O que é people analytics e porque implantar na sua empresa?

O que é people analytics e porque implantar na sua empresa?

o que é people analytics

Você já percebeu o quanto a tecnologia mudou as nossas vidas? São mudanças que influenciam tanto a nossa rotina pessoal, como o cotidiano das empresas em todo o mundo. A grande dificuldade no meio corporativo é compreender o impacto das novas tecnologias e metodologias no ambiente de trabalho e na cultura organizacional. Por isso, entender o que é people analytics é fundamental. 

Mas, se você ainda não está tão familiarizado com o assunto, fique tranquilo. Neste post vamos explicar o que é people analytics e porque este conceito vem ganhando cada vez mais importância no mundo dos negócios. 

Afinal, o que é people analytics? 

People analytics ou em português análise de pessoas consiste na coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores para uma gestão estratégica de pessoas e equipes por meio do uso de recursos tecnológicos.

O crescente interesse por softwares específicos em gestão de pessoas se deve ao fato desse tipo de ferramenta auxiliar a identificar padrões e comportamentos dos colaboradores, permitindo entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no trabalho.

O modelo tradicional de avaliação de funcionários já está sendo abandonado por diversas das maiores empresas do mundo. A agilidade na gestão de desempenho passa a ser prioridade para 79% dos executivos globais como aponta uma pesquisa publicada em 2017 pela Deloitte.

 O que vem por aí? 

Com a chegada da nova geração ao mercado de trabalho, a gestão ágil se torna ainda mais urgente e necessária. Na visão de consultores e analistas de mercado a rotatividade no emprego é maior entre os jovens.

A chamada Geração Y espera resultados rápidos, além de retorno financeiro e crescimento profissional. Caso sua expectativa não seja correspondida na velocidade que almeja, rapidamente este profissional busca outro emprego.  

As organizações dispostas a modernizar a gestão de RH e que reconhecem os colaboradores como um ativo valioso se inspiram em empresas inovadoras, como Google, Netflix e Spotify. Essas empresas se diferenciam por investirem em métodos mais ágeis de gestão que oportunizam a inovação e rápida adaptação.

Além disso, também usam ferramentas de gestão de performance para automatizar processos internos. Os dados coletados servem como apoio para nortear a tomada de decisões. Com isso, as organizações “erram rápido” e tão logo percebem a necessidade, implantam mudanças de curto prazo, que costuma ser altamente benéficas.  

Como modernizar a gestão de pessoas na sua empresa? 

Uma das respostas para este questionamento é justamente o people analytics. Mas, para ajudar você a entender melhor, vamos recorrer ao que diz o CEO da Humanyze Ben Waber. Ele define o que é people analytics e explica o seu uso:

“Quando usamos dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, estamos usando People Analytics.”

Viu como é simples? Mas, o que atualmente se percebe na realidades das empresas são profissionais cada vez mais insatisfeitos, alta rotatividade e absenteísmo. Essas são algumas das principais razões pelas quais o people analytics tem se tornado a grande tendência no setor de RH.

Com o apoio de dados e ferramentas que possibilitam sua análise, o departamento de Recursos Humanos ganha o papel ainda mais estratégico na atração, retenção e na administração de pessoas. Além disso, passa a fornecer informações e insights para que gestores consigam avaliar desde o sentimento de seus funcionários até a performance das equipes.

Como implantar People analytics na sua empresa? 

Escolha uma ferramenta 

Investir em uma ferramenta que permite a coleta e análise de dados dos funcionários é fundamental. A tecnologia também tende a ajudar no engajamento da equipe. Por isso, escolher uma ferramenta é imprescindível para implantar o people analytics na sua empresa.

Envolva a equipe 

Envolver os colaboradores é outro fator determinante para o sucesso na implantação de um sistema para gestão de pessoas. Mas, também é importante que os gestores estejam abertos a ouvir feedbacks. Além disso, sempre que necessário promova o aprimoramento dos processos internos e motive a equipe no uso da solução escolhida.     

Defina objetivos 

Faça um levantamento dos principais problemas da empresa como: taxa de turnover, índice de produtividade, engajamento ou até mesmo o humor (afinal, ele interfere diretamente no clima da organização). Com auxílio de um software de gestão de pessoas, comece a coletar dados para melhorar a performance da equipe e alcançar seus objetivos.

Acompanhe as métricas e indicadores 

Faça periodicamente a avaliação dos dados coletados e estabeleça novos objetivos e estratégias. A tecnologia lhe fornecerá insights valiosos, que ajudarão muito na tomada de decisão e, por consequência, a alcançar os objetivos traçados.

Promova ações efetivas 

Depois de analisar os dados é hora de colocar a mão na massa. A partir das informações capturadas você deve promover melhorias efetivas. É primordial agir rapidamente na correção de falhas dos processos. Portanto se você identificou uma alta taxa de turnover ou um baixo índice de produtividade em determinado setor, planeje ações para reverter estes resultados negativos.

Agora que você já sabe o que é people analytics a pergunta é se a sua empresa está preparada para revolucionar a gestão de RH? 

Assine nossa news e continue acompanhando as publicações aqui do blog. Aqui você fica por dentro das principais tendências e novidades de RH. 

Fotos: Pexels
Gifs: Giphy

Deixe uma resposta

*