A comunicação interna no ambiente corporativo é um desafio para a maioria dos negócios. Mesmo que a empresa incentive o feedback constante, a troca entre colaboradores e líderes, faça pesquisas de clima, seja transparente e acolhedora, algumas situações que poderiam ser resolvida a partir de conversas acabam se tornando problemas maiores porque os profissionais não se sentem à vontade para falar sobre elas. É aí que entra a ouvidoria interna.
Imagine a seguinte situação: um colaborador não está satisfeito com o modo que seu líder faz a gestão, sentido falta de um apoio mais constante, de um impulso para evoluir suas ideias e ainda acha grosseiro o modo como é tratado. Porém, o seu líder é um colaborador antigo da empresa e amigo de todos os outros gestores, não sobrando muito espaço para o profissional insatisfeito reclamar. Nesse caso, uma ouvidoria interna seria o canal ideal para que o colaborador se sentisse à vontade para fazer suas queixas, de forma anônima, inclusive, se assim desejasse.
Além de situações como essa, a ouvidoria ainda é capaz de absorver problemas de comportamento, denúncias, feedbacks, enfim, esse setor é responsável por ser um canal de defesa do colaborador. O ouvidor tem o papel de entender os problemas dos profissionais de um negócio e direcioná-los para quem possa resolver de forma efetiva.
Por poder receber mensagens anônimas, a ouvidoria, por muitas vezes, é mais amigável ao colaborador que os outros canais de comunicação. Por mais que a empresa seja empática e aberta a conversa, muitas vezes os colaboradores se sentem acuados de fazer reclamações sobre seus chefes, por exemplo.
Os principais benefícios de uma ouvidoria interna,portanto, são:
1 – Resolução de problemas;
Como falamos, existem muitas questões que deixam os colaboradores insatisfeitos no ambiente de trabalho e que estes não sabem como e para quem reportar. Uma ouvidoria cria um canal seguro de conversa, onde os profissionais podem discutir qualquer assunto sem retaliações. Ao direcionar a reclamação para a pessoa certa, a ouvidoria facilita a resolução de problemas antigos.
2 – Manutenção de um ambiente saudável de trabalho;
A ouvidoria se posiciona como uma amiga dos colaboradores, sendo assim, estes têm a segurança que em qualquer situação que enfrentarem na empresa não estarão sozinhos. Essa segurança ajuda a criar um clima mais saudável dentro do negócio de forma constante.
3- Maior produtividade dos colaboradores
Tendo seus problemas ouvidos e direcionados, os colaboradores conseguem trabalhar mais satisfeitos, focados nos seus objetivos e atividades, aumentando, assim, sua produtividade.
4- Maior engajamento dos colaboradores
Dentro de um ambiente com um canal específico para defender seus direitos, os colaboradores se sentem mais seguros, o que aproxima seus laços com o do negócio. Profissionais mais engajados também são mais produtivos e ajudam a criar um clima mais agradável dentro do escritório.
E na sua empresa? Existe uma ouvidoria interna? Compartilhe com a gente quais outros benefícios você enxerga nessa prática.