5 livros indicados por CEOs de sucesso para todos os líderes

Quando pensamos em materiais educativos para evoluir na carreira, logo vem à mente os populares webinars, as lives, cursos online, textos em blogs segmentados e tantos outros formatos digitais. Mas existe uma  forma analógica, digamos assim, que ainda faz muito sucesso e é extremamente eficaz ao compartilhar conhecimento, tanto de hard skills, quanto soft skills: o livro.

 

Muitos CEOs estão sempre com um livro a tiracolo e falam com orgulho sobre as lições que esse meio, que não precisa de Wi-fi para estar disponível, os ensinou. Que tal evoluir sua carreira lendo a mesma coisa que eles? Separamos 5 livros que fizeram a diferença na trajetória de grandes líderes para te inspirar, confira:

 

Bill Gates – O cofundador da Microsoft sempre exaltou o poder que os livros têm. Uma das obras preferidas do executivo é “Aventuras Empresariais”, de John Brooks. A história conta trajetórias de sucesso e  de fracasso de grandes empresas, focando em como seus líderes reagiram aos desafios. Gates chegou a afirmar que o este “é o melhor livro de negócios que li na vida”.

 

Elon Musk – O polêmico executivo da Tesla e SpaceX também tem nos livros uma de suas formas preferidas de conhecimento. O empresário usa essa ferramenta para ampliar suas convicções e enxergar novas perspectivas. No seu meio preferido de comunicação, o Twitter, ele exaltou o livro “ Superinteligência: caminhos, perigos, estratégias”, de Nick Bostrom, que discute de modo crítico a evolução  das máquinas inteligentes. Musk chegou a twittar: “vale a pena ler Superinteligência, de Bostrom. Nós precisamos ser super cuidadosos com a inteligência artificial. Potencialmente mais perigoso do que bombas atômicas”.

 

Cristina Junqueira – A cofundadora do Nubank também usa os livros como guia. A empresária diz que o livro “Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir”, de Simon Sinek, é com se fosse uma bíblia dentro do Nubank. O livro discorre sobre a importância de, além de fazer as coisas com um propósito, comunicar bem essa motivação para todos. Indo por um outro caminho, Cristina também destaca o livro de Melinda Gates “O momento de voar: como o empoderamento feminino muda o mundo”.  Segundo a executiva, a obra traz exemplos reais da importância do investimento e da valorização das mulheres como forma de melhorar a sociedade.

 

Paula Paschoal – A presidente do PayPal no Brasil também usa livros que unem aprendizados e lazer para estar sempre atualizada. Uma das obras indicadas pela executiva é “Americanah”, de Chimamanda Ngozi Adichie. A obra é um romance, mas conta a história de uma nigeriana que vive nos Estados Unidos e, durante sua vida, sofre diversas situações de preconceito. Paula diz que o livro a  abriu os olhos para uma forma mais eficiente e empática de enxergar a diversidade dentro do negócio, mostrando ações que podem, realmente, melhorar a vida de quem sofre preconceito dentro dos negócios. 

 

 Jeff Bezos – O CEO da Amazon também usa romances para tirar lições e aplicar em seus negócios. A obra destacada por ele  é “O vestígio do Dia”, de Kazuo Ishiguro. Em uma oportunidade o líder afirmou: “se você ler Os Vestígios do Dia, que é um dos meus livros favoritos, você não pode evitar parar e pensar, ‘eu acabei de passar dez horas vivendo uma vida alternativa e eu aprendi algo sobre vida e sobre arrependimentos”.

 

Gostou das indicações? Conte para gente, qual seu livro de cabeceira nesse momento?


2 Replies to “5 livros indicados por CEOs de sucesso para todos os líderes”

Comments are closed.