lan√ßou m√£o de ferramentas digitais com o objetivos de conhecer de perto seu p√ļblico interno e, assim, sustentar suas estrat√©gias mercadol√≥gicas.¬†

Hoje, a empresa comemora um crescimento de 50% em seu portf√≥lio de clientes somente neste √ļltimo ano.

Mas, qual é o papel da cultura interna neste resultado? Como uma plataforma digital pode sustentar isso? Como o uso de feedbacks contínuos junto aos colaboradores pode levar os negócios mais longe? 

A gente te conta! 

Voe com conosco para conhecer o case da Adove + Feedz!

 

Quem é a Adove

A Adove √© uma ag√™ncia de marketing digital, especializada em inbound marketing. Est√° na estrada h√° 11 anos e hoje comemora uma carteira de clientes que cresceu 50% somente neste √ļltimo ano.

O resultado positivo salta aos olhos de qualquer gestor, mas para alcançar tal patamar, a Adove decidiu abrir mão de 30% de sua antiga carteira de clientes para se ajustar ao desenho de um novo ICP (ideal customer profile). Atualmente, cerca de 90% deste atual portfólio é formado por negócios B2B. 

Orquestrar todas as mudan√ßas recentes exigiu agilidade por parte dos gestores, como explica Karine Sabino, CEO da Adove. ‚ÄúEm 2019 passamos pela defini√ß√£o de um novo posicionamento junto ao mercado e junto ao nosso p√ļblico interno. O resultado disso foi uma nova identidade visual, a cria√ß√£o de novos servi√ßos e, tamb√©m, o mapeamento da nossa cultura‚ÄĚ, comenta.¬†

Para dar conta de todas as demandas, a Adove possui hoje uma equipe de 20 colaboradores, distribuída em escritórios em Rio do Sul (SC) e na cidade de São Paulo. 

Desde o momento zero, a empresa optou por instaurar o ‚Äúfeedback‚ÄĚ em seu c√≥digo de cultura. Para estruturar isso, a Adove apostou em uma plataforma digital chegando at√© a Feedz em 2018, se tornando um dos primeiros clientes.

Naquela ocasião, o principal desafio da agência era equacionar as demandas de uma equipe jovem, que tinha sede por desafios diários. 

Depois de quase dois anos, os resultados já são perceptíveis:  

  • 100% dos colaboradores da Adove est√£o engajados com a ferramenta (88% de ades√£o ao humor e 63% de envolvimento com feedbacks);¬†
  • A alta ades√£o melhorou o entendimento do perfil individual dos colaboradores;¬†
  • Dessa forma, a ag√™ncia ganhou mais agilidade para a tomada de decis√Ķes de RH;¬†
  • Foi poss√≠vel tamb√©m fazer uma gest√£o preventiva ao turnover;¬†
  • E por √ļltimo, mas n√£o menos importante, houve um melhor alinhamento de expectativas entre diretoria e equipe.

Mas, como foi a jornada da Adove? 

 

Desde o início, foco na construção da cultura 

‚ÄúAcreditamos que uma cultura forte √© o ponto de partida para atrair grandes clientes e os melhores talentos‚ÄĚ.¬†

A premissa acima foi criada quando a Adove tinha apenas cinco colaboradores, sendo três deles os próprios sócios. 

Foi nesta √©poca que a empresa chegou at√© a Feedz. ‚ÄúFomos apresentados ainda quando a plataforma estava em fase inicial. Na mesma hora acreditamos que essa seria uma boa ferramenta, porque combinava com o nosso esp√≠rito empreendedor e com a nossa vontade de fazer a diferen√ßa junto √†s pessoas e empresas‚ÄĚ, se lembra Karine.

Na ocasi√£o, a percep√ß√£o dos s√≥cios sobre a ado√ß√£o de uma ferramenta digital de feedback mostrava ‚Äúuma nova possibilidade de contribuir com o time, entendendo suas particularidades e agregando aos processos de RH‚ÄĚ.

 

Valores: feedbacks positivos podem ‚Äúoperar milagres‚ÄĚ

‚ÄúOuvimos, inclu√≠mos, reconhecemos e impulsionamos as pessoas. Elas s√£o nossos principais ativos e valorizamos a fundo o que nos faz crescer‚ÄĚ.

E na busca incessante por aprimoramento, todas as a√ß√Ķes da Adove s√£o medidas e qualificadas atrav√©s de processos simples, por√©m, eficientes. ‚ÄúIncentivamos os feedbacks como ferramenta de crescimento. Elogios sinceros operam milagres‚ÄĚ, conforme descreve o c√≥digo de conduta da empresa.

 

Obstáculos: como era a vida antes? 

No início, a Adove possuía apenas processos formais para gestão de pessoas. Todo o fluxo de contato estava relacionado ao setor contábil, nada que funcionasse de forma preventiva ao turnover ou de fato humanizasse o relacionamento de RH. 

‚ÄúAssim, ficava muito complexo entender alguns comportamentos de uma equipe t√£o jovem, que, na sua maioria, encara o primeiro emprego. Al√©m disso, a atividade que desenvolvemos, o marketing digital, tamb√©m √© nova no mercado‚ÄĚ, conta a CEO.

 

Equipe jovem: prefer√™ncia por intera√ß√Ķes digitais

Os sócios-fundadores da Adove entendiam que o perfil da equipe pedia motivação constante. Mas, sem conhecer os colaboradores e suas expectativas de forma mais clara, essa tarefa era quase impossível. 

Além disso, a gestão da empresa percebia que quando era feito pessoalmente, o alinhamento de expectativas gerava algum ruído, de forma que as respostas acabavam ficando veladas. 

‚ÄúConstatamos que grande parte do nosso time preferia as intera√ß√Ķes digitais. As ferramentas da Feedz como as pesquisas r√°pidas e o acompanhamento das celebra√ß√Ķes e dos feedbacks, nos trouxeram um mapeamento muito mais efetivo e permitiram que as conversas de alinhamento passassem a ser mais direcionadas e assertivas‚ÄĚ, conta Karine.

 

Falta de motivação e o impacto na produtividade do time 

Desde o in√≠cio, a Adove estabeleceu como um de seus valores a melhoria cont√≠nua. Contudo, Karine admite que havia uma dificuldade em aplic√°-lo em cada um dos colaboradores. ‚ÄúDurante muito tempo n√£o conseguimos destinar esfor√ßos para a melhoria do time‚ÄĚ.¬†

E, embora a empresa não tivesse um turnover alto, em alguns momentos, os gestores sentiam os impactos da falta de motivação na produtividade do time.

 

Por que investir em ferramentas de feedbacks faz sentido? 

‚ÄúA ideia era criar canais sem muita burocracia‚ÄĚ.

A expectativa inicial da Adove ao contratar as ferramentas da Feedz era criar um canal mais pr√≥ximo √† equipe. ‚ÄúQuer√≠amos permitir que eles tivessem um meio de se manifestar sem que precisassem marcar hor√°rio para isso‚ÄĚ, comenta.¬†

Hoje, esse canal al√©m de funcionar muito bem, se tornou uma ferramenta indispens√°vel para a Adove. ‚ÄúEla (a solu√ß√£o) tem apresentado resultados estrat√©gicos para a alta gest√£o, assim como tem colaborado positivamente para a intera√ß√£o entre os times‚ÄĚ, avalia Karine.

 

√Č preciso incentivar a cultura de feedbacks?¬†

No momento da implementação, a Adove estabeleceu algumas estratégias com o objetivo de motivar o time para conhecer e usar a plataforma. Uma delas se apoiou na ferramenta de recompensa e ranking da própria Feedz. 

‚ÄúComo em nossa cultura o feedback √© algo bastante forte, essa intera√ß√£o foi se ampliando naturalmente. O uso e engajamento das pessoas foi acontecendo de forma gradativa, conforme a plataforma foi evoluindo. Assim, fomos compreendendo melhor o seu papel na empresa‚ÄĚ diz Karine.

Atualmente, a plataforma da Feedz faz parte do onboarding de novos colaboradores da ag√™ncia. ‚ÄúTodos gostam muito e a acham din√Ęmica e divertida. Comentam, principalmente, sobre os e-mails bem humorados que fazem parte dos lembretes di√°rios‚ÄĚ, destaca a gestora.

 

Resultados parte 1: quando esperar por eles?

‚ÄúOs primeiros resultados vieram logo no in√≠cio‚ÄĚ.¬†

Assim que a ferramenta da Feedz foi implementada, a Adove verificou imediatamente os primeiros resultados. Entre eles, os gestores perceberam a melhora nas intera√ß√Ķes interpessoais e entre as equipes.¬†

¬†‚ÄúCriamos um plano de a√ß√£o para monitorar o¬†humor do time e agir em casos mais cr√≠ticos. O mesmo com as pesquisas que nos pontuaram coisas que presencialmente seriam mais dif√≠ceis‚ÄĚ, se lembra a CEO.¬†

 

Resultados parte 2: quando dar os próximos passos?

Hoje, o foco da Adove está em estimular o uso de áreas mais estratégicas dentro da plataforma da Feedz como o PDI (Plano de Desenvolvimento) Рferramenta que auxilia o desenvolvimento profissional.

‚ÄúA Adove tamb√©m est√° melhorando a aplica√ß√£o da sua metodologia de OKRs (gest√£o de metas). Nessa nova fase, a Feedz se torna ainda mais fundamental‚ÄĚ, avalia Karine.

 

A cultura pode mesmo levar os negócios mais longe?

“As metas da empresa para os próximos anos são audaciosas. Entendemos que só poderemos atingi-las com uma equipe ainda mais engajada, capacitada e com conhecimento dos nossos valores e, principalmente, disposta a ajudar outras empresas e pessoas.

A Adove est√° focada em marketing digital para empresas B2B. Queremos fazer com que empresas gerem mais neg√≥cios para que outras empresas fa√ßam o mesmo e, assim, desenvolver uma cadeia de rentabilidade e estabilidade socioecon√īmica.

Nesse contexto, acreditamos que a Feedz continuar√° sendo uma ferramenta aliada ao nosso prop√≥sito e, principalmente, no desenvolvimento de novas compet√™ncias internas‚ÄĚ, finaliza a Karine.

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