Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

Os 10 benefícios de utilizar o OKR são evidentes dada a lista de empresas que utilizam essa metodologia, como: Adobe, Google, Amazon, Twitter e Netflix.

No entanto, se você está começando, pode ficar se perguntando: O que torna os OKRs tão benéficos? Por que devo começar a usar OKRs?

Só para ilustrar, imagine uma equipe com 10 remadores. Cinco desses remadores não sabem para onde estão remando; os outros cinco não conseguem sincronizar a velocidade dos seus remos; e cada um tem seu próprio ritmo em cadências diferentes. Qual será o resultado?

Remando em círculos

Obviamente, essa equipe de remadores não chegará ao seu objetivo de forma rápida, desperdiçando muito trabalho e energia no processo, ou seja, é o famoso nadar contra a maré.

Similarmente, você ficaria surpreso com quantas empresas gerenciadas por profissionais atenciosos e talentosos estão fazendo exatamente isso! Parece que todo mundo está trabalhando cada vez mais, mas nada está sendo feito.

Se você ainda está pensando em adotar o OKR, este post é para você. 

Mas, o que é OKR? Um OKR consiste em um Objetivo, que indica aonde ir, e vários Resultados-Chave, que são os indicadores que mostram como chegar ao seu Objetivo.

 

10 benefícios de utilizar o OKR

Sim, o Google e várias outras empresas usam OKRs para gerenciar as metas da empresa. Mas você sabe por que eles usam essa metodologia? 

Se o Jim quer que o Michael Scott use OKRs na Dunder-Mifflin, ele não pode simplesmente dizer: “a equipe do Google usa, então nós também devemos usar”.

noding

É preciso ter alguns bons motivos pelos quais os OKRs são uma parte vital da cultura do Google, certo? Aqui está nossa lista filtrada com 10 principais benefícios:

 

1. Foco

Primeiramente, vamos falar do foco porque quando você define os OKRs, o número deles é limitado. Sua empresa pode ter mais de um objetivo, mas o ideal é que quanto menos tiver, melhor. Nesse sentido, cada objetivo deve caber em uma linha, nada de textão aqui hein. 

Quanto aos principais resultados, você não deve ter mais do que cinco por objetivo. Devido a essa necessidade de limitar o número de coisas nas quais se concentrar, os OKRs realmente forçam a tomada de decisão antecipada. 

Dessa forma, quando for definir o ORK na sua empresa se pergunte: O que é mais importante para os próximos três (ou seis ou doze) meses?

Essa consulta com limite de tempo diferencia os OKRs de outros sistemas de definição de metas porque isso mantém todos remando na mesma direção, em direção ao seu objetivo, que é sua única prioridade e onde deve permanecer o foco.

Leia também: O que são OKRs?

 

2. Alinhamento estratégico

Provavelmente você já ouviu falar da história sobre um zelador que estava limpando o chão de um prédio da NASA quando um consultor se aproximou dele e perguntou ‘Qual é a sua função aqui, senhor?’ Ao que o zelador respondeu: ‘Estou ajudando a manter o chão limpo para que possamos colocar um homem na lua.’

Do mesmo modo, ter um OKR ajuda os gerentes e colaboradores a alinharem todos os seus esforços, garantindo que todos na empresa estejam remando na mesma direção. Certamente isso inspira as equipes a se ajudarem porque podem ver como seu trabalho está relacionado com o todo.

 

3. Compromisso

O compromisso é o terceiro dos 10 benefícios de utilizar o OKR porque como a empresa está focada e todos os colaboradores estão alinhados, faz sentido que todos estejam comprometidos em atingir o objetivo. 

No entanto, para que todos consigam estar comprometidos, é necessário que a equipe compartilhe o que cada um está fazendo para contribuir na conclusão do OKR, tudo feito de forma transparente. Isso deve ser feito nas reuniões de check-in e acompanhado por meio de uma planilha ou de um software de OKR todos os meses. 

 

4. Permite o acompanhamento contínuo

Ter um OKR definido ajuda a alcançar os objetivos mais rápido, pois existe um acompanhamento desde a produção do OKR até o resultado.

Embora esse acompanhamento não precise ser diário, check-ins regulares são essenciais para evitar falhas que tirem o objetivo dos trilhos.

Assim sendo, sempre que for acompanhar o progresso do seu OKR, faça essas duas perguntas: Sua empresa está no caminho certo para atingir esse objetivo ou não? Quais são os dados que comprovam isso?

 

5. Flexibilidade

Ao contrário dos planejamentos tradicionais, os OKRs são fundados em ciclos de metas mais curtos, que permitem que as equipes se ajustem e se adaptem às mudanças. Ciclos regulares e curtos reduzem o tempo de planejamento, e ninguém vai precisar fazer apostas sobre o que acontecerá em 1 a 6 anos.

 

6. É rápido de criar e fácil de usar

Os OKRs são simples e fáceis de entender para todos dentro da empresa. Os funcionários sabem o que precisa ser feito e todos estão focados no mesmo objetivo. 

Muitas empresas levam semanas tentando desenvolver uma meta gigantesca, em vez de realmente atingir essa meta. Com os OKRs é diferente, pois você só precisa identificar um objetivo, seus principais resultados e as iniciativas que você tomará para alcançá-los.

Tudo isso pode ser feito em um dia ou em algumas horas! 

 

7. É uma abordagem bidirecional

Na maioria das empresas, o estabelecimento de metas é em cascata, ou seja, os gerentes decidem quais são os objetivos e todos os outros devem segui-los. 

Com o OKR isso não acontece. Em vez de uma abordagem em cascata, o processo é bidirecional. Mas, o que isso significa?

O processo de configuração do OKR inclui todos na empresa — não é apenas uma abordagem de cima para baixo! Aqui, os gerentes e todos os demais colaboradores definem metas motivacionais , seus objetivos e resultados-chave juntos. 

 

8. Acelera o desempenho dos colaboradores

Cada funcionário pode fazer uma grande diferença no sucesso de uma empresa. É por isso que monitorar o desempenho dos funcionários é crucial

A maioria das empresas usa indicadores financeiros para determinar o crescimento e o sucesso. No entanto, os indicadores financeiros não são suficientes. É aqui que entra o OKR. 

Os resultados-chave quantificáveis ​​servem como métricas excelentes para julgar o progresso no sentido de alcançar os objetivos principais de uma empresa.

Esses resultados-chave são direcionados com um prazo específico e etapas mensuráveis, indicando claramente o desempenho do funcionário a quem essas tarefas foram atribuídas.

 

9. Ajuda o gestor cumprir seu papel

Um dos papéis do gestor é organizar e conduzir os funcionários à visão da empresa. Por isso, essa metodologia permite que você trabalhe com eficácia os colaboradores e consiga acompanhar o seu progresso. 

A metodologia OKR ajuda você a se tornar um grande gestor e permite que você esteja mais próximo de seus funcionários, o que é muito bom para sua empresa.

 

10. Permite inovação

Quando um funcionário trabalha em um bom ambiente e os gestores da empresa confiam nele, permitindo que estabeleçam seus objetivos individuais e de sua equipe em colaboração com os demais integrantes, a inovação é promovida. Além disso, faz com que os colaboradores se sintam importantes para a empresa.

Remando na mesma direção

 

Outros benefícios de utilizar o OKR na sua empresa:

  • Visão, missão e estratégia da empresa serão transmitidas em etapas de curto prazo e, portanto, alcançáveis;
  • Uma compreensão do quadro geral é dada a cada colaborador;
  • Aumento da clareza e compreensão nas tarefas do dia a dia;
  • Motivação através da participação e sensação de pertencimento;
  • 100% de transparência leva a uma melhor comunicação (todos conhecem as tarefas de todos e cada um pode entender seus objetivos);
  • Acompanhamento do sucesso de forma contínua;
  • Instruções claras.

KIT OKR

 

Conclusão: 10 benefícios de utilizar o OKR que aumentam a felicidade nas empresas

Ter as metas da empresa alinhadas com todo mundo impulsiona o desempenho e, ao mesmo tempo, aumenta a felicidade no trabalho.

Levando em consideração todos os benefícios do OKR que nós citamos, parece que essa metodologia é boa demais para ser verdade. Com certeza, vale a pena tentar estabelecer as metas dessa forma.

Muito provavelmente seus colegas e colaboradores vão se apaixonar pela abordagem. Confira este artigo: Como começar com OKRs.

Você tem algum outro benefício de usar um OKR que a gente não mencionou? Manda para a gente aqui embaixo nos comentários! ?

 

Larissa Gracietti

Larissa Gracietti

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Outros conteúdos que você pode gostar

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!