3 vantagens do people analytics na gestão de pessoas

3 vantagens do people analytics na gestão de pessoas

Enquanto o departamento de RH de empresas bem sucedidas acredita que reter talentos é vital para o sucesso dos negócios e tem adotado o people analytics na gestão de pessoas para auxiliar nesta complexa tarefa, outra parcela das organizações ainda empenha recursos e esforços em atividades administrativas e operacionais pouco efetivas.

A diferença está na gestão, com base no cruzamento de dados e análises sobre o comportamento dos colaboradores. Tendência que começa a ganhar cada vez mais importância no ambiente corporativo. Empresas como Xerox, AT&T, Goldman Sachs e Bank of America, além do pioneiro Google, atribuem a melhoria dos processos de trabalho ao uso do people analytics na gestão de pessoas.  

 

A pergunta que não quer calar é: Faz sentido investir em qualificação dos funcionários, com cursos, palestras e treinamentos, se eles estão desengajados? 🤔

 

Primeiro engaja, depois qualifica. Para engajar as pessoas é preciso compreendê-las e aí que entra a inteligência dos dados comportamentais e a análise para tomadas de decisões. 🤝

A metodologia people analytics consiste na coleta, organização e análises de dados de forma estratégica, transformando informações gerenciais em insights valiosos que norteiam a tomada de decisão dos gestores. Existem inúmeras vantagens que a implantação deste tipo de ferramenta proporciona ao setor. Entre elas, podemos citar: mais agilidade e eficiência nos processos de RH, como contratações, feedbacks, desligamentos, promoções, políticas internas, clima organizacional, comunicação interna, benefícios, entre outros. Além de economia de tempo e redução de custos, que impactam diretamente no orçamento.

Para o professor da San Francisco State University e especialista em gestão de recursos humanos, John Sullivan, a experiência do Google mostra que o people analytics na gestão de pessoas possibilita definir as características das melhores lideranças e o melhor papel dos gestores. A seguir, você confere as principais vantagens do people analytics na gestão de pessoas e o impacto das novas tecnologias na área.

Vantagens de adotar o people analytics na gestão de pessoas 🤟

As novas tecnologias têm impactado de forma definitiva o setor de RH, com o apoio de uma ferramenta de people analytics as empresas conseguem entender melhor seus colaboradores, identificar oportunidades e resolver problemas de forma simplificada e em tempo real. Entenda as vantagens de utilizar recursos tecnológicos inovadores para aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas.

 

1- Promova uma melhoria CONTÍNUA na performance 🎯

A forma como fomos ensinados a gerenciar é perfeito em um mundo que não existe mais. Vivemos uma era diferente, em que o trabalho estável e apenas o “ter reconhecimento” foram substituídos por vários outros anseios e talvez o maior deles seja o PROPÓSITO.

 

As pessoas não pedem demissão apenas por dinheiro, né? Elas largam a empresa e os gestores. Ouvimos muitos comentários do tipo: “A comunicação é falha”, “Não me dão valor no trabalho”, “Somos tratados como número”, “Falta orientação”, “Não sei onde devo melhorar”. A situação é grave! Cerca de 72% das pessoas estão infelizes nas empresas e o custo de desengajamento já ultrapassa os US$ 550bi, apenas nos EUA.

 

O fato é que avaliação anual de desempenho, pesquisas de clima enormes e feedbacks desestruturados em ciclos não funcionam mais em um mundo em que o jovem troca de emprego, em média, 3x ao ano, segundo a Forbes. É um processo extremamente quebrado!

 

Então como realizar uma gestão moderna, com acompanhamento contínuo e apoiada a dados? 📊

 

Plataformas de people analytics permitem empoderar os diretores e gestores, de maneira a identificar com mais precisão as medidas que devem ser adotadas pelas lideranças para melhorar os resultados e, também, na identificação e retenção de talentos.

 

Na Feedz, a análise de desempenho dos colaboradores é feita por meio do acompanhamento inspiracional dos OKRs metas e objetivos da empresa que podem ser analisados através de relatórios e gráficos em tempo real.

 

2- Mantenha os colaboradores felizes e produtivos 😀👊

Criar um ambiente de trabalho feliz e saudável para os funcionários é altamente benéfico para as empresas. Isso porque é comprovado que colaboradores satisfeitos e engajados são altamente produtivos. Além disso, pessoas motivadas faltam menos ao trabalho e permanecem por mais tempo na empresa.

 

A Feedz dispõe de funcionalidades que permite monitorar a felicidade dos colaboradores através do termômetro de humor e medir seu nível de satisfação e de engajamento do profissional por meio de feedbacks contínuos e comunicação interna eficiente. Assim como, auxilia no controle de turnover ao possibilitar a identificação de padrões que levam ao desligamento de funcionários.

 

3- Torne a gestão de pessoas mais humana 💙💚💛🧡💜

Ao adotar a tecnologia para promover uma gestão de pessoas otimizada e centralizada, com foco no engajamento, as empresas podem dedicar cada vez mais atenção e recursos à formação e desenvolvimento de suas equipes. A iniciativa também viabiliza a humanização das relações de trabalho e permite que as empresas avaliem o reflexo desta prática no desempenho das pessoas e na identificação de potencialidades que são benéficas para o sucesso do negócio.

 

As vantagens da aplicação do people analytics na gestão de pessoas mostram como o uso de dados para apoiar as decisões do RH pode ajudar a aprimorar os resultados das empresas e torná-las mais engajadas. ✅🚀

 

Experimente a plataforma Feedz e comprove as vantagens de adotar uma ferramenta de people analytics na gestão de pessoas da sua empresa. Lembre-se que empresas são pessoas, então o engajamento de colaboradores, deve ser sempre uma prioridade. Só se engaja quando se compreende.

 

Gostou de conhecer todas vantagens do people analytics na gestão de pessoas? Agende uma demonstração da Feedz, aumente o engajamento, melhore a comunicação interna e retenha talentos! 

Fotos: Pixabay
Gifs: Giphy

Deixe uma resposta

*