• Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Menu
  • Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Conheça nossa plataforma
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A importância do feedback em agências | Com Karine Sabino

Entrevista com Karine Sabino, CEO da Adove

 

As agências de marketing, comunicação e publicidade funcionam em uma dinâmica diferente de outras empresas. Isso porque demandam a gestão de diferentes clientes por atendimentos, geralmente têm uma cultura descontraída e uma rotina bastante cheia.

O principal ponto de atenção neste modelo de negócio é o colaborador. Cada atendimento é responsável pelo relacionamento da empresa com determinados clientes, portanto, este precisa estar motivado, engajado e ter poder de decisão. Porém, até onde vai a autonomia do atendimento? Como manter este engajamento? Como gestão e atendimento podem trabalhar em conjunto para atingir os melhores resultados?

Conversamos com Karine Sabino, CEO daAdove. O segredo, de acordo com ela, é alinhamento e feedback. “Na Adove buscamos deixar todos à vontade para se posicionar. Isso faz parte dos nossos valores de transparência e honestidade. Esse mesmo posicionamento é incentivado para os feedbacks entre equipe e gestores. Entendemos que fazendo isso, quem ganha é a empresa e que mesmo em níveis diferentes, todos temos pontos a melhorar”, ressalta Karine.

Protagonismo do atendimento –

Um grande desafio das agências é dosar a autonomia dos atendimentos sem sobrecarregá-los. Karine defende que o protagonismo traz consigo grandes responsabilidades, por isso, um caminho para promover que os atendimentos possam responder com autoridade aos seus clientes é a capacitação.

“Buscamos capacitar nossos colaboradores para que eles se sintam seguros diante de qualquer atendimento. O protagonismo só é possível com o domínio dos conhecimentos técnicos e dos fluxos internos da agência” , Karine enfatiza

Ser protagonista também significa gerir crises em um certo nível. Receber feedbacks negativos dos clientes, na visão de Karine, é algo que deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria. “Existe um ditado que diz que ‘Uma má notícia cedo, é uma boa notícia’. Ou seja, os feedbacks servem para permitir que melhoremos nossas entregas. Aqui na Adove costumamos dizer que o feedback é um presente e que devemos apenas agradecer. Acreditamos que assim, ao invés de nos defendermos ou confrontarmos com o que recebemos, iremos interiorizar e entender o que deve ser feito. Isso vale para todos os feedbacks recebidos. Depois, obviamente, são dadas as tratativas necessárias”, explica.

Se o protagonismo do atendimento passa por receber e dar encaminhamento aos feedbacks negativos, qual é o papel do gestor neste processo? A interação entre atendimento e gestão é muito importante e o papel de cada profissional deve ser bem delimitado para não haver divergências. “Temos uma gestão bastante compartilhada e processos bem definidos o que ajuda a manter a autonomia do atendimento”, fala Karine. Em situações de crise, por exemplo, a primeira pessoa a ser consultada é o atendimento para esclarecimentos. A definição de ações, então, é feita em conjunto.

Feedback, a chave do sucesso –

Dentro de um ambiente de tantas trocas, o feedback é essencial para manter um alinhamento. Karine exemplifica: “Há um grande volume de feedbacks entre a equipe Adove. Eles são bastante pontuais e ajudam a equipe a melhorar suas entregas, seu posicionamento na empresa e diante do cliente”.

A principal ferramenta usada para isso hoje na Adove é a Feedz. Além de gerar feedbacks recorrentes que levantam pontos para serem abordados nas reuniões trimestrais, a plataforma ainda contribui para o compartilhamento de bons resultados.

“Aqui na Adove entendemos que pequenos detalhes são tão importantes quanto grandes performances. É por isso que compartilhamos tudo que vem de positivo, de clientes ou não. Esse compartilhamento é feito no Feedz através da aba de celebrações ou ainda pelos outros canais. Entendemos que muitas vezes os feedbacks se concentram em pontos negativos e por isso incentivamos a todos a compartilhar os elogios, os bons resultados, independente de quem os receba. A cultura foi sendo criada com exemplos, os gestores começaram a compartilhar e hoje todos fazem isso”, finaliza Karine.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabriel Leite

Gabriel Leite

  • 05/06/2019
  • No Comments

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

PrevPost anteriorO salto do RH | ENTREVISTA COM PAULO SARDINHA (ABRH Nacional)
Próximo postA fantástica história das planilhas no RHNext

Outros conteúdos que você pode gostar

feedback sanduiche
Gabriel Leite

Feedback sanduíche: por que não usar?

A estrutura do feedback sanduíche é assim: diga algo legal; dê o feedback crítico; diga algo legal. Descubra agora mesmo o motivo disso ser tão prejudicial.

•
25 de março de 2022
•
No Comments
o que é ouvidoria interna nas empresas
Gabriel Leite

O que é ouvidoria interna e quais os principais passos para implementar?

A ouvidoria interna é um recurso essencial para criar espaços de diálogo.

•
1 de fevereiro de 2022
•
No Comments
Gabriel Leite

Janeiro branco: 15 ações para melhorar a saúde mental no trabalho

Janeiro branco é o nome dado ao mês que visa conscientizar a importância de cuidar da saúde mental.

•
7 de janeiro de 2022
•
No Comments
gestão por objetivos
Bruno Soares

Gestão por objetivos: o que é, benefícios e como fazer?

As empresas mais inovadoras e valiosas do mundo usam metodologias baseadas em gestão por objetivos, como o OKR, GPD (gerenciamento pelas diretrizes) …

•
13 de maio de 2021
•
No Comments
feedback
Bruno Soares

Feedback: O que é? + [exemplos de feedback prontos]

Aqui você vai ver o que é feedback, como dar e qual a sua importância na construção de um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo.

•
31 de março de 2022
•
No Comments
mulher feliz recebendo feedback de desenvolvimento
Larissa Gracietti

Feedback de desenvolvimento: o que é e 10 exemplos de como dar

Aprender a dar feedback de desenvolvimento é a ferramenta número um para reumanizar as empresas e também para aumentar sua velocidade e …

•
25 de maio de 2021
•
No Comments
evolução da avaliação de desempenho
Bruno Soares

A evolução da avaliação de desempenho: não fique para trás

Antes da evolução da avaliação de desempenho esse termo era associado a negatividade, medo, ansiedade e estresse. Esse cenário mudou.

•
5 de janeiro de 2022
•
No Comments
Marília Cordeiro

Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?

Saiba como construir uma cultura de feedback e como ela pode evitar problemas de comunicação e impulsionar os resultados dos colaboradores.

•
15 de março de 2022
•
No Comments
aperto de mãos entre colegas de trabalho
Gabriel Leite

Dicas de como resolver conflitos no trabalho

Para saber como resolver conflitos no trabalho é preciso, sempre, ir na raiz do problema. Existem duas origens principais para os conflitos …

•
14 de abril de 2021
•
No Comments
Bruno Soares

8 dicas para se tornar um CEO de sucesso e alinhado com o RH

Um CEO de sucesso sempre busca ajustar suas estratégias para impulsionar o sucesso de seus negócios e isso inclui estar alinhado com o RH.

•
31 de janeiro de 2022
•
No Comments
Avaliação de Desempenho
Bruno Soares

Avaliação de Desempenho: tudo o que você precisa saber

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais tradicionais dentro da área de gestão de pessoas. Então pra quem é este …

•
11 de fevereiro de 2022
•
No Comments
métodos para avaliar o desempenho de funcionários
Larissa Gracietti

3 métodos para avaliar o desempenho de funcionários

Ter conhecimento de pelo menos 3 métodos para avaliar o desempenho de funcionários é essencial, visto que a avaliação de desempenho é …

•
10 de junho de 2021
•
No Comments

Inscreva-se para receber
os próximos conteúdos

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog

  • Cases de Sucesso
  • Materiais Educativos
  • Feedz Educa
  • Peoplecast

Institucional

  • Site da Feedz
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade

Contato

  • contato@feedz.com.br
  • suporte@feedz.com.br
Linkedin Instagram Facebook-f Youtube

Assinar newsletter

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!