[CaseFeedz] Com 700 colaboradores, Monjuá implantou a Feedz e mudou sua gestão de pessoas em apenas 4 meses

Capa case monjua

Já imaginou impactar positivamente a vida de 714 funcionários em apenas 4 meses? Parece um desafio um tanto difícil de ser alcançado, mas foi esse o resultado obtido pela Monjuá, uma rede gaúcha que atua no ramo varejista de moda.

O Fabiano Raupp, da Fênix Trainamentos — empresa contratada pela Monjuá para prestar consultoria na área de RH — conversou com a gente e deu detalhes de como foi o processo de estruturação da plataforma da Feedz dentro da organização.

A iniciativa contou com uma força tarefa de peso para garantir que todos os colaboradores entendessem o propósito da plataforma e estivessem engajados. Já no primeiro mês, a Bruna, estagiária de Administração, se dedicou exclusivamente em fazer com que todos os colaboradores entendessem, de fato, para que a ferramenta servia e como funcionava.

task force

 

Fabiano garante que isso ajudou a empresa a preparar os funcionários para a implantação da Feedz, agilizando o processo e fazendo com que hoje a Monjuá conte com mais de 90% de engajamento.

Um dos principais desafios que enfrentamos foi a conscientização dos colaboradores quanto ao engajamento dentro da plataforma. Contratamos uma estagiária para focar somente em mostrar aos funcionários como a ferramenta funciona e mapear as pessoas que estavam ou não utilizando a Feedz.

O que motivou Fabiano a buscar uma plataforma completa para gestão de pessoas foi a falta de dados e informações para embasar as decisões. Era preciso que houvesse um monitoramento eficiente e constante sobre informações estratégicas para que o RH pudesse fazer as melhores escolhas.

Além disso, o módulo mais importante para a Monjuá antes de contratar a Feedz era o de OKR. Fabiano era um estudioso da metodologia e acreditava que ela poderia trazer ainda mais resultados para a empresa.

Primeiramente foram implantados os módulos de feedback, one-on-one e celebrações. Segundo Fabiano, isso garantiu que os colaboradores tivessem mais familiaridade e engajamento com a Feedz antes de colocar em prática a metodologia de OKR.

“Os colaboradores começaram a dar feedback, celebrar as conquistas, e isso criou um ambiente ótimo dentro das lojas da empresa. Depois foi muito mais fácil para todos entenderem os OKR e continuarem usando a ferramenta.”

team work

A participação dos gestores e líderes é muito importante para que a adoção da ferramenta aconteça de uma forma eficiente. Eles são uma peça fundamental nesse processo. Na Monjuá, inicialmente os gestores tiveram um pouco de resistência em adotar o sistema. 

“Eles diziam que precisavam focar nas vendas e que uma ferramenta de engajamento só iria tirar o foco dos vendedores e diminuir os resultados”, comenta Fabiano.

A estratégia foi mostrar que o que acontece é justamente o contrário. Que ambientes com mais engajamento, que trocam feedbacks, que têm one-on-ones entre líderes e liderados e celebram as conquistas têm mais probabilidade de aumentar as vendas e melhorar o desempenho. E foi isso que acabou acontecendo.

Em pouco tempo, os gerentes começaram a utilizar a plataforma e adoraram. Pode ser coincidência ou não, mas hoje os gestores que mais dão feedbacks aos vendedores são os que gerenciam as lojas com os maiores faturamentos.

O case da Monjuá nos mostra como é importante ter pessoas que realmente acreditam no poder de transformação dentro das empresas. E que essa transformação começa pelas pessoas. Olhar para os colaboradores como o principal ativo de uma empresa faz com que as relações de trabalho sejam verdadeiras, e isso aumenta a motivação e o desempenho de todos.

A Feedz é uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores, na qual você encontra tudo para gestão de pessoas em um só lugar: avaliação de desempenho, OKR, pesquisa de clima, feedbacks contínuos, PDI, 1on1, eNPS, gamificação e muito mais. Com a Feedz a empresa empodera RHs e gestores, constrói equipes de alta performance e retém os melhores talentos.

Se inscreve aí na nossa news 🤩

Tá a fim de receber conteúdos incríveis como esse direto na sua caixa de entrada? Então é só colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados