[CaseFeedz] Como a Geinfo está superando o desafio de comunicação interna e efetivação de OKRs

case

A comunica√ß√£o entre os colaboradores de uma empresa √© essencial para o funcionamento adequado das opera√ß√Ķes do dia-a-dia. Assim como a transpar√™ncia e abertura do pr√≥prio neg√≥cio ao comunicar mudan√ßas, adequa√ß√Ķes, conquistas ou fatos corriqueiros – como onde ser√° o pr√≥ximo happy hour – √© um importante pilar para aprimorar o engajamento e confian√ßa dos colaboradores para com a empresa. 

Um estudo da Tower Watson mostra que quando os gerentes s√£o bons comunicadores, a produtividade da equipe √© 26% maior, por conta do engajamento dos colaboradores. Em contrapartida, um artigo da Holmes Report afirma que a falta de comunica√ß√£o efetiva em momentos de mudan√ßa pode aumentar em 42% o √≠ndice de m√° conduta. 

Uma forma de melhorar a comunica√ß√£o interna, antecipar mudan√ßas, incentivar a transpar√™ncia e engajar os colaboradores √© usar a ferramenta de gest√£o de OKR – objectives and key results. A metodologia de gest√£o ajuda a todos a enxergarem os objetivos do neg√≥cio e entenderem para que lado est√£o caminhando, ao mesmo tempo que gera maior proximidade entre os colaboradores por mostrar onde o trabalho de um impacta no do outro. 

O desafio da pr√°tica

Falar é fácil, mas no dia a dia, incentivar uma comunicação interna mais eficaz atrelada a um melhor uso de metodologias de gestão pode ser um grande desafio. A Geinfo sentiu isso na pele. A empresa desenvolve softwares web e por isso precisa que seus colaboradores estejam sempre bem alinhados, a saída encontrada foi usar o OKR como meio gestão, comunicação e transparência.

Mas, na prática, o desafio se tornou ainda maior: os colaboradores enxergavam o OKR como uma atividade pontual e além das suas rotinas, utilizando a plataforma disponível de forma ineficaz.

Mudan√ßa de mindset 

Procurando por solu√ß√Ķes, a Geinfo encontrou a Feedz. A implementa√ß√£o ocorreu em Setembro de 2019, com o objetivo de tornar a plataforma uma efetiva ferramenta de gest√£o, com utiliza√ß√£o di√°ria, voltada ao alcance dos objetivos dos departamentos e, consequentemente da empresa, com o aprimoramento da comunica√ß√£o interna.

Em aproximadamente um m√™s de uso, a Feedz incentivou que os 19 colaboradores da empresa abra√ßassem a cultura de  celebra√ß√Ķes e dar e receber feedbacks. Em consequ√™ncia disso, a empresa sentiu uma melhora efetiva na comunica√ß√£o interna do neg√≥cio. 

A cultura de feedbacks constantes √© essencial para criar um ambiente onde todos estejam alinhados, aumentar a confian√ßa entre os colaboradores, o aprimoramento pessoal e profissional, al√©m aproximar as equipes. 

Al√©m disso, esta √© uma das ferramentas mais efetivas para engajar os profissionais e aprimorar a comunica√ß√£o interna em uma empresa de forma 360¬ļ, ou seja, em uma estrutura na qual os colaboradores possam dar retornos tamb√©m a seus l√≠deres. 

A implementa√ß√£o da Feedz trouxe a Geinfo o amadurecimento da cultura de feedbacks e de celebra√ß√£o de conquistas, por meio do que o CEO da empresa, Rafael Thibes, categorizou como ‚Äúuma plataforma √°gil, com facilidade de uso no dia a dia e que ajuda a acompanhar o estado emocional das pessoas‚ÄĚ. 

O desafio do OKR

Por mais que parte do objetivo da empresa tenha sido alcan√ßado – o aprimoramento da comunica√ß√£o interna – a gest√£o do OKR se mant√©m como a maior dor  da Geinfo hoje. A Feedz se mostrou uma solu√ß√£o intuitiva para gerir os objetivos e resultados-chave, mas a implementa√ß√£o de uma metodologia de gest√£o leva mais de um m√™s para se concretizar.  A empresa quer ainda aprimorar os processos para que a ferramenta de gest√£o seja utilizada de forma completa pelos colaboradores. 

O maior desafio vivenciado pela Geinfo √© que as pessoas entendam o OKR como parte de suas rotinas. Mas a empresa enxerga essa conquista em um cen√°rio pr√≥ximo. ‚ÄúA empresa tem boa perspectiva de crescimento, pois tem um bom potencial do mercado do ramo de est√©tica que ainda pode explorar. A Feedz  pode contribuir com essa perspectiva, a medida que ajuda na consolida√ß√£o da gest√£o dos OKRs e no aprimoramento do processo de gest√£o de pessoas‚ÄĚ, completa Thibes.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados