5 lições e gestores que você precisa conhecer

Você provavelmente já quis conversar com grandes empreendedores para extrair um pouco de conhecimento, não é mesmo? Muitos gestores adquiriram técnicas exemplares e tornaram-se referência mundial em gestão, entrega de resultados e lições de sobrevivência. Dito isso, trouxemos neste artigo 5 gestores para você se debruçar e refletir sobre suas estratégias. Vamos lá?

 

Ed Catmull

Toy Story, Procurando Nemo, Os Incríveis certamente foram sucesso de bilheteria ao redor do mundo entre públicos de diferente faixas etárias, mas por trás dessas animações existe um segredo escondido: Ed Catmull, cofundador e presidente da Pixar Animation. Conhecido por sua brilhante mente criativa, hoje Ed é referência em gestão e estrutura organizacional. Ainda jovem decidiu criar a primeira animação computadorizada e, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, tornou a Pixar uma instituição altamente lucrativa. Considerado um guia de negócios, Criatividade S.A traz uma aula a qualquer pessoa e certamente deve entrar na sua lista de leituras. 

 

Para se inspirar: “Acredito que os melhores gerentes reconhecem e abrem espaço para aquilo que não conhecem — não apenas porque a humildade é uma virtude, mas porque até que a pessoa adote essa atitude mental, os gerentes devem afrouxar os controles, e não apertá-los. Eles devem aceitar riscos; e devem sempre prestar atenção e enfrentar qualquer coisa que gere medo. Além disso, os líderes bem-sucedidos aceitam a realidade de que seus modelos podem estar errados ou incompletos. Só quando admitimos não saber algo é que podemos aprender”.

 

Ben Horowitz

Formado em ciências da computação, o empreendedor é sócio cofundador da Andreessen Horowitz uma empresa de capital de risco. Audacioso, a trajetória de Ben é referência no Vale do Silício — região em São Francisco, Estados Unidos, que abriga startups e empresas do setor da tecnologia. Seu livro O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas traz insights de como driblar desafios e exprime boas ideias acumuladas ao longo de sua carreira.

 

Para se inspirar: “As pessoas sempre me perguntam: “Qual é o segredo de um diretor executivo bem-sucedido?” Infelizmente, não existe segredo nenhum. Porém, se há uma habilidade que distingue uma pessoa adulta de uma criança é a capacidade que o adulto tem de se concentrar e tomar a melhor decisão possível quando não existe nenhuma boa decisão a ser tomada. É nos momentos em que temos vontade de morrer ou de nos esconder que

podemos fazer a diferença como diretores executivos”.

 

Andy Grove

Engenheiro e empresário húngaro, Andy mudou-se para os Estados Unidos na década de 50, tornando-se influente no setor da tecnologia após assumir a presidência da Intel em 1979, onde permaneceu por 11 anos. Faleceu em 2016, mas deixou seus ensinamentos através de livros como Only the Paranoid Survive: How to Exploit the Crisis Points That Challenge Every Company e High Output Management.

 

Para se inspirar: “Sua carreira é literalmente o seu negócio. Você o possui como único proprietário. Você tem um funcionário: você mesmo. Você está em concorrência com milhões de empresas similares: milhões de outros funcionários em todo o mundo. Você precisa aceitar a propriedade de sua carreira, suas habilidades e o tempo de suas jogadas. É de sua responsabilidade proteger seus negócios pessoais contra danos e posicioná-los para se beneficiar das mudanças no ambiente. Ninguém mais pode fazer isso por você”.

 

David Cancel

Fundador e CEO da Drift, David é responsável por criar diversos softwares de sucesso para empresas como o HubSpot e a Performable. Costuma dar palestras sobre empreendedorismo em grandes universidades como o MIT, Bentley e Harvard. Seu livro HYPERGROWTH: How the Customer-Driven Model Is Revolutionizing the Way Businesses Build Products, Teams, & Brands aborda questões de comunicação e gerenciamento consideradas a chave para o sucesso do seu negócio.

 

Para se inspirar: “Lembre-se: a marca da sua empresa não é seu logotipo, mascote ou declaração de missão. Em vez disso, sua marca é um reflexo das experiências que as pessoas têm com sua empresa. E cada interação contribui para a percepção da sua marca”.

 

Reid Hoffman

Co-fundador do LinkedIn, rede social focada em relações profissionais, Reid Hoffman é mentor da Endeavor Global. Apesar de ser conhecido por sua liderança em períodos de crise, o empreendedor possui uma boa relação com organizações sociais, sendo que já investiu US$ 1,5 bilhão em investimentos de impacto social. Seu livro mais famoso,  BLITZSCALING: O Caminho Vertiginoso para Construir Negócios Extremamente Valiosos, aborda as melhores práticas para alavancar e consolidar empresas, sendo considerado por muitos como manual para tornar negócios relevantes.

 

Para se inspirar: “Em momentos de crise, o único jeito de criarmos um futuro é por meio do empreendedorismo. É preciso olhar o copo cheio. Somos formados por diferentes culturas, esportes, linguagens, mas existe algo único que nos une: somos todos empreendedores.”

 

Gostou das indicações? Então que tal contar para a gente quais gestores de sucesso são sua maior inspiração.