As Top 5 causas de turnover nas empresas e como evitá-las

As Top 5 causas de turnover nas empresas e como evitá-las

O processo de contratação de um funcionário é longo e oneroso para uma empresa, uma vez que não é simples encontrar pessoas que tenham fit com o negócio, a equipe e o cargo e ainda estejam disponíveis no mercado. Enquanto o profissional ideal não é encontrado, a equipe fica sobrecarregada, com o acúmulo de funções, e deficitária, diminuindo o seu  desempenho. 

Olhando para este cenário parece que depois que a pessoa ideal para o cargo é encontrada e aceita o trabalho, tudo são flores. Mas não é bem assim. Se a contratação e as práticas de retenção não forem feitas da maneira correta, o risco de turnover, ou seja, do funcionário novo deixar a empresa, é grande.

Além de ter todo o retrabalho, o turnover é caro para o negócio e prejudicial para o desempenho e motivação da equipe. Para evitá-lo, o primeiro passo é olhar para suas causas. Separamos os cinco principais motivos pelos quais pessoas recém contratadas podem não se encaixar no negócio e sair. Confira também como evitar estes problemas:

1 – Falta de alinhamento com a cultura

Como uma empresa funciona, seus funcionários se comportam e o trabalho é executado faz parte de sua cultura. Se o recém contratado não tiver alinhamento com isso e com os valores do negócio, dificilmente se adaptará com sua rotina e se sentirá pertencente ao ambiente. Isso faz com que ele repense sua atuação e, muitas vezes, peça para sair. 

Para evitar isso é crucial que ainda na etapa de seleção os pilares da cultura do negócio sejam apresentados e seja avaliada a compatibilidade do candidato neste quesito. Pessoas que não têm o mesmo valor que o negócio, dificilmente se encaixarão nele. 

2- Onboarding deficitário

Logo que um funcionário novo chega na empresa é necessário que haja um processo de onboarding para que ele conheça e se adapte aos processos e rotinas do negócio. Se isso não é feito, ou é mal feito, o novo colaborador vai se sentir perdido e desamparado, fazendo com que não consiga executar seu trabalho em plenitude e se sinta desmotivado. Daí para procurar outra oportunidade é um pulo. 

A melhor forma de evitar isso é desenhar um processo de onboarding completo, com apoio nos primeiros meses, apresentação de processos, pessoas e documentos, além de reuniões com a equipe para ambientar o colaborador. 

3 – Falta de transparência

Muitas empresas prometem “mundos e fundos” para o candidato na recrutação e quando este chega para trabalhar, descobre que não é como imaginava. Algumas vezes a função não corresponde ao que foi dito, ou a estrutura do negócio é diferente da descrita e até mesmo questões culturais e salariais são maquiadas na hora da entrevista.

Não seja este tipo de empresa. A melhor forma de reter um colaborador é ser sincero com ele sempre, desde o processo seletivo, falando a verdade sobre as funções diárias, funcionamento e momento do negócio, cargos e salários, além, como já pontuamos, da cultura empresarial. 

4- Falta de políticas de retenção

Muitas vezes as pequenas empresas não conseguem competir com as grandes no quesito proposta salarial, mas o principal diferencial que apresentam é um ambiente mais agradável de se trabalhar e políticas de retenção que se traduzem em benefícios. Não se preocupar em como agradar o colaborador para este se manter engajado em seu cargo é a mesma coisa que estar esperando por sua demissão. 

As empresas precisam investir em práticas que impulsionam a motivação e engajamento dos funcionários, principalmente dos novos, para que estes enxerguem valor em continuar atuando no negócio. 

5 – Falta de Feedback 

Um colaborador novo precisa saber se está indo por um caminho certo. Por mais que seja um profissional experiente, ele ainda não está familiarizado com os processos e métricas de sucesso da empresa que começou a atuar a pouco tempo. Não dar feedbacks contínuos ao funcionário é o mesmo que o vendar e pedir para que ache um caminho. Profissionais que se sentem perdidos, tendem a procurar outros lugares para se encontrarem. 

Por isso, é muito importante dar feedbacks de como está sua atuação, mostrar o que está sendo feito de positivo e o que poderia melhorar, para que o colaborador possa se sentir parte de uma equipe e direcionar melhor o seu trabalho. 

Na sua empresa você evita estes pontos? Como faz para diminuir as taxas de turnover? Compartilhe com a gente!

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