Gestão por objetivos: o que é, benefícios e como implementar?

A gestão por objetivos pode melhorar a produtividade, o desempenho, o engajamento e a criar um ambiente orientado a resultados.

As empresas mais inovadoras e valiosas do mundo usam metodologias baseadas em gestão por objetivos, como o OKR, GPD (gerenciamento pelas diretrizes) e BSC (Balanced Score Card).

A gestão por objetivos engloba os processos de estabelecimento de metas conjuntas, que geram maior engajamento e produtividade.

De acordo com uma pesquisa da Right Management, profissionais motivados são 50% mais produtivos. Sendo assim, empresas que investem em processos que aumentem o engajamento e motivação têm um diferencial competitivo.

Absorver a gestão por objetivos é uma forma do RH se mostrar mais estratégico para o negócio. Uma vez que por meio das técnicas implantadas pela área, o time se torna mais eficiente e engajado, trazendo maior retorno para a empresa.

Entenda melhor quais as vantagens e como aplicar a gestão por objetivos.

 

 

O que é gestão por objetivos?

Gestão por objetivos (GPO) é uma abordagem de gestão que envolve estabelecer objetivos claros e específicos para a organização, departamentos e funcionários individuais, e trabalhar em conjunto para alcançá-los.

O propósito da prática é elevar o desempenho da empresa por meio de objetivos claros, desafiadores, alcançáveis e motivadores.

A base da gestão por objetivos é a colaboração. Independente da metodologia utilizada pela empresa, a prática prevê que os objetivos do negócio como um todo, das equipes e individuais, sejam discutidos e estipulados em conjunto.

Claro que ela é adaptável. Para algumas empresas é imprescindível que o objetivo maior do negócio seja estipulado apenas pela diretoria ou pelo CEO, o que não tem problema nenhum.

O importante é que as metas práticas, que guiarão as ações dos colaboradores, sejam sempre discutidas antes de serem impostas.

Sendo assim, uma empresa de software para gestão de tarefas, por exemplo, pode ter como objetivo do negócio ser a melhor solução para micro e pequenas empresas do segmento de tecnologia.

A partir dessa informação, os times devem se reunir para entender quais indicadores e metas podem ajudar a atingir esse objetivo.

  • O time de marketing pode ter como meta participar de X eventos do segmento.
  • O de vendas em fazer X contatos por dia com empresas targets;
  • O de desenvolvimento, de mapear as dores das micro e pequenas empresas de tecnologia para desenvolver a melhor solução; e assim por diante. 

Olhando para um nível mais individual, os gestores e colaboradores precisam também estipular, em conjunto, metas particulares para atingir o objetivo do grupo.

 

Benefícios da gestão por objetivos

A gestão por objetivos pode trazer vários benefícios para as organizações, entre eles:

  1. Melhora o desempenho: Ao definir objetivos claros e específicos, a gestão por objetivos ajuda a aumentar o desempenho dos funcionários, equipes e da organização como um todo.

  2. Alinhamento estratégico: A GPO ajuda a garantir que todos os níveis da organização estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos estratégicos, promovendo um alinhamento organizacional mais efetivo.

  3. Foco: Ao definir objetivos específicos, a GPO ajuda a manter o foco dos funcionários, permitindo que eles se concentrem nas atividades mais importantes para atingir os objetivos definidos.

  4. Autonomia: A gestão por objetivos permite que os funcionários tenham maior autonomia e responsabilidade na definição de suas próprias metas, promovendo a autogestão e o autodesenvolvimento.

  5. Feedback contínuo: A GPO incentiva a comunicação regular entre os funcionários e seus gerentes, possibilitando um feedback constante e uma oportunidade para corrigir problemas e melhorar o desempenho.

  6. Melhoria da comunicação: A gestão por objetivos pode ajudar a melhorar a comunicação entre os diferentes níveis da organização, promovendo uma maior transparência e colaboração.

  7. Motivação: A GPO pode ajudar a aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários, ao permitir que eles contribuam para o sucesso da organização e se sintam valorizados pelo seu trabalho.

  8. Maior eficiência: A gestão por objetivos ajuda a melhorar a eficiência da organização, ao permitir que os funcionários trabalhem de forma mais estratégica e direcionada para atingir seus objetivos.

 

Como implementar a gestão por objetivos?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da gestão por objetivos, vamos à parte prática: como colocar tudo isso para rodar?

Parece instintivo: para fazer uma gestão por objetivos basta estipular as metas em conjunto e revê-las periodicamente. Mas existem alguns passos que devem ser seguidos e processos que facilitam a aplicação. 

O primeiro é ter foco. Todos os objetivos devem ser estipulados com o mesmo norte. O segundo é a delimitação de planos táticos e operacionais para atingir as metas.

Não basta somente sentar com o colaborador para entender quais objetivos este gostaria de estipular. É preciso que os gestores criem em conjunto um plano tático de como essa meta será atingida e ainda quais indicadores serão usados para saber se o objetivo será cumprido no fim do período ou não. 

Para fazer o acompanhamento disso, 1:1s e feedbacks constantes são essenciais. Dessa forma o gestor acompanha e orienta de perto o colaborador. 

Além disso, é preciso que os gestores das diferentes áreas conversem para que todos os objetivos estejam interligados de alguma forma e que a colaboração entre times também esteja presente.

Durante o ciclo de cumprimento dos objetivos é preciso garantir que os colaboradores terão as skills necessárias para alcançá-los. Por isso, oferecer treinamentos, qualificações e suporte é essencial.

Resumindo, para ter uma gestão por objetivos de sucesso é preciso:

  1. Estipular metas em conjunto;
  2. Se certificar que todos os objetivos têm o mesmo foco;
  3. Ter planos táticos para o cumprimento das metas;
  4. Mensurar os resultados e fazer correções de rotas se preciso;
  5. Oferecer capacitação para que os objetivos sejam cumpridos. 

 

Como estipular metas na prática

Existem muitas metodologias que integram a gestão por objetivos. As mais famosas são, resumidamente:

 

OKR (Objectives and Key results)

A metodologia OKR é baseada no estabelecimento de objetivos a serem cumpridos em um curto período e resultados-chave (ou Key Results – KR) que guiarão as ações.

👉 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

Nesta abordagem, os objetivos são uma definição qualitativa do que a empresa deseja alcançar, enquanto os resultados-chaves são descrições quantitativas e mensuráveis que ajudam a empresa a entender se está chegando perto do objetivo estabelecido anteriormente. 

Em geral, recomenda-se a definição de três a cinco resultados-chave para cada objetivo – que, por sua vez, possuem ciclos rápidos de aproximadamente três meses. Caso queira saber a melhor forma de elaborá-los, temos uma lista com 30 exemplos de OKR. 😀 

Vale lembrar que a Feedz é uma ferramenta de OKR: com a ajuda da nossa plataforma, é possível acompanhar resultados em tempo real de forma rápida e intuitiva, além de promover uma gestão por objetivo mais transparente.

 

Tela de demonstração mostrando a ferramenta de OKR na Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

 

GPD (Gerenciamento Pelas Diretrizes)

É uma modelo de gestão que visa desdobrar as diretrizes anuais da empresa em objetivos alcançáveis para todos os colaboradores. Ele envolve toda a organização, desde a alta administração até os níveis mais baixos da hierarquia.

No GPD, o foco está na definição de objetivos de longo prazo e de uma estratégia clara para alcançá-los, levando em consideração o ambiente interno e externo em que ela opera.

Esse método de gestão por objetivos é constituído por dois sistemas de gerenciamento, que devem ser colocados em prática de forma simultânea:

  • O gerenciamento interfuncional, que está ligado à alta administração e vislumbra o futuro da empresa;
  • E o gerenciamento funcional, que é focado na melhoria contínua e na manutenção das atividades diárias e rotineiras da organização.

 

BSC (Balanced Score Card)

O método reúne indicadores de diferentes áreas das empresas para garantir o seu sucesso em todas as frentes, não somente a financeira e contábil. 

Cada metodologia tem todo um processo e história por trás, mas hoje estamos falando do que as une: a definição de objetivos.

Para que funcionem, os métodos precisam que os gestores e colaboradores saibam estipular objetivos estratégicos.

Uma boa forma de saber se seus objetivos cumprem esse papel é pensá-los dentro da metodologia SMART.

De acordo com ela as metas precisam ser específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T). 

Ou seja, metas como “encantar o cliente até o fim do ciclo” podem parecer estimulantes, mas não são realmente estratégicas.

Para atender o conceito SMART, a redação deve ser algo parecido com: 

80%, e não menos de 60%, dos clientes devem ter NPS com média 7 até agosto de 2021

A porcentagem de clientes e a média do NPS deixam a meta específica e mensurável. Ela tem período de tempo estabelecido e os números devem ter sido estipulados de acordo com dados prévios para serem atingíveis. 

Dentro do conceito de gestão por objetivos a relevância da meta deve ser discutida em conjunto levando em consideração o propósito maior da empresa para o período e a motivação do colaborador. 

Fazer objetivos SMART para todos os níveis da empresa é garantir que qualquer um possa entender a lógica do negócio. Isso facilita, inclusive, na hora de uma nova contratação, por exemplo, uma vez que o novo profissional conseguirá enxergar de forma clara o foco da empresa e como seu trabalho terá impacto nisso.

 

TQM (Total Quality Management)

Como o próprio nome sugere, o TQM é uma abordagem de gestão que busca disseminar uma cultura de qualidade em todos os aspectos que fazem parte da organização, visando o aprimoramento de produtos, serviços e processos.

Neste modelo, os colaboradores possuem responsabilidades diretamente alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, todos devem se guiar pelos oito princípios do TQM:

  • Foco no cliente;
  • Melhoria contínua;
  • Envolvimento de todos os funcionários;
  • Gestão baseada em fatos;
  • Abordagem de processos;
  • Gestão de relacionamento;
  • Enfoque sistêmico;
  • Comprometimento das lideranças.

Quando bem implementado, o TQM tende a aumentar a satisfação dos clientes e confiança na marca, reduzir os custos internos e estimular a produtividade dos colaboradores.

 

Six Sigma

É um sistema de gestão focado no aprimoramento de processos, que busca reduzir ao mínimo possível a ocorrência de defeitos ou falhas em produtos ou serviços. Ele foi desenvolvido pela Motorola e é composto por cinco fases:

  1. Definir: aqui é feita a definição de qual problema o projeto deve resolver, bem como seus objetivos principais;
  2. Medir: na sequência, o time deve obter o maior número de informações possíveis;
  3. Analisar: faz-se então uma análise a fim de descobrir quais erros estão causando a variação no processo;
  4. Melhorar: o próximo passo é programar melhorias visando os objetivos traçados na etapa 1;
  5. Controlar: por fim, é feita uma avaliação sobre o nível de sucesso obtido com as mudanças, bem como o estabelecimento de mecanismos capazes de sustentar os resultados.

Cada uma das etapas acima envolve um conjunto de atividades específicas, que devem ser executadas sequencialmente para alcançar os objetivos da metodologia. Mas vale ressaltar que, aqui, a abordagem estatística é fundamental.

O uso de dados é o que faz com que o Six Sigma funcione corretamente, já que a definição de excelência é baseada num conceito matemático conhecido como desvio padrão.

Essas são algumas das metodologias que podem ser integradas à gestão por objetivos para melhorar a eficácia da gestão empresarial.

Cada uma delas tem sua própria abordagem e benefícios únicos, e é importante escolher a metodologia certa para as necessidades da sua empresa.

 

5 Dicas para gerenciar equipes com a gestão por objetivos

Como você viu até aqui, a gestão por objetivos pode trazer muitas vantagens para a sua empresa, principalmente quando alinhado a uma boa metodologia. Mas, para que o saldo final seja realmente positivo, é preciso saber gerenciar as equipes com excelência.

Pensando nisso, separamos cinco dicas que podem ajudar:

  1. Envolva a equipe na definição dos objetivos e deixe claro como cada objetivo individual contribui para os objetivos da empresa, como um todo. Isso certamente ajudará a criar um senso de propriedade e comprometimento com os resultados;
  2. Comunique claramente os objetivos e metas para toda a equipe, garantindo assim que todos entendam suas responsabilidades e expectativas. A comunicação contínua e transparente é essencial para manter todos informados sobre o progresso e os resultados alcançados;
  3. Monitore o desempenho da equipe em relação aos objetivos estabelecidos, utilizando indicadores e métricas para avaliar o progresso. Dessa forma, fica mais fácil entender o que está indo bem e o que precisa ser melhorado;
  4. Realize alinhamentos regulares para revisar o desempenho, identificar desvios e ajustar as estratégias, se necessário;
  5. Por fim, sempre busque formas de reconhecer os colaboradores que alcançaram seus objetivos e contribuíram para o sucesso da empresa. Isso dará a energia necessária para que bons resultados continuem sendo buscados!

 

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5 motivos para usar OKR como metodologia de gestão de objetivos

Encontrar um modelo de gestão que seja adequado deve ser um trabalho personalizado. O mais importante é poder adequar a metodologia para a realidade do negócio.

O método OKR, Objectives and Key Results, é utilizado por empresas de diversos portes, desde empresas como o Google até pequenas startups, e utiliza a delimitação de objetivos e resultados-chave para gerir equipes e metas.

Conheça cinco benefícios desta metodologia:

 

1. Delimitar prioridades

No dia a dia, muitas atividades podem ser elencadas como prioridade. É difícil deixar alguma tarefa de lado para se concentrar em outra, até porque, ambas precisam ser entregues.

Sendo assim, é comum encontrar colaboradores perdidos em suas prioridades tentando dar conta de muitas ações ao mesmo tempo e gestores que conseguem apenas dar atenção superficial a todos os pontos pois precisam resolver problemas de forma paralela.

Este cenário cria um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças como ansiedade, depressão e burnout. Além disso, não ter as prioridades claras ainda impacta negativamente nos resultados da empresa.

A metodologia OKR ajuda os gestores e colaboradores a delimitarem objetivos principais. Esses, portanto, serão a linha guia do trabalho e darão um norte para a priorização de tarefas.

 

2. Mudar hábitos

A delimitação de prioridades claras nada mais é que uma mudança de hábito. A metodologia OKR contribui para criar processos mais ágeis e centrados em resultados e isso envolve uma gama de transformações nas empresas, principalmente de pensamento.

É comum enxergarmos nas organizações, por exemplo, uma pressão velada para que não exista erros nas execuções dos projetos. Esse é um mindset negativo, que gera um quadro de insatisfação nos funcionários.

A metodologia OKR é baseada em objetivos curtos, e por isso, incentiva a experimentação e tolera o erro, desde que este seja corrigido rápido. Um erro logo corrigido pode abrir os olhos para uma nova solução mais adequada e eficaz.

Além disso, ter um software de OKR ajuda a criar processos regidos por tarefas, auxiliando na organização diária de cada colaborador.

 

3. Gerir rotas

Ao passo que contribui para delimitar prioridades, mudar hábitos e criar rotinas, a metodologia OKR funciona como uma bússola. Isso porque mostra qual o objetivo a ser alcançado e qual o caminho a ser seguido para chegar nele.

Centralizar as metas, tarefas e processos em um único método, e em um único software se possível, contribuí muito para a organização do negócio.

Isso gera uma economia de tempo, ao passo que diminui o retrabalho, e uma otimização dos processos e objetivos que ficam mais claros para todos.

Quando o colaborador enxerga, também, o impacto de seu trabalho no objetivo maior da empresa, ele se sente mais engajado e satisfeito.

 

4. Incentivo a colaboração

Ao mesmo tempo que enxerga o valor do seu trabalho para a empresa, o colaborador consegue ver por meio dos resultados-chave elencados como a ação impacta no trabalho do outro e como juntos podem produzir mais. A questão é visual.

Se montado um fluxograma que mostra a soma das ações para gerar resultados, fica fácil de promover a colaboração e espírito de time na equipe.

Algumas plataformas de OKR, como a Feedz, já trazem esse fluxo desenhado e ajudam as empresas a otimizarem até mesmo a metodologia.

 

5. Satisfação do colaborador

Uma empresa com a gestão bagunçada e confusa gera colaboradores desmotivados e com maior propensão a desenvolverem doenças relacionadas ao trabalho.

Ao passo que é introduzido um método, como o OKR, que promove colaboração, organização e delimitação de objetivos, os funcionários conseguem se engajar mais com a empresa e se sentirem mais satisfeitos com suas funções.

Isso impacta positivamente nos resultados entregues e no crescimento sustentável do negócio.

 

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Casos de sucesso de empresas que implementaram a gestão por objetivos

A Feedz sempre levou a gestão por objetivos muito a sério. Portanto, não poderíamos deixar de mencionar o nosso próprio case de sucesso.

A metodologia escolhida por nós foi a de OKRs, que guiaram a definição de objetivos e resultados-chave desde a fundação da empresa, em 2018. Com a estruturação do time em torno dos objetivos e colaboração na construção da meta de cada equipe, crescemos mais de 6.000% desde o segundo trimestre de 2019.

Para isso, a definição conjunta das metas e reuniões semanais de check in de OKR foram essenciais. Assim, além do objetivo alinhado com a expectativa dos profissionais, tem sido possível mensurar, semana a semana, o desenvolvimento pessoal.

O resultado disso, além do crescimento, é uma equipe engajada e que entende seu papel no desenvolvimento do negócio.

Resumidamente, portanto, a gestão por objetivos é uma técnica presente em diferentes metodologias que prevê a colaboração na construção de metas estratégicas.

 

Ferramentas para facilitar a gestão por objetivos

Se você chegou até aqui animado (a) para adotar a gestão por objetivos na sua empresa, então certamente vai querer conhecer algumas ferramentas capazes de tornar esse processo mais eficaz.

Dê só uma olhada em algumas opções:

  1. Trello: é um aplicativo de gerenciamento de projetos amplamente utilizado. Adotando um visual Kanban, ele permite organizar tarefas e distribuí-las entre os membros do time com facilidade. Assim, todo mundo sabe o que precisa ser feito e qual tarefa está sob a responsabilidade de quem;
  2. Canvas: é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que ajuda as empresas a visualizarem,  desenharem e testarem modelos de negócios rapidamente e de forma colaborativa. Existe inclusive uma versão voltada para quem utiliza a metodologia OKR, o OKR Canvas, que guia as empresas na implementação de objetivos e resultados-chave.
  3. Análise SWOT: é uma técnica de planejamento que auxilia na identificação de forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças para a organização. Com base nesse diagnóstico, é possível definir objetivos mais estratégicos.
  4. Software da Feedz: quando a metodologia escolhida for OKR, a nossa plataforma também pode ser uma grande aliada. Com ela, é possível alinhar objetivos junto à equipe com agilidade e transparência, acompanhar os resultados-chaves em tempo real, melhorar a comunicação do setor e muito mais.

Quer ver na prática como a plataforma da Feedz pode ajudar a sua empresa a implementar a gestão por objetivos de forma ágil e descomplicada? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e bora voar! 👇

 

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