[CaseFeedz] Como a Feedz vem apoiando a transformação da Inflor

A transformação move as empresas. Sem ela, os negócios estão fadados a ficarem desatualizados rapidamente, afinal, novas soluções, novos modos de pensar e estruturar equipes e processos surgem o tempo todo. Além disso, a pandemia de Covid-19 acelerou a transformação de muitas companhias.

No âmbito comportamental, os gestores perceberam a importância da conexão entre os colaboradores. Com o distanciamento social, ficou claro que integração faz toda a diferença para um ambiente saudável e produtivo – mesmo que virtual. E falando em contextos onlines, a transformação digital também foi impulsionada nesse período. 

A tecnologia e conexão se tornaram o meio de qualquer operação dentro dos negócios. Para conversar com os colegas, alinhar OKRs, dar feedbacks, contratar novos talentos, fazer reuniões, pesquisas, enfim, para todas as operações do negócio esses fatores viraram protagonistas.

Foi em meio a tantas transformações, que a Inflor começou a usar a Feedz. “Nosso desafio era encontrar uma solução de engajamento de pessoas que nos ajudasse no momento de transformação que estávamos por iniciar, que abrangia nossos produtos, processos e mindset. Ter uma ferramenta como Feedz era fundamental nesse processo e foi o que fizemos”, conta Geovany da Silva Spalenza,  Chief People Officer da Inflor, líder no mercado de sistemas para gestão florestal  

Esse processo começou em janeiro de 2020, antes dos efeitos da pandemia – que trouxeram novos desafios à transformação da empresa. Veja como a Inflor, por meio da Feedz, acelerou seu processo de transformação.

 

Resposta rápida

É natural que dentro de um processo de mudança, pessoas se adaptem mais rápido que outras, haja desconfiança ou falta de alinhamentos em alguns pontos. Mas, tudo isso pode ser ajustado antes de impactar em falta de motivação e engajamento por meio de pesquisas constantes para entender a particularidade de cada time e dar respostas rápidas. 

Na Inflor, essa capacidade de percepção possibilita uma transformação mais assertiva, conectando os problemas, com quem pode resolvê-los. “O grande diferencial hoje é poder pegar um termômetro rápido sobre vários temas com as diversas possibilidades de pesquisa que temos na ferramenta, ou seja, isso gerou uma ponte rápida entre as necessidades e quem pode tomar ações de ajustes”, comenta Geovany sobre o uso da Feedz.

 

Encurtando distâncias

A plataforma está sendo uma ponte entre os colaboradores no momento de isolamento social. Isso porque ajuda a nortear o trabalho de todos por meio da exposição dos OKRs de forma clara e aberta para a equipe completa, ao mesmo tempo que encurta distâncias por meio de celebrações e feedback contínuo.

Dessa forma, além de entender o impacto do seu trabalho na empresa como um todo, os colaboradores da Inflor ainda podem estreitar o seu relacionamento com o negócio por meio de uma cultura aprimorada de colaboração, reconhecimento e escuta ativa. 

Começamos a utilizar  a Feedz em janeiro de 2020. A pandemia fez a utilização aumentar pois queríamos ouvir cada vez mais nossos colaboradores neste momento. Hoje temos em torno de 80 pessoas mês utilizando com muitas interações. Acho que a possibilidade de ser ouvido tem sido um grande retorno para os colaboradores”, conta Geovany

 

Próximos passos

Os resultados dessa maior escuta por parte da empresa se reflete no e-NPS e aumento da favorabilidade da pesquisa semanal de engajamento, explica Geovany. Para continuar impulsionando esses resultados e melhorando a experiência dos colaboradores com o negócio, o CPO planeja os próximos passos. “ Hoje acredito que conseguimos ouvir bem os colaboradores, acho que o próximo passo é começar a utilizar a ferramenta para apoiar o desenvolvimento individual de cada colaborador e também do próprio time”, finaliza.