Tecnologia no RH: o impacto da inovação na gestão de pessoas

Tecnologia no RH: o impacto da inovação na gestão de pessoas

As empresas que identificaram o impacto do chamado turnover descobriram que a prática causa um prejuízo financeiro gigantesco. Para entender quais fatores levam à saída dos colaboradores e, assim, buscar alternativas para reduzir o alto índice de rotatividade, cada vez mais empresas estão buscando incorporar a tecnologia no RH. 💸

 

Você sabe qual é o custo da rotatividade para o seu negócio? 💰

 

Segundo a Robert Half, no Brasil cerca de 46% saem da empresa pela má administração da companhia, 37% pela falta de processo de integração adequado, 27% pela incompatibilidade com a cultura corporativa, 51% pela rotina de trabalho diferente da anunciada na entrevista e 31% por outra oferta de emprego. De acordo com a The Vaya Group, cerca de 71% dos jovens, nos próximos dois anos, planejam deixar a empresa para a qual trabalham hoje, pois estão descontentes com o modo como são preparados para posições de liderança.

 

Embora o acompanhamento da rotatividade de colaboradores seja apenas uma das atividades de rotina na gestão de pessoas, ela tem um papel determinante no sucesso do negócio. Isso porque a frequência de entrada e saída de colaboradores é um indicador da saúde da empresa, se o índice está alto, há algo errado que precisa ser melhorado. Esse acompanhamento precisa ser contínuo, caso contrário, pode levar seu negócio ao fundo do poço, ou até te obrigar a tomar atitudes mais radicais, em tom de emergência, prejudicando todo o clima organizacional. 😪

 

O impacto negativo da rotatividade não é apenas financeiro já que é preciso considerar todos os custos envolvidos na demissão, recrutamento e tempo para seleção, treinamento dos novos colaboradores, entre outras questões. Quando esse indicador está elevado, é um sinal que a qualidade do ambiente de trabalho pode estar prejudicada e isso reflete em toda a empresa.

 

Por isso, medir e acompanhar o tempo médio de permanência do colaborador na empresa é tão importante. Dessa forma, é possível entender os motivos que levam ao desligamento dos colaboradores e criar ações para solucioná-los com intuito de melhorar os resultados da empresa como um todo. 🎯

 

Para realizar essa atividade com agilidade e eficiência é preciso alinhar as novas tecnologias e ferramentas de gestão no RH. Somente assim, é possível avaliar com transparência e de forma automatizada e contínua como está o clima organizacional, bem como mensurar o nível de satisfação dos colaboradores.

Vantagens de adotar a tecnologia no RH 🔝

A adoção da tecnologia no RH tem transformado para melhor os processos internos das organizações. Com o auxílio de uma plataforma de engajamento de colaboradores, o departamento de gestão de pessoas passa a ter um papel estratégico para o negócio, tanto no recrutamento e seleção de profissionais, como também na retenção de talentos.

 

Para as empresas mais inovadoras do mundo, o primeiro fator na criação de uma cultura de inovação em um negócio é contratar pessoas talentosas. Portanto, para inovar é preciso mais do que apenas investir em tecnologia. É necessário desenvolver uma política de valorização do time, que tenha como premissa o cuidado com as pessoas e o ambiente para que a inovação faça parte da cultura do negócio e seja vista e sentida por todos.  

 

Entenda o impacto positivo da inovação na gestão de pessoas e como a tecnologia pode ser uma aliada das empresas na criação de um ambiente mais competitivo para o negócio e mais produtivo para os colaboradores.

 

Crie um ambiente de trabalho saudável 👍

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia revelou que um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Com apoio da tecnologia no RH é possível monitorar a felicidade dos colaboradores, identificando o nível de satisfação geral, individual e por setores. Assim, a empresa consegue identificar os fatores que impactam diretamente no clima organizacional para proporcionar um ambiente agradável e garantir colaboradores satisfeitos.

Celebre as pequenas conquistas 🎉

Mantenha o colaborador motivado, estabelecendo recompensas e incentivos para aqueles que tiveram melhor desempenho. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é entendendo, através de uma pesquisa, o que os colaboradores enxergam como algo valioso. Afinal, com a chegada da nova geração de profissionais no mercado de trabalho, estimular a capacitação profissional e oferecer um plano de carreira pode ser mais interessante do que benefícios financeiros.

Fortaleça a cultura de feedback 💬

A cultura de feedback, no Brasil, ainda precisa amadurecer. As empresas precisam ouvir o que cada colaborador tem a dizer para conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente. Essa prática também ajuda a fortalecer o relacionamento e incentivar o desenvolvimento profissional. Por isso é tão importante criar uma cultura de feedback constante, isso faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa, como consequência, trabalham melhor e são mais felizes.

Estabeleça metas e objetivos claros 🚀

Determine as métricas e indicadores que devem ser medidos e acompanhados para que a empresa possa alcançar as metas e objetivos estabelecidos a longo prazo. Alinhe os objetivos e resultados-chave da sua empresa com os colaboradores, quando as pessoas são conduzidas por um propósito claro e uma meta alcançável, elas têm um motivo para estar comprometidas em trabalhar para o sucesso do negócio. Com a tecnologia torna-se muito mais simples adotar modelos de processos ágeis para acelerar a evolução da empresa, potencializando o que tem de bom e ajustando o que precisa ser melhorado.

 

Gostou de conhecer todas as vantagens que a tecnologia pode proporcionar ao RH? Solicite uma demonstração da Feedzaumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos! 

Fotos: Pixabay
Gifs: Giphy

Deixe uma resposta

*